TCC - Licenciatura em História (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item O uso das TDICs em tempos de pandemia: docência em História na rede estadual de Pernambuco (março a setembro de 2020)(2020) Silva, Elisabeth Rosa da; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/5098258372752717O objetivo deste trabalho é analisar as tecnologias digitais da comunicação e informação (TDCIs) utilizadas pelo professor da disciplina de História do ensino médio de uma escola pública da rede estadual Pernambuco no período 23 de março a 25 de setembro de 2020, bem como apontar as principais ferramentas utilizadas nas metodologias ativas aplicadas nos processos de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada para a realização da monografia foi a pesquisa bibliográfica com base em revisão de literatura sobre as TDCIs e sua utilização no ensino/aprendizagem, além de um levantamento bibliográfico seletivo sobre a importância do profissional docente em inserir em seu planejamento pedagógico as metodologias ativas e atribuir-lhes valor didático. Para a realização da pesquisa a abordagem foi qualitativa/quantitativa, levantamento com coleta de dados pelo questionário aplicado através do Google formulários e da análise dos planos de ensino utilizados pelo docente durante o período em questão. E por fim, a análise interpretativa dos dados, a partir da discussão com as fontes e referências bibliográficas. O trabalho em questão apontou as dificuldades enfrentadas pelo docente em relação as funcionalidades dos instrumentos tecnológicos, limitando o fazer pedagógico e o acesso precário a internet pelos alunos, impedindo a aprendizagem efetiva dos conteúdos.Item História da alimentação no livro didático de história: Análise dessa relação em quatro coleções didáticas dos anos finais do ensino fundamental aprovadas na edição 2017 do PNLD(2021-03-31T03:00:00Z) Alves, Ana Francisca de Lima; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/4878403689314092Neste trabalho foi realizada a análise de quatro coleções de Livros Didáticos da disciplina de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6o ao 9o Ano), aprovadas na edição 2017 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), solicitadas e utilizadas pelos professores das escolas públicas do Brasil durante o triênio 2017/2018/2019. O estudo consistiu em verificar como os alimentos foram representados nas narrativas presentes nas obras didáticas selecionadas e minuciosamente analisadas. Que se referem às seguintes coleções de História: (i) “História, Sociedade & Cidadania” do autor Alfredo Boulos Júnior; (ii) “Projeto Araribá – História” da autora Maria Raquel Apolinário; (iii) “Vontade de Saber – História” dos autores Adriana Dias, Keila Grinberg e Marco Pellegrini; (iv) “Estudar História: Das origens do homem à era digital” de Patrícia Ramos Braick. Os volumes referentes aos três primeiros conjuntos de Livros Didáticos (total de doze volumes) foram disponibilizados de forma virtual pelo Memorial do PNLD da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Enquanto que os relativos ao último conjunto (total de quatro volumes) foram cedidos por uma escola municipal da cidade de Barreiros – Pernambuco, obtidos após solicitação. Esta pesquisa incorpora à História da Alimentação e se alinha aos estudos sobre História da Alimentação. Com relação aos objetivos, se efetuou Pesquisa Exploratória, os procedimentos metodológicos adotados envolveram Pesquisa Bibliográfica e Documental. Através da consulta de produções virtuais e físicas, assim como de abordagem Qualitativa e utilização de bibliografia, escolhas teóricas como Bittencourt (2008), Certeau (1996), Chervel (1990) e Ramos (2012). Ao término da verificação identificou-se que os alimentos são muito representados nas narrativas inseridas nas obras analisadas, em virtude de que todas as coleções apresentam informações acerca dos alimentos e/ou da alimentação. Em alguns momentos a representação sucede por meio de explanações bastante explicativas, contudo, na maior parte das vezes ocorre através de exposições rápidas e muito superficiais. Há a ligação dos alimentos com aspectos sociais, culturais, econômicos, religiosos e políticos, bem como existe um grande emprego de imagens relativas à História da Alimentação e de muitas atividades que têm como objetivo a fixação dos informes repassados nas seções dos volumes.Item Métodos ativos de aprendizagem em história: um estudo de caso sobre as turmas de 2º ano do ensino médio na rede pública de Feira Nova – PE (2019)(2021-08-03T03:00:00Z) Silva, Alvanir Ivaneide Alves da; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/1148619985538727
