TCC - Licenciatura em Química (Sede)

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    Análise de compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada em pressupostos freirianos para o ensino de termoquímica
    (2023-09-11) Souza, Nívea Galdino de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/2969100250409863
    Em pleno século XXI busca-se cada vez mais por uma educação mais inclusiva, emancipatória e relevante para os estudantes e suas comunidades. É com essa perspectiva que foram adotados neste estudo os pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva freiriana. As visões de Freire sobre a educação são inspiradoras, motivacionais e desafiadoras. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada em pressupostos freirianos para o ensino de Termoquímica, sendo este objetivo detalhado em três objetivos específicos: identificar concepções previas dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios; analisar evoluções nas compreensões dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios; e avaliar as percepções dos estudantes acerca da intervenção didática vivenciada por eles. Quanto aos aspectos metodológicos, este estudo foi qualitativo, desenvolvido em uma escola da rede privada localizada no município de Vitória de Santo Antão, contou com a participação de 37 estudantes e foi conduzido por meio de cinco etapas metodológicas a saber: estudo dos pressupostos da pedagogia freiriana (primeira etapa); elaboração da intervenção didática (segunda etapa); aplicação da intervenção didática (terceira etapa); organização dos dados (quarta etapa); análise dos dados (quinta etapa). Quando às concepções previas dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios, as análises evidenciaram concepções prévias equivocadas, incompletas e/ou coerentes do ponto de vista científico, como por exemplo, compreensões de reação química como misturas e compreensões que consideram que os incêndios não podem ocorrer espontaneamente. Em relação às evoluções nas compreensões dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios, as análises trazem evidências, por exemplo, de compreensões da ocorrência de incêndios devido a reação entre o oxigênio e o combustível para liberar energia em forma de calor e compreensões do conceito de calor como energia em movimento. Ou seja, esses resultados são evidências de que os estudantes evoluíram em suas compreensões sobre a ocorrência de incêndios e sobre o conceito de calor. E em relação à avaliação dos estudantes sobre a intervenção didática fundamentada nos pressupostos freirianos desenvolvida com eles, as evidências identificadas nas análises foram relativas à intervenção didática ter sido não cansativa, dinâmica, divertida, com potencial para que as coisas façam sentido, para a participação dos estudantes, para aprender Química a partir de situações reais.
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    O uso do jogo do tipo escape como ferramenta didática e suas contribuições na construção e avaliação do conhecimento químico no ensino médio
    (2023-09-22) Chagas, Emmanuel Gutemberg de Araújo; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/3302014371624686
    A gamificação surge como uma proposta para incorporar elementos de jogos em contextos fora de jogos. Assim, este estudo tem como objetivo analisar, a partir da experiência dos estudantes, as potencialidades da Escape Room Digital (DER) no ensino de química como ferramenta avaliativa e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem e construção do conhecimento químico para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, em uma instituição de ensino privado na Região Metropolitana de Recife (RMR), por meio de uma revisão dos conteúdos de mudanças do estado físico da matéria, modelos atômicos, elementos químicos e suas propriedades, números quânticos, geometria molecular, funções inorgânicas e balanceamento de equações. Desse modo, buscamos responder à seguinte questão: Como a gamificação por meio da aplicação de jogos do tipo DER pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e construção do conhecimento químico para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio? Esse objetivo se constitui no entendimento de que, o uso de ferramentas, como os jogos, tem como função atrair e envolver os estudantes e preencher as lacunas resultantes de uma educação engessada que presenciamos atualmente. A pesquisa se enquadra no campo metodológico como qualitativa, com natureza descritiva, fundamentada na análise de dados. O estudo desenvolvido se baseia em alguns conceitos relevantes do contexto teórico, a saber: ludicidade, tecnologias digitais, jogos digitais, avaliação e Ensino Médio. A experiência da turma foi coletada, observada e analisada por meio de um questionário elaborado via Google Forms. Esse estudo contou com a participação de 16 estudantes da instituição de ensino, dos quais 87% responderam o formulário. Por meio da análise de dados, foi possível determinar favoravelmente a potencialidade e as contribuições da DER como ferramenta didática e avaliativa. Os dados do estudo apontam a necessidade de uma preparação para garantir uma melhor imersão, conforme percebido nas falas coletadas dos discentes.