TCC - Licenciatura em Química (Sede)

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    A química dos materiais de limpeza: uma proposta para a abordagem de conteúdos de química orgânica no ensino médio
    (2025-03-17) Santana, Rafael José Dutra de; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0309041821933557
    A pesquisa teve como objetivo analisar como uma sequência de ensino baseada na química dos materiais de limpeza pode contribuir para o ensino de química orgânica no ensino médio. Foi feito um estudo qualitativo com quatro docentes que trabalham em escolas particulares e públicas. Para isso, houve a elaboração de dois planos de aula que abordassem a química orgânica juntamente com a temática química da limpeza, para serem validados por esses professores. Foi elaborado um conjunto de 4 questões para a validação dos planos de aula e para 2 professores as perguntas foram respondidas na forma de uma entrevista estruturada e para os demaisas perguntas foram respondidas no formato de questionário. Durante o processo de análise, observamos que foram sugeridas adições valiosas por parte dos participantes da pesquisa para a melhoria dos planos elaborados pelo pesquisador. As respostas relacionadas à validação do plano de aula mostraram-se satisfatórias, uma vez que os conteúdos e as práticas não foram apenas mantidos, mas, de fato, aprimorados. As impressões sobre os professores revelam que as respostas variadas podem ser atribuídas às diferentes realidades escolares, que envolvem tanto instituições públicas quanto particulares, ou até mesmo a experiência de atuação em ambos os contextos. Essa diversidade de cenários impacta significativamente a abordagem didática adotada pelos docentes, refletindo nas escolhas que fazem sobre como a aula deve ser conduzida. O enfoque pode variar consideravelmente, dependendo das características do ambiente escolar, podendo ser mais voltado para um caráter teórico ou mais centrado na prática. As particularidades de cada tipo de instituição influenciam diretamente a forma como o ensino é planejado e executado, moldando as estratégias pedagógicas adotadas para atender às necessidades e realidades dos estudantes. Essa análise permitiu compreender como as reflexões dos docentes se articulam com a adaptação curricular e a inovação didática, reforçando a relação entre teoria, contexto e ação pedagógica.
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    O modelo de ensino híbrido rotação por estações no ensino de funções orgânicas: uma proposta didática para o ensino médio
    (2024-10-03) Barbosa, Lucas Matheus Ferraz; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/5299531115847633
    A aplicação de metodologias ativas, modelos de ensino híbrido e tecnologias digitais, considerando suas diferentes dimensões conceituais e objetivos, busca aumentar o engajamento e o interesse dos discentes, possibilitando um processo de aprendizagem mais atrativo e cativante, além de possibilitar a autonomia deles como protagonistas de sua própria formação pedagógica. Para atender ao objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa teórica a partir de duas etapas metodológicas: revisão da literatura sobre os aportes teóricos da pesquisa (etapa 1); e proposição da proposta didática (etapa 2). A presente proposta didática foi organizada com dois momentos: proposições de atividades para aulas sobre funções orgânicas (Momento 1), aplicação da Rotação por Estação (Momento 2). O momento 2 foi estruturado a partir de cinco estações, a saber: As cinco estações foram planejadas considerando, por exemplo, diferentes atividades, simulações computacionais, quizzes gamificados, construção de modelos moleculares com material acessível, recursos tecnológicos com softwares como Molview e PhET. Espera-se que a implementação da proposta didática elaborada possa contribuir de forma significativa para a superação das dificuldades tradicionais enfrentadas pelos estudantes, na compreensão de conteúdos abstratos e complexos relativos à Funções Orgânicas e com as discussões sobre Metodologias Ativas e Modelos de Ensino Híbrido no contexto de formação de professores na perspectiva de mudanças das práticas pedagógicas no ensino de Química.
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    Sequência didática sobre o estudo químico das drogas: uma abordagem contextualizada para o ensino de funções orgânicas
    (2024-03-07) Bomfin, Flávia Barros do; Simões Neto, José Euzébio; Silva, Leiliane Alves da; http://lattes.cnpq.br/7921207915607413; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/1968699659499222
    Essa pesquisa buscou propor uma sequência didática para dar subsídios teóricos e práticos para os educadores na abordagem da temática “Drogas” na sala de aula de Química. A disciplina de Química trabalhada nas escolas continua, por vezes, sendo organizada por meio de perspectivas pedagógicas tradicionais, com foco na ideia de transmissão-recepção e sem considerar que o processo de construção de conhecimento, pelo estudante. Ainda, temos um ensino focado apenas em aspectos conceituais, definições de lei e memorização de conteúdos isolados. Desta forma, pensando nos estudantes como seres sociais e com o propósito de utilizar a contextualização como ferramenta necessária para a transposição entre os saberes científicos e os saberes escolares, apresentamos uma proposta de Sequência Didática (SD) a partir de um tema gerador de caráter social, as drogas e a prevenção ao seu uso abusivo, associado à introdução das funções orgânicas. Frente ao uso crescente de drogas ilícitas pela juventude, a escola deve assumir um papel fundamental no trabalho de prevenção e de adequado encaminhamento dessa questão. Muitos educadores podem apresentar ansiedade sobre o que fazer em sala de aula quando o assunto são as drogas, decorrente da falta de preparação durante a sua formação inicial, ignorado na maioria dos cursos de licenciatura. Nesse sentindo, optamos por uma metodologia de abordagem descritiva, com a SD fundamentada, do ponto de vista epistemológico e pedagógico, a partir dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), que se caracteriza pela existência de três etapas importantes, a Problematização Inicial, a Organização do Conhecimento, e a Aplicação do Conhecimento. Como ponto de partida, apresentamos uma visão inicial da temática “Drogas” e posteriormente exemplificando e abordando aspectos específicos de determinadas drogas e das funções orgânicas presentes, a partir do reconhecimento do grupo funcional. O tema “Drogas” permitiu uma ampla exploração, possibilitando aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre Química e o desenvolvimento de competências que ajudam na formação de cidadãos críticos e reflexivos.
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    Os principais acontecimentos da química orgânica: uma revisão da literatura
    (2024-02-19) Souza, Thaysa Gabryelly Oliveira Santos de; Oliveira, Ronaldo Nascimento de; Guimarães, Bruna Martins; http://lattes.cnpq.br/8039374118267678; http://lattes.cnpq.br/9071551767043294; http://lattes.cnpq.br/2123178319020140
    A história da química orgânica é uma narrativa fascinante que se estende por séculos, marcada por descobertas cruciais, avanços teóricos e transformações fundamentais na compreensão da matéria orgânica. Para este trabalho, houve uma revisão da literatura por meio de livros, dissertações, teses e artigos para identificar, apresentar e compreender quais são os principais acontecimento da química orgânica. Pode-se afirmar que a química orgânica teve início no século XIX, por meio da síntese de Wöhler, que realizou síntese da ureia a partir de substância inorgânica. No século XIX, a compreensão sobre compostos aumentou bastante, dadas as contribuições de August Kekulé e Archibald Scott Couper. A teoria da valência, proposta por Kekulé, foi muito significativa já que sugeriu que os átomos de carbono podem formar ligações múltiplas e criar cadeias complexas. No século XX, ocorreram avanços notáveis na área de síntese orgânica e modelagem molecular. A descoberta dos compostos organometálicos, para além dos catalizadores permitiu que os químicos realizassem avanços na área de síntese, auxiliando no desenvolvimento de novos materiais e medicamento.
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    Avaliação de aplicativos de Química: uma investigação através do Modelo de Avaliação de Aplicativos Educacionais
    (2024-03-01) Oliveira, Vanessa Silva de; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872
    A presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação, cresceu significativamente ao longo dos anos. É possível perceber tal crescimento principalmente no uso frequente de smartphones e tablets em sala de aula, e na quantidade aplicativos (apps) para fins educacionais disponíveis nas plataformas digitais. Para o ensino e aprendizagem de Química, e especificamente a subárea da Química Orgânica, é perceptível as contribuições que auxiliam a compreensão dessa Ciência, a partir da visualização e interação proporcionadas pelos aplicativos disponíveis. Contudo, para um uso consciente e objetivo dessa ferramenta, é necessário que o docente saiba administrá-lo de maneira estruturada para alcançar resultados positivos no processo de aprendizagem dos estudantes. Desse modo, o presente trabalho tem a finalidade de desenvolver um novo modelo baseado em aspectos técnicos e pedagógicos, existentes em modelos de avaliação de Jogos Educacionais Digitais (JED) incorporando a Taxonomia de Bloom, além de analisar os aplicativos (Apps) de Química Orgânica disponíveis gratuitamente na plataforma da Google Play. Para isso, o percurso metodológico consistiu em 4 etapas: 1) Levantamento sobre os apps de Química Orgânica disponíveis na Google Play através do corpus latente; 2) Levantamento de modelos e instrumentos de avaliação de jogos digitais educacionais na plataforma do Google Acadêmico; 3) Elaboração de um modelo para avaliação de apps; 4) Análise dos apps de química encontrados no corpus latente, segundo o modelo para avaliação de apps proposto. Os resultados mostram que existe uma diversidade de apps de Química Orgânica, assim como de modelos de avaliações dos JED, contribuindo para a elaboração do Modelo de Avaliação de Aplicativos Educacionais (MAAE), composto de categorias e requisitos que compõe aspectos técnicos e pedagógicos encontrados e adaptados dos modelos dos JED analisados. Além disso, a partir do MAAE produzido, analisamos apps de Química Orgânica identificando características que podem ser usadas no Ensino de química, entre elas: características de quiz, bom funcionamento técnico, níveis de complexidade nos conteúdos, entre outros. Por fim, a pesquisa indica que o MAAE tem o potencial de auxiliar os docentes na escolha dos apps disponíveis nas lojas de aplicativos, tendo em vista o seu olhar focado em aspectos técnicos e pedagógicos que influenciam na aprendizagem do estudante, além de poder ser usado para a construção de novos aplicativos de várias áreas, além do ensino de Química.
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    Cálculos de química quântica para funções orgânicas
    (2022-10-05) Silva, Yuri Antonio Fortunato da; Bastos, Cristiano Costa; http://lattes.cnpq.br/6385190604693576; http://lattes.cnpq.br/9340189446066073
    A físico-química orgânica é uma área que pode contribuir para o desenvolvimento de novos compostos e o entendimento de reações e processos químicos a partir de cálculos de química quântica. Um dos conceitos tratados nessa área é a relação estrutura-atividade de grupo funcional, um átomo ou agrupamento de átomos conectados de forma específica em uma molécula, proporcionando reatividade e propriedades químicas e físicas específicas. Com base nisso, esse trabalho tem como objetivo geral a classificação de funções orgânicas por meio de propriedades intrínsecas de grupos funcionais com o aumento da estrutura carbônica. Com o auxílio de modelos moleculares computacionais foram obtidas propriedades para as seguintes funções orgânicas, na tentativa de classificá-los: alcanos; alcenos; alcinos; ácidos carboxílicos; aldeídos; cetonas; ésteres; aminas e amidas. Algumas das propriedades calculadas foram: Energia eletrônica total; Volume molar; Energia dos orbitais HOMO e LUMO; gap HOMO-LUMO; Energia cinética dos orbitais HOMO e LUMO; Energia de Ionização; Eletroafinidade e Eletronegatividade. As propriedades Energia de Ionização; Eletroafinidade e Eletronegatividade foram obtidas de modo indireto a partir de outras propriedades. Foi observado que algumas propriedades são mais satisfatórias na classificação de algumas funções orgânicas. Além disso, foi possível estabelecer relações matemáticas que mostram um padrão para diferentes funções orgânicas: alcanos, ácidos carboxílicos, ésteres, aldeídos, cetonas e amidas. Entretanto, para alcenos, alcinos e aminas notou-se um outro padrão de comportamento. Além disso, a classificação das funções orgânicas é mais adequada utilizando as energias dos orbitais HOMO e LUMO. Ademais, outras propriedades também são boas candidatas, como Energia eletrônica, Energia de Ionização, Eletroafinidade e Eletronegatividade. Por fim, os alcenos, alcinos e aminas tiveram um destaque maior devido a terem comportamentos singulares para muitas propriedades calculadas.
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    “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas
    (2021-07-16) Fontes, Felícia Lacerda de Oliveira; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/3085049999114161
    Este trabalho teve como objetivo analisar o jogo “Comprando Ésteres” quanto ao seu potencial para o ensino de funções orgânicas a partir da validação com pares realizada por professores de Química. Tomamos como partida uma proposta inicial de jogo, desenvolvida em uma disciplina do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizamos uma revisão inicial na estrutura e regras do jogo e, em seguida, realizamos aplicação, em formato remoto devido à pandemia da COVID-19, com nove professores de Química, em atividade ou em fase final da formação inicial. A intervenção proposta contou com um questionário de concepções prévias, aplicação do jogo via ferramenta Google Meet e questionário com os participantes após a realização da aplicação. Buscamos a validação do jogo a partir de critérios disponíveis na literatura, a saber: interação entre os jogadores, dimensão da aprendizagem, jogabilidade, aplicação, desafio, limitação espacial e temporal e criatividade. Por fim, realizamos algumas modificações na proposta, para atender aos critérios de validação que não foram contemplados na proposta aplicada. Concluímos que o jogo “Comprando Ésteres” a proposta possui potencial para aprendizagem efetiva sobre os ésteres, inclusive das propriedades e utilização cotidiana dos compostos pertencentes a esta função orgânica. Mediante análise dos dados percebemos que o jogo foi validado em todos os critérios elencados na metodologia e disponíveis na literatura científica sobre jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências.