TCC - Licenciatura em História (UAEADTec)

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    O ensino de História e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos anos finais do ensino fundamental : uma análise sobre os desafios e as possibilidades
    (2024-01-04) Pereira, Joabson Luiz; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/0126393687241277
    Este presente trabalho de conclusão de curso, tem como intenção inicial investigar a maneira como a academia buscou compreender os impactos das tecnologias no ensino do componente curricular de História, levando em consideração as mudanças e permanências perpetradas pelo período de ensino remoto, instaurado pelo contexto da pandemia de COVID-19, sendo esse o marco histórico/temporal. Para tanto, é preciso refletir, dentro de um objetivo geral, sobre formas de aprimoramento das práticas pedagógicas no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto das aulas de História nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de revisão bibliográfica publicada em teses e dissertações. Os textos selecionados ao longo da pesquisa são oriundos de meios acadêmicos reconhecidos pela comunidade científica, conforme já mencionado. Por isso, a pesquisa foi realizada diretamente em repositórios digitais de universidades ou em bibliotecas digitais que organizam a pesquisa nesses repositórios. Por exemplo, ao se utilizar o Repositório da UFPE, realizando a pesquisa o repositório apresenta por relevância e por ordem decrescente, teses e dissertações de outras áreas da educação envolvendo outros componentes curriculares. Os resultados provenientes dessa demanda foram satisfatórios, pois nota-se uma preocupação da academia, principalmente dos programas de pós-graduação e de mestrados profissionais. Porém, os autores não colocam toda a esperança de mudança e inovação nas ferramentas tecnológicas, mas sim, nas abordagens e metodologias que o professor irá utilizar junto aos discentes, na figura de mediador do conhecimento histórico. Outra questão vista como desafios a serem superados, ainda é a infraestrutura das escolas, conforma e pesquisa TIC Educação 2022 e a formação continuada dos professores, que sendo oferecida pela rede de ensino ou procurada pelo docente deve ir de encontro com a perspectiva de que o papel do professor de História é ainda mais urgente. Assim, há a necessidade da continuidade dos estudos interdisciplinares entre a Pedagogia e o Ensino de História, elementos que devem ser combinados desde o início da formação do professor deste componente curricular.
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    O ensino de urgência: uma análise comparada dos impactos sociais da SARSCOV-2 e de acessibilidade às tecnologias digitais nas localidades Cacimbinha e Bonita de Fora, município São João do Tigre-PB
    (2024) Costa, Elenice Farias da; Silva, Ayalla Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2807298214600577; http://lattes.cnpq.br/2522073063050238
    A pandemia de SARCOV-2 causou impactos significativos sobre todas as camadas populacionais, com especial atenção aos impactos desta sobre o ambiente escolar. Sendo assim, sob a perspectiva da história do tempo presente, este trabalho investiga as implicações da rápida adoção das tecnologias digitais em duas escolas voltadas à educação básica localizadas em Cacimbinha e Bonita de Fora, no município paraibano São João do Tigre, como parte dos impactos impostos pela pandemia de SARSCOV-2 (2020-2022). O estudo está estruturado em dois capítulos e busca explorar a demanda tecnológica na educação básica, destacando o papel desempenhado pela gestão das escolas Pedro Bezerra Filho, distrito de Cacimbinha; Semeão Monteiro da Costa, sítio Bonita de Fora, zona rural do município supracitado. Busca discutir o uso das TDs no ambiente educacional de uma zona interiorana da Paraíba e as dificuldades e desafios enfrentados por gestores, docentes e discentes. Assim como investiga os impactos sociais e educacionais nas referidas escolas, considerando a percepção dos alunos sobre suas experiências e os desafios enfrentados em seus processos formativos no contexto pandêmico. Metodologicamente, o trabalho foi norteado pela abordagem qualitativa de dados quantitativos, estes, levantados por meio da realização de um questionário aplicado aos alunos de ambas as escolas abordadas neste estudo. Utilizou-se também a técnica da entrevista, sob a perspectiva metodológica da História Oral. Os resultados obtidos evidenciam similaridades nos desafios enfrentados por gestores, professores e alunos dos espaços educacionais sobre o período pesquisado. Tais resultados orientam no sentido de tentar contribuir às reflexões sobre acessibilidade digital no ambiente escolar da educação básica, com foco especial sobre o público escolar majoritariamente oriundo do contexto rural das localidades de Cacimbinha e Bonita de Fora, no semiárido da Paraíba.
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    Relutância à vacinação no Brasil: uma análise sobre revolta da vacina e a pandemia do Covid-19
    (2023-12-27) Gomes, Ailany Almeida; Nascimento, Greyce Falcão do; http://lattes.cnpq.br/8661001280090430
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a partir da história comparada as motivações que levaram os diferentes atores sociais em dois momentos da história do Brasil, a resistirem à vacinação. Tendo como base o estudo dos diferentes contextos: histórico, político, e social, tanto da Revolta da Vacina em 1904, quanto do Covid-19, a partir do ano de 2020. Esse estudo foi pautado em uma análise em torno de livros que tratam sobre questões a cerca da importância da vacinação, do contexto da revolta, como da recente república, da influência da mídia da época, e da contribuição de Oswaldo Cruz. Além disso, foram analisados artigos recentes que tratam sobre a Revolta da Vacina, e também da Covid-19, que no seu auge de contágio no Brasil, vivenciou à negativa da população em tomar à vacina, acreditando em fake news bastantes disseminadas na época, além da influência do negacionismo do próprio governo no auge da pandemia. De acordo com o estudo bibliográfico feito é possível evidenciar que a resistência à vacina nesses dois momentos foi desencandeada por uma série de fatores determinantes. A revolta contou com a desmotivação da população com a recente república, com as obras realizadas que buscavam modernizar o Rio de Janeiro ao mesmo tempo em que excluíam as classes mais pobres, aliado à questões políticas, vacinação à força e desinformação acerca da imunização. Já com a Covid-19 foi permeada por fake news sobre a vacina, pois o próprio líder do governo se negava a tomar à vacina e aconselhava seus eleitores a também não tomar, alimentando o medo e a descrença da população em torno da eficácia desta vacina. Ainda assim, a vacina mostrou-se importante e eficaz, como todas as outras que vem sendo desenvolvidas ao longo de décadas, possibilitando às futuras gerações imunidade contra uma série de doenças.