Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

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    A influência das diferenças de gênero na escolha de consumo: um estudo baseado em vieses comportamentais
    (2025-03-31) Kohl, Kimberly Gerda Nunes; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377
    Este estudo analisa a influência das diferenças de gênero nas escolhas de consumo sob a perspectiva dos vieses comportamentais. A teoria econômica neoclássica tradicional sugere decisões racionais, contudo pesquisas mais recentes, principalmente a partir dos estudos de Kahneman e Tversky (1979), indicam que decisões são frequentemente influenciadas por heurísticas e vieses cognitivos, questionando assim a premissa da racionalidade ilimitada. Este trabalho buscou investigar como os vieses comportamentais - excesso de confiança, aversão à perda, efeito enquadramento, contabilidade mental – podem a princípio estar relacionados às diferenças nas decisões de consumo entre homens e mulheres. A pesquisa é composta por uma revisão bibliográfica aprofundada e uma análise empírica utilizando dados reais de clientes de consultoria financeira, com o objetivo de ilustrar eventuais padrões distintos de consumo ligados ao gênero. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os gêneros, com mulheres demonstrando maior aversão à perda e comportamento conservador e homens apresentaram maior excesso de confiança, destinando mais recursos a financiamentos e consórcios, sugerindo maior propensão ao risco. Além disso, mulheres apresentaram maior segmentação das despesas, evidenciando o viés da contabilidade mental. Esses achados reforçam a importância de estratégias financeiras diferenciadas para homens e mulheres.
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    O viés da disponibilidade nas decisões de investimento dos indivíduos
    (2024-03-04) Brito Neto, José Heleno de; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377
    A presente monografia investiga o viés da disponibilidade nas decisões de investimento dos indivíduos, visando compreender até que ponto e por quais meios a educação financeira pode mitigar os efeitos adversos dessas decisões. Inicialmente, resgatamos conceitos da economia comportamental e contextualizamos a situação da literacia financeira no Brasil. Através de uma pesquisa bibliográfica, buscamos entender o papel do viés da disponibilidade nas decisões de investimento, analisando estudos de caso e pesquisas que abordam sua influência em diferentes contextos econômicos. Utilizando método analítico-dedutivo, exploramos as estratégias e técnicas que podem ser empregadas para minimizar o impacto negativo desse viés, visando melhorar a tomada de decisão financeira. A coleta e seleção de dados envolveram uma revisão sistemática de fontes acadêmicas, priorizando artigos em português entre 2018 e 2023. Foram selecionados 06 artigos, com foco em estudos de caso brasileiros. Os estudos analisados revelam que o viés da disponibilidade exerce uma influência significativa nas decisões de investimento dos indivíduos, especialmente entre os mais jovens e menos experientes. A informação sobre a valorização recente de ativos financeiros, amplamente divulgada em plataformas de mídia social e impactadas por influenciadores digitais, demonstrou ser um fator determinante na escolha de investimentos. A falta de compreensão dos riscos associados e a tendência de buscar ativos alternativos também foram destacadas como preocupações importantes.