TCC - Licenciatura em História (UAEADTec)

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    A implantação da lei de cotas n. 12.711 na UFRPE : ingresso, evasão e permanência de estudantes indígenas no Campus Dois Irmãos (2012-2023)
    (2024-08-08T03:00:00Z) Silva, Lidiane Fernandes da; Silva, Ayalla Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2807298214600577; http://lattes.cnpq.br/7894889546321004
    O presente estudo objetiva analisar a implantação e eficácia do sistema de cotas a partir da Lei nº 12.711/2012 na UFRPE, a partir dos dados sobre acesso, evasão e permanência de estudantes indígenas nos cursos presenciais de graduação do campus Dois Irmãos, no recorte temporal entre os anos de 2013 e 2023. O desenvolvimento da pesquisa está ancorado em editais, atas, planilha de dados, dentre outros documentos consultados junto às Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (PREG) e Gestão Estudantil e Inclusão (PROGESTI), também junto à Coordenadoria de Ações Afirmativas de Permanência (CAAP) e Coordenação de Planejamento e Gestão Acadêmica (CPGA); consultamos ainda outros documentos, como resoluções, portarias, normativas e relatórios institucionais. As reflexões foram referenciadas em autores como Edson Kayapó et al. (2020) e Gersem Baniwa (2011). Metodologicamente, a pesquisa foi amparada na coleta de materiais bibliográficos e documentos em repositórios on-line, na elaboração de quadros, gráficos e estatísticas, assim como nas análises qualitativa e quantitativa dos dados obtidos. Os resultados alcançados consistem na compreensão da trajetória dos direitos educacionais dos povos indígenas, identificando informações sobre o quantitativo de estudantes indígenas que ingressaram e evadiram no recorte temporal de 2013 a 2023 na Unidade sede da UFRPE, à luz da Lei nº 12.711. O trabalho também oferece algumas reflexões iniciais acerca das políticas de ações afirmativas destinadas à permanência de estudantes indígenas no âmbito da UFRPE.
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    Impulsionamento das linhas férreas em Pernambuco entre as décadas de 1950 a 1990
    (2024-08-08T03:00:00Z) Souza, Leonardo Queiroz de; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/4224144065649197
    As estradas de ferro fazem parte de uma estrutura, todo um conjunto de edificações que vai compor o complexo ferroviário, como: estação, armazém, depósitos e oficinas de locomotivas, casa do mestre, além de túneis, viadutos, pontes e outros. O presente trabalho é tem como objetivo através da pesquisa bibliográfica apresentar uma análise dos acontecimentos ocorridos com as ferrovias a nível de Brasil e principalmente a nível de Pernambuco, desde sua implantação até o declínio. A Great Western of Brazil Railway foi uma companhia inglesa, ou seja, de capital estrangeiro que realizou vários investimentos no transporte ferroviário do país para o impulsionamento econômico. Em Pernambuco, tendo funcionado como o principal meio de comunicação física para diversos lugares, tanto para os núcleos urbanos mais distantes quanto aos mais próximos dos centros irradiadores como Recife, impulsionando nos contextos econômico, social e cultural. A RFFSA foi criada em 16 de março de 1957 através da lei 3.115, onde teve a finalidade em dar comando nacional ao transporte ferroviário e consequentemente a estatização do setor ferroviário brasileiro. Todas as ferrovias estavam falidas e possuíam diversos problemas operacionais com grandes dívidas trabalhistas com seus institutos de previdência. A criação da Rede Ferroviária Federal foi a solução que restou para os problemas das ferrovias no Brasil. Muitos autores afirmam que as linhas férreas foram desativadas devido a tornar o país dependente de um modal rodoviário, dependente do petróleo, principalmente na época da ditadura militar, onde a abertura de novas fronteiras, principalmente as fronteiras agrícolas do agronegócio estavam a se expandir em diversas regiões do país. Já a partir de 1990 houve uma restruturação do modelo ferroviário, onde a partir da concessão das linhas férreas para a iniciativa privada houve um estímulo aos investimentos adequados com a “ferrovia mínima”, onde também o trem já tinha outras finalidades como o transporte de cargas como minério e combustíveis, entre outros.
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    Usos da história pública digital no combate à desinformação : Café história X Brasil paralelo
    (2024-08-09T03:00:00Z) Medeiros, Igor Ruann Nóbrega de; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/2586445949302089
    A manipulação de narrativas históricas com interesse político é algo atual não só no Brasil, como em todo o mundo. As ferramentas digitais tornaram-se fortes aliadas na divulgação dessas falsificações da história. Por isso, é importante elencar o que está sendo feito, no âmbito da História Pública Digital, para combater esse fenômeno contemporâneo e auxiliar a população no fortalecimento da consciência histórica. Para isso, este trabalho se pretende a analisar os conteúdos do site Café História, pioneiro em divulgação científica da história no Brasil, em contraponto ao conteúdo produzido pelo portal Brasil Paralelo, acusado de propagar revisionismos históricos com viés ideológico. Com isso, espera-se alcançar um compilado de estratégias de combate à desinformação relacionada a contextos históricos. A análise levanta as particularidades das fontes digitais, os cuidados metodológicos necessários para se trabalhar com elas e a importância da figura do historiador divulgador para fortalecer as narrativas históricas legitimas no ciberespaço.
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    A escrita sobre o idoso na sociedade capitalista brasileira: Análise do período de 1980-1985
    (2024-08-08T03:00:00Z) Silva, Andreza Jucelly Severina da; Santos, Marcos Alesandro Neves dos; http://lattes.cnpq.br/4612368966754625; http://lattes.cnpq.br/9960405414413419
    Tem-se como objetivo realizar um levantamento de produções acadêmicas sobre a temática idoso no Brasil no período de 1980-1985. Esse levantamento será relacionado às fontes de reportagens do jornal Diário de Pernambuco que retratam sobre a situação dos idosos frente ao debate internacional da primeira Assembleia Mundial do Envelhecimento ocorrido em Viena, sob a direção da Organização das Nações Unidas. O cruzamento das fontes da empresa com os autores que trabalham com a temática se destaca a partir da crítica ao modelo governamental de assistência ao trabalhador, e a forma como a sociedade organiza seus idosos. Temas como aposentadoria e Previdência Social, envelhecimento e afastamento social, caridade e abusos são descritos ao longo do tempo, sem distancia-se do problema do aumento demográfico desorganizado nas cidades, que depois corroborou em problemas urbanos e na crise da Previdência em um momento de redemocratização política brasileira (Momento de muitos cortes de investimentos sociais e de crise monetária internacional). Busca-se pensar o envelhecimento nos anos de 1980, não apenas a partir do diálogo geriátrico tradicional ou por dados quantitativos. A reflexão tradicional anterior ao nascimento da geriatria (Escrita que considera o envelhecimento apenas como decadência ou quase morte dos sujeitos, um pensamento quase próximo na concepção higiênica de Galeno para o idoso. E assim, destaca o envelhecimento apenas como uma fase da vida, e que não tem valor social). O idoso é percebido em seus aspectos sociais, econômicos, políticos e cognitivos, frente aos problemas urbanos e de assistência.
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    A política externa brasileira independente durante os governos de Jânio Quadros e João Goulart (1961-1964) : discursos e ações em busca da autonomia
    (2024-08-09T03:00:00Z) Silva, Alana Maria Ribeiro; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/6011686403488621
    A proposta de pesquisa visa analisar a política externa brasileira durante o período que corresponde ao governo de Jânio Quadros e João Goulart considerada por muitos especialistas na área como uma política externa independente, ou seja, que não era diretamente alinhada nem aos Estados Unidos e nem à antiga União das Repúblicas Soviéticas (URSS). O interesse por esse tema se deu em razão da realização de estudos anteriores que se debruçaram sobre a política externa brasileira em um plano do cenário atual. O recorte dado à presente pesquisa ocorre devido à peculiaridade desse momento em que o Brasil buscou ter mais autonomia no meio internacional e maior obtenção de barganhas com intuito de buscar desenvolver o país. O resultado esperado nessa pesquisa é que sejam revelados os caminhos e os desafios trilhados por esses governos para empreender uma política com caráter mais autônomo e universalista.
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    Os desafios das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de História
    (2024-04-01T03:00:00Z) Souza, Sévio Rocha dos Santos; Corrêa, Lucas Mariani;  http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/7667960158813762
    O presente trabalho tem como finalidade retratar os impactos das TDICs nas aulas de História, onde muitas vezes essas ferramentas proporcionam uma aula mais atraente, motivadora aos nossos estudantes. Vivemos em um mundo em que os estudantes estão sempre conectados, estando completamente inseridos no Universo Digital, o que facilita bastante a vida daqueles que buscam realizar pesquisas e aprimorar os seus conhecimentos. O objetivo desse trabalho é apresentar e intensificar de que forma a evolução digital contribui e vem contribuindo para um número maior de possiblidades no campo educacional. É nesse sentido, que se faz necessário uma análise sobre as contribuições das TDICs nas aulas de História. Ou seja, em vista do que foi apresentado, há uma previsão legal no Brasil sobre a importância da implementação e uso de tecnologias na Educação. Porém, nos cabe ainda compreender se na prática isso ocorre no ensino de História.
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    A ferrovia em Gravatá : história, memória e preservação de (1894-2000)
    (2024) Santos, Samuel da Silva; Corrêa, Lucas Mariani;  http://lattes.cnpq.br/1710180569222932;  http://lattes.cnpq.br/9494876317786573
    A história do trem sobre trilhos que passavam na cidade de Gravatá de 1894 até anos 2000 está nas memórias, experiências e vivências passadas por aqueles que já pegaram o trem passando pelas estações de cidades vizinhas de Gravatá situada no Agreste Pernambucano. Tanto as estações quanto os trilhos e o trem foram desenvolvidos e construídos pela a Companhia Britânica: The Great Western Railway Company, criada em 1835. Os trens partiam do Recife para chegar até em Salgueiro no sertão percorrendo entre as cidades: Vitória, Pombos, Gravatá, Bezerros, Caruaru e Salgueiro. Contudo, a estrutura das ferrovias foi desativada. Desse modo, o trem se foi, mas, as memórias e histórias dos cidadãos Gravataenses, não. Por este motivo, o intuito e o objetivo deste trabalho é lançar luz sobre as memórias e histórias vividas por estes cidadãos para que se possa preservar as suas memórias sobre a ferrovia como construtora de identidade e de história local. Dessa maneira, a construção deste trabalho se dará por meio da história oral utilizando como método o de entrevista como produtor de fontes orais dos entrevistados na cidade de Gravatá e também por fontes bibliográficas.
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    A festa de São João em Gravatá-PE : uma história de suas transformações entre os séculos XX e XXI
    (2021-08-16T03:00:00Z) Lima, Lucas Emmanuel Pereira de; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/3948418385600906
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    Destruição e fome na Alemanha após a segunda guerra mundial
    (2024-01-05T03:00:00Z) Eustáquio, José Wemersson; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/6561951756417490
    O assunto da Segunda Guerra Mundial, sem dúvida alguma é um dos temas que causa curiosidade em nossa sociedade contemporânea, o resultado disso são as vastas obras a retratar este recorte da história, porém no imediato momento da rendição em diante fica a desejar. O objetivo geral deste trabalho acadêmico é apresentar os acontecimentos dos pós Segunda Guerra Mundial na Alemanha na cronologia de tempo na data da rendição de 7 de maio de 1945, abordando até o ano de 1948; com objetivos específicos de descrever o cenário de destruição material; relatar como foi sentida a fome dos homens e mulheres estes sobreviventes, na busca por alimentos e analisar três sites com esses temas observando como foi colocado na internet. A justificativa deste trabalho acadêmico é devido ao “vazio” historiográfico. Nesta pesquisa acadêmica, recorremos da metodologia qualitativa bibliográfica, ampliado com o uso de outras fontes de pesquisa como três sites e dois documentários. Concluímos baseados na comprovação teórica, que a ideologia do (Reich de mil anos), teve a sua queda, desmoronando o Nazismo em 1945, este que foi um projeto político, que não teve sucesso final, a transcorrer em implicações negativas na vida social da população, que estava na Alemanha, que trouxe várias destruições materiais e a fome.
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    O ensino de História e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos anos finais do ensino fundamental : uma análise sobre os desafios e as possibilidades
    (2024-01-04T03:00:00Z) Pereira, Joabson Luiz; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/0126393687241277
    Este presente trabalho de conclusão de curso, tem como intenção inicial investigar a maneira como a academia buscou compreender os impactos das tecnologias no ensino do componente curricular de História, levando em consideração as mudanças e permanências perpetradas pelo período de ensino remoto, instaurado pelo contexto da pandemia de COVID-19, sendo esse o marco histórico/temporal. Para tanto, é preciso refletir, dentro de um objetivo geral, sobre formas de aprimoramento das práticas pedagógicas no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto das aulas de História nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de revisão bibliográfica publicada em teses e dissertações. Os textos selecionados ao longo da pesquisa são oriundos de meios acadêmicos reconhecidos pela comunidade científica, conforme já mencionado. Por isso, a pesquisa foi realizada diretamente em repositórios digitais de universidades ou em bibliotecas digitais que organizam a pesquisa nesses repositórios. Por exemplo, ao se utilizar o Repositório da UFPE, realizando a pesquisa o repositório apresenta por relevância e por ordem decrescente, teses e dissertações de outras áreas da educação envolvendo outros componentes curriculares. Os resultados provenientes dessa demanda foram satisfatórios, pois nota-se uma preocupação da academia, principalmente dos programas de pós-graduação e de mestrados profissionais. Porém, os autores não colocam toda a esperança de mudança e inovação nas ferramentas tecnológicas, mas sim, nas abordagens e metodologias que o professor irá utilizar junto aos discentes, na figura de mediador do conhecimento histórico. Outra questão vista como desafios a serem superados, ainda é a infraestrutura das escolas, conforma e pesquisa TIC Educação 2022 e a formação continuada dos professores, que sendo oferecida pela rede de ensino ou procurada pelo docente deve ir de encontro com a perspectiva de que o papel do professor de História é ainda mais urgente. Assim, há a necessidade da continuidade dos estudos interdisciplinares entre a Pedagogia e o Ensino de História, elementos que devem ser combinados desde o início da formação do professor deste componente curricular.