Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

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    Relação entre os desvios dos recursos federais para a educação e os indicadores educacionais: o que os dados têm a dizer?
    (2018) Pontes, Thais Melyssa; Abreu, Eliane Aparecida Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3101422198167935; http://lattes.cnpq.br/8528034094307704
    Esse trabalho se compromete em tentar mensurar o impacto da corruptividade dos recursos destinados à educação nos indicadores educacionais. Para isso,esse ensaio se utilizou dos relatórios de fiscalização da CGU realizados nos municípios de Pernambuco de 2006 a 2015 na esfera educacional.No que se refere aos indicadores educacionais foram utilizados: Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do 5° e do 9° ano do ensino fundamental, Abandono Escolar no Ensino Médio e Abandono Escolar no Ensino Fundamental. Como variáveis de controle serão adicionadas:a média da participação do PIB municipal no PIB estadual no período, a média da participação das despesas municipais na despesa estadual no período e a média da participação das transferências municipais no total das transferências estaduais no período.Inicialmente, será feito uma análise descritiva e em seguida a estimação de um modelo de regressão múltipla, com os indicadores de escolaridade como variáveis dependentes e as outras variáveis como variáveis independentes. Como resultado,com base no IDEB e na Taxa de Abandono, verifica-se relação direta entre estes indicadores educacionais e o índice de corrupção.