TCC - Licenciatura em Química (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/472

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da abordagem histórica das transformações da matéria no livro de ciências utilizado em turmas de 9º ano na cidade de Araçoiaba – PE em 2023
    (2023-09-12) Melo, Camila da Silva; Silva, João Roberto Ratis Tenório da; http://lattes.cnpq.br/2659442558566241
    Considerando a grande importância que os livros didáticos de ciências têm no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de ciências na educação básica, os estudos e pesquisas voltados para esse material vêm aumentando de forma bastante significativa. Considerando que o ensino de ciências não tem uma importância apenas pedagógica, mas também contribui para a formação de indivíduos críticos e capazes de atuar diretamente na sociedade. Uma interessante alternativa encontrada para essa proposta é o ensino de ciências por meio da história da ciência. Assim, a presente pesquisa buscou analisar a abordagem histórica e epistêmica do conteúdo de transformações da matéria no livro didático do 9º ano selecionado pela rede pública de ensino da cidade de Araçoiaba – PE. A pesquisa é qualitativa com perspectiva documental e os critérios da análise foram baseados nos critérios determinados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2020. Foi feita a identificação dos conteúdos no livro, seguida da análise e discussão dos critérios propostos na metodologia. Feita a análise foi possível observar que o livro não atende aos critérios estabelecidos nesta pesquisa, pois não faz uma abordagem contextualizada quanto a história da química, além de não envolver aspectos sociais, políticos, ambientais ou tecnológicos na apresentação do conteúdo.