TCC - Licenciatura em Química (Sede)
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Item Uma proposta de sequência didática com o tema cerveja para uma visão afrocentralizada no ensino de Química(2022-10-11) Soledade, Mikaella Pereira da; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/6888938635825571O presente trabalho consiste na proposição de uma sequência didática para discutir o conteúdo de carboidratos, relacionado à Química Orgânica escolar, a partir da temática cerveja, considerando aspectos de uma educação afrocentralizada, evidenciando a origem da bebida no Egito, local onde ela se popularizou e se tornou essencial para a civilização. A proposta foi construída em quatro momentos, a saber: questionário de concepções prévias, discussão sobre a produção de cerveja e sua influência na sociedade, a partir de um debate estilo júri simulado, discussão sobre a afro centralidade da origem e popularização da cerveja e um questionário final, para avaliação e possível validação da sequência didática. Acreditamos que a proposta tem potencial para discussão das temáticas pretendidas e, como perspectiva para futuro, pensamos em uma possível aplicação do material em sala de aula do 3º ano do Ensino Médio, além da reformulação de alguns momentos, sobretudo o último, questionário, visando ampliar os espaços de debate. Esperamos, com esse trabalho, contribuir para um ensino de Química mais contextualizado e que agregue questões pertinentes a nossa sociedade, relacionados ao racismo e apagamento dos saberes de origem Africana, como orienta a lei 10.639/2003.Item Síntese verde e assinalamento completo de novos oxadiazóis 2,3-enopiranosídeos(2021-12-22) Acioli, Bianca Micaela Macario Gonçalves; Freitas Filho, João Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9252404584350850; http://lattes.cnpq.br/7172195105463623Na química dos carboidratos, o O-glicosídeo 2,3-insaturado é uma molécula orgânica vital com aplicações biológicas variadas que podem ser aprimoradas utilizando outros grupos funcionais que se ligam por meio da ligação glicosídica. Neste trabalho foi desenvolvido o uso do grupo funcional 1,2,4-Oxadiazol como aglicona conectada ao grupo sacarídeo, tendo em vista que possui múltiplas aplicações, quer seja na química medicinal, na química de novos materiais ou também, na química agrícola. Descreve-se também a síntese e caracterização de diferentes arilamidoximas, precursoras do anel oxadiazólico; do 1,2,4-oxadiazol e do anel 2,3-enopiranosídeo, como reações sequenciadas. Derivando-se da síntese de arilamidoximas, os resultados foram obtidos em bons rendimentos (80-90%) quando comparado com resultados já descritos na literatura. Os seis exemplares do 3,5-Dissubstituído-1,2,4-oxadiazol foram sintetizados através da metodologia de aquecimento sem solvente e sem base, o qual se constitui num método inovador para obtenção dos 1,2,4-oxadiazóis, com rendimento variando entre 40-70%. Depois de sintetizado os 1,2,4-oxadiazóis, foram reagidos com o tri-o-Acetil-D-Glical em presença da Montimorillonita K-10, como catalisador, utilizando o micro-ondas focado sob diferentes condições de reações, com rendimento de 25-50%. As estruturas dos compostos obtidos foram esclarecidas através de técnicas espectroscópicas convencionais: Infravermelho e Ressonância Magnética Nuclear de 1H e 13C. Apesar da divergência entre os rendimentos obtidos, esse projeto demonstra a importância da adoção da síntese verde e eco consciente, visando à preservação do meio ambiente e a segurança dos colaboradores para a construção de uma química inclusiva e plural.
