TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

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    As contribuições do GeoGebra na prática docente para o desenvolvimento de tarefas exploratórias de função afim
    (2022-06-07) Nascimento, Tatiane Gervásio do; Rodrigues, Cleide Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2951731416008876
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve o objetivo de investigar as potencialidades e os fatores limitantes dos recursos tecnológicos nas aprendizagens dos alunos de 1º ano do Ensino Médio por meio de tarefas exploratórias sobre função afim. Esta pesquisa foi realizada no contexto do Estágio Supervisionado Obrigatório IV, tendo como requisito para sua realização os critérios de observação e de regência no ambiente da escola, além dos critérios necessários à pesquisa. A fundamentação teórica desta pesquisa apoia-se na importância do estágio na formação inicial, nas potencialidades das TIC na prática docente, nas contribuições das tarefas exploratórias e na importância do estudo de funções, especialmente de função afim na formação matemática dos alunos. Foram participantes os 33 alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual, onde foram observadas de forma participativas dez aulas e ministradas duas aulas de regências. A metodologia constitui-se na abordagem qualitativa e interpretativa, onde foi aplicada uma tarefa exploratória com três questões sobre o conteúdo de função afim que também se utilizou o recurso tecnológico do GeoGebra. Na fase que antecipou a aula de regência disponibilizou-se algumas informações sobre o uso do GeoGebra para que os alunos se familiarizassem com o recurso. As análises foram desenvolvidas por meio da coleta de dados recolhida através das folhas respostas dos alunos e também da gravação de áudio. Os resultados indicam que os alunos além de participativos durante a aula compreendeu muitos dos conceitos associados à função afim especificamente o desenvolvimento do gráfico.
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    Relação de igualdade e a noção de equivalência: um estudo sobre a implementação de orquestrações instrumentais on-line em uma aula remota
    (2022-06-09) Almeida, Matheus Souza de; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/9512226706066185
    Nesta monografia, objetivamos analisar a implementação de orquestrações instrumentais online para o estudo das relações de igualdade em uma aula remota com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Tomamos como fundamentação teórico-metodológica as noções de Orquestração Instrumental e de Orquestração Instrumental On-line, levando em conta os três componentes: configuração didática, modo de execução e performance didática. A pesquisa ocorreu no cenário do Estágio Curricular Supervisionado, por meio de uma parceria entre o estagiário da disciplina de Matemática, o professor-supervisor e a professora-orientadora, em uma escola federal da rede pública. Foi elaborada uma composição de três orquestrações instrumentais online sequenciadas imediatas dos tipos: Orientação e explicação pelo professor, Demonstração técnica e Discussão entre atores. Na aula síncrona em que implementamos essas orquestrações, participou um grupo com 13 alunos de uma turma do 6º ano. Dentre os resultados obtidos, identificamos que, inicialmente, alguns alunos atribuíram uma perspectiva operacional à relação de igualdade. Em termos da modalidade de ensino remoto, destacamos as particularidades ocorridas em sala de aula síncrona, a exemplo: interações entre os sujeitos, por meio da videoconferência, e o uso de artefatos digitais (slides, vídeo, Explorador da Igualdade Básico etc.) para o estudo do tema; o que permitiu ampliar as discussões sobre a relação de igualdade em uma perspectiva relacional. Em suma, constatamos, nessa experiência na formação inicial docente, a importância de planejar sistematicamente o arranjo do ambiente de ensino para as aulas remotas.
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    Uma análise de um livro didático de matemática à luz do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK)
    (2019-12-20) Santos, Matheus Henrique Silva de Lima; Costa, Wagner Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7087770599703498; http://lattes.cnpq.br/7593592713599499
    Nos últimos anos tem se desenvolvido diversos materiais didáticos visando a melhoria do ensino de matemática dentre estes recursos, materiais como livros, apostilas e notas de aula ficaram mal visto nos olhos dos alunos, isto por carregarem uma linguagem matemática mais rebuscada. Neste contexto, a aparição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o ensino estão cada vez mais presentes no âmbito escolar, mas será que todas elas são bem aplicadas e no tempo certo? Estas tecnologias realmente ajudam como prometem? E quanto ao professor, ele está preparado para usar esse tipo de ferramenta? Baseado nestas questões, este trabalho apresenta conceitos presentes no Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), estudados por Koehler e Mishra ao acrescentar a tecnologia nos estudos sobre Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Shulman. Ainda também foram utilizados os fundamentos descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as competências que os alunos devem ter sobre geometria na educação básica. Após uma análise aprofundada destas duas fundamentações teóricas, foi realizada uma análise em um livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental (EF), afim de buscar as orientações presentes nele para o uso de tecnologias na sala de aula. No final, foram notadas referências diretas à BNCC e ao uso de tecnologias como o Geogebra, sites, links para vídeos com conteúdo educacional e sugestões em atividades dinâmicas que potencializam o aprendizado dos alunos nas salas de aula, além de contribuir para a manutenção e o melhoramento das metodologias dos professores da educação básica.