Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Compromissos autênticos com a sustentabilidade ou estratégias de greenwashing: como as 5 maiores empresas brasileiras listadas na bolsa de valores se comportam?
    (2025-02-20) Damasceno, Rhafanny Charllytow Vasconcelos; Carneiro, Ana Cristina Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7641686662966528; http://lattes.cnpq.br/3074188154887435
    O estudo aborda os conceitos de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e Ambiental, Social e Governança (ESG) e Greenwashing, destacando a evolução de práticas empresariais voltadas à sustentabilidade. A pesquisa explora a aplicação dessas iniciativas nas cinco principais empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores em 2024, analisando o alinhamento entre ações declaradas e impactos reais. Discute-se também o fenômeno do greenwashing, caracterizado por estratégias enganosas de sustentabilidade que comprometem a confiança no mercado e desviam recursos de ações genuínas. Ao identificar e avaliar práticas concretas e inconsistências nas políticas de ESG, o trabalho busca contribuir para um entendimento mais crítico da responsabilidade corporativa no Brasil, especialmente em um contexto de alta relevância econômica e ambiental. Os resultados apontam para a necessidade de maior transparência, métricas confiáveis e um compromisso mais autêntico por parte das empresas no cumprimento de seus objetivos de sustentabilidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação das práticas ESG através do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3)
    (2022-05-19) Lima, Elvídio Landim do Rêgo; Kehrle, Luiz Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3665967394288808; http://lattes.cnpq.br/9761148824016931
    O presente trabalho pretende avaliar a relação risco/retorno do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), por meio do índice Sharpe. Ao longo dos dezessete anos de vigência do ISE B3, houve um aumento médio de 4,2% no número de empresas e 2,42% no número de ações. As freqüências de participações das empresas e dos setores econômicos, nas carteiras ISE B3, variaram de 5,88% a 100%. A análise das séries históricas apresentou quebra estrutural em mais de um ponto, sendo ambas divididas em dois períodos. O primeiro período da IBOVESPA resultou em uma tendência negativa, enquanto o segundo apresentou uma tendência positiva e uma maior relação risco/ retorno. Já os dois períodos do ISE B3 apresentaram tendências positiva e relações risco/retorno também positivas. Conclui-se que o ISE B3 apresentou uma relação risco/retorno melhor ao longo dos períodos considerados.