TCC - Licenciatura em Química (Sede)

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    Euforia: um jogo didático para relacionar emoções, saúde mental e Química
    (2022-10-14) Franco, Marcus Vinícius da Silva; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/2999723486603815
    No que diz respeito às discussões sobre o ensino de Química que seja antagônico ao ensino por transmissão, surge o lúdico, mais precisamente em uma proposta de um jogo didático digital, como uma possibilidade interessante para o ensino. Ademais, a escola prefere ignorar a discussão de assuntos relacionados à saúde mental do estudante, categorizando-as como um tabu. A partir disso, apresentamos, neste trabalho, a ideia de desenvolver um jogo digital que aborde temas científicos e relacionados à saúde mental, baseado na Química presente nas emoções. O desenvolvimento do jogo foi pensado em cinco passos: leitura de referencial teórico sobre jogos didáticos e game design, definição do gênero do jogo, prospecção e jogatina de jogos disponíveis do gênero selecionado, determinação da história do jogo e, por fim, elaboração da jogabilidade proposta para o jogo. Após definir essas etapas algumas questões foram colocadas a reflexão, acerca da validação, nas quais o jogo proposto demonstra alguns indícios de validação teórica, com a categoria “limitação de tempo” e “interatividade” como questões para reelaboração futura. Em uma possível aplicação, na qual alguns aspectos como o ambiente físico da sala de aula e as condições financeiras dos estudantes também podem ser consideradas como limitações. Por fim, discussões são pontuadas acerca de possibilidades de novos estudos relacionados à área.
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    Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED
    (2022-06-09) Bruce, Ênio Dikran Vasconcelos; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/2478144275654238
    Faced with the difficulty and lack of interest on the part of students regarding the Chemistry discipline in High School, the use of digital games as a motivational factor for the teaching and learning processes of scientific concepts has been gaining space within the classrooms due to the issue of creation of a link between playfulness and formal contents. In this context, the objective of this work was to analyze and validate the use of six digital games for teaching Chemistry developed by the V-lab UFPE, aiming at a better learning of contents associated with the Physical Chemistry subject, an integral part of school Chemistry, by the High School students. Investigating the benefits made possible by the experience with the games from the analysis using criteria available in the literature, as well as the discussion based on suggestions for improvements for the products. It is worth noting that the process of creating and choosing digital games that can be used in the classroom is challenging for teachers. Positive results associated with the use of this tool are due to the way in which the teacher idealizes and monitors such activity.