Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Literatura de cordel e gamificação: estratégias pedagógicas para a leitura literária em sala de aula(2024-12-21) Silva, Maria Aparecida Moura da; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/7227696801201162O principal objetivo deste trabalho é desenvolver um material didático a partir das estratégias da gamificação para a leitura literária de cordel articulada a oralidade e a escrita, voltada para o sexto ano do ensino fundamental. É proposto uma oficina literária articulada ao cordel “As proezas de João Grilo” escrito por João Ferreira de Lima (2006), articulado com o currículo de Pernambuco, a partir das habilidades de leitura, interpretação, análise e produção textual. Como aporte teórico utilizamos: Cosson (2009), Candido (2011), Freire Junior (2022), D’Olivo (2018), Busarello (2016) e Leffa (2020). Em termos metodológicos recorremos à pesquisa de natureza bibliográfica que pretende apresentar uma proposta de intervenção viável para o desenvolvimento de atividade didático/pedagógico. A oficina proposta visa estimular a leitura crítica, de forma gamificada, porém ressaltamos que assim como todo planejamento a oficina pode ser modificada ou adaptada de acordo com o contexto escolar em que será aplicada, podendo também ser usada em outras disciplinas. Espera-se que ao aplicar as atividades os alunos tenham acesso ao gênero cordel e desenvolvam interesse pela leitura literária.Item A poesia na formação do leitor literário em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental(2025-01-02) Gomes, Flávia Bezerra; Moura, Adriano Carlos de; http://lattes.cnpq.br/8947628169874874; http://lattes.cnpq.br/9360168046421448A presente pesquisa tem como objetivo principal propor uma sequência didática que possibilite um ensino-aprendizagem mais significativo da leitura de poemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Traçou-se discussões sobre a importância da literatura, especialmente da poesia, na formação de leitores críticos e reflexivos. A pesquisa se fundamenta na ideia de que a leitura deve ser uma prática social e interativa, em que o aluno não apenas decodifica palavras, mas também constrói significados a partir de suas experiências e do diálogo com o texto. Na metodologia destacamos a importância de Rildo Cosson, que contribui significativamente para a discussão sobre a formação do leitor literário, enfatizando que ser leitor de literatura na escola vai além de simplesmente fruir um texto, requerendo um contato mais pessoal e emocional com a obra. Conclui-se que, a poesia, quando utilizada de forma planejada, pode enriquecer o desenvolvimento literário das crianças, estimulando sua imaginação e sensibilidade, e contribuindo para a formação de leitores críticos e reflexivos. É essencial para cultivar o gosto pela literatura desde os primeiros anos de escolaridade a implementação de atividades sistematizadas que valorize a experiência estética e emocional na leitura de poesias.
