Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

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    Impacto das extensões do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) na redução da desigualdade educacional
    (2025-02-26) Silva, Vinícius Mergulhão da; Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9795791528582607; http://lattes.cnpq.br/5063813603587182
    Esta monografia busca realizar uma análise através do método de diferenças e diferenças, levando em considerações os efeitos das extensões das políticas públicas do Programa de Aprendizagem na Idade Certa, com foco no MAIS PAIC, no nível de aprendizagem. Utilizou-se como base os dados e resultados do IDeA, índice de desigualdades e aprendizagens, além de informações detalhadas dos municípios e estrutura das escolas públicas de cada um deles. Para a elaboração da base de dados e resultados foram considerados os resultados da prova de matemática do 9º ano do ensino fundamental, considerando a tríade de prova dos anos de 2013 e 2017, conforme elaboração pelo IDeA.
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    Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco
    (2023-04-28) Silva, Déborah Cristina Saldanha Amorim; Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9795791528582607; http://lattes.cnpq.br/9164994279562652
    Ao examinar a educação no Brasil, é notável uma disparidade na qualidade e no acesso educacional oferecido a diferentes grupos sociais. Este trabalho tem como objetivo investigar a posição do estado de Pernambuco em relação à equidade educacional, utilizando o Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA). Nesse sentido, propõe-se uma análise dos resultados obtidos nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017, segmentando por nível socioeconômico, cor/raça e gênero, enfatizando o NSE, a fim de retratar o estado da desigualdade das mesorregiões do estado. Além disso, busca-se discutir as possíveis raízes dessa desigualdade por meio da análise de dados em painel.
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    Ensino remoto emergencial e gestão do tempo: uma análise econômico-comportamental das mudanças na perspectiva de estudantes de Economia da UFRPE
    (2021-07-22) Almeida, Jéssica Albuquerque de; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377
    A pandemia Covid-19 trouxe profunda modificação no formato de ensino universitário; devido à necessidade de distanciamento, foram necessárias alternativas envolvendo sempre o ensino remoto para dar continuidade à formação dos alunos. Porém, este formato trouxe alguns benefícios e prejuízos, devido à modificação no comportamento das pessoas, as suas formas de gerenciamento de tempo, o risco de procrastinação e as capturas de atenção. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa com alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife. Os resultados apontam para dificuldades de aprendizagem e de organização, por um lado, e melhorias com a redução de custos e a flexibilidade do ensino, de outro.