Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeitos econômicos e financeiros das perdas não-técnicas de energia elétrica da distribuidora Light: estudo de caso
    (2024-07-26) Nascimento, Rozyelayny; Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9795791528582607
    Este trabalho apresenta uma análise econômica e financeira do impacto das perdas não técnicas no setor de energia elétrica, com foco em um estudo de caso sobre a distribuidora Light S/A. As perdas não técnicas representam um significativo desafio para as distribuidoras, sendo fortemente influenciadas por fatores socioeconômicos. O mercado do Rio de Janeiro foi escolhido devido aos seus expressivos índices de roubo de energia e à complexidade envolvida. Tais aspectos geram preocupações entre os investidores do setor, que, apesar de atraente, enfrentam desafios consideráveis. Para investigar essa situação, realizou-se um levantamento em relação à produção científica sobre o tema e uma análise financeira dos indicadores contábeis da distribuidora Light SA, verificou-se um elevado índice de endividamento e baixa capacidade de honrar com suas obrigações, a atual situação desses indicadores servem de alerta para os investidores da empresa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    “O crime compensa?”: uma análise social e econômica das políticas de segurança no estado de Pernambuco (2008-2022)
    (2024-03-07) Tonial, Erickson de Oliveira; Freitas, Petrus Alves; http://lattes.cnpq.br/1474091666288817; http://lattes.cnpq.br/4632805876888797
    Este trabalho investiga a relação entre Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e indicadores econômicos como PIB, educação, habitação, saneamento básico e investimentos em segurança pública em Pernambuco, entre 2008 e 2022, utilizando uma metodologia de revisão literária e análise estatística de correlação para demonstrar a interação entre esses fatores. Desse modo, abordou-se a persistência da violência na história do estado de Pernambuco, relacionando-a com a desigualdade social e o desenvolvimento econômico, além da análise das classes sociais para entender as disparidades, econômicas e políticas, ressaltando a importância da formulação de políticas públicas para a promoção da justiça social. Inspirado na Teoria Econômica do Crime de Gary Becker, o estudo enfatiza os determinantes econômicos dos atos criminosos, analisando incentivos, custos e benefícios, e considera a marginalização, a desigualdade social e a falta de oportunidades como contribuintes significativos para a criminalidade. Os resultados da correlação fornecem insights sobre a possível relação entre Crimes Violentos Letais e Intencionais e os indicadores econômicos, mas devem ser interpretados com cautela. Como descrito ao longo deste trabalho, há diversas abordagens para interpretar qual a motivação e casualidade que o indivíduo tem para cometimento do crime. Em suma, esses resultados indicam que investimentos nos indicadores analisados estão associados a uma redução nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais, resultado obtido através da correlação de Pearson. Isso sugere que políticas e investimentos sociais em várias áreas podem desempenhar um papel importante na prevenção da criminalidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise das disparidades nos indicadores educacionais municipais de Pernambuco: uma análise de aglomerados
    (2019) Silva, Joed Freire Pereira da; Soares, Ana Paula Amazonas; http://lattes.cnpq.br/0216127558312955
    Este trabalho tem caráter exploratório, apresentando uma análise das disparidades dos indicadores educacionais e socioeconômicos nos municípios do Estado de Pernambuco. O objetivo é verificar a distribuição dos indicadores no território pernambucano,atrelando os atributos estudados ao espaço geográfico a fim de apontar aqueles municípios que necessitam de maior atenção. Além disso,há o propósito de identificar a formação de grupos com características similares. Para tanto foi utilizada a técnica conhecida como análise de agrupamentos. Através da metodologia hierárquica aglomerativa com distancia de Ward foram realizadas três estimativas introduzindo novas informações gradualmente e verificando a dinâmica de formação dos grupos. A técnica permitiu identificar com clareza a distribuição regional dos indicadores de aprendizagem e qualidade de vida do Estado. Os resultados apontaram que a renda não explica totalmente os melhores indicadores de aprendizagem. No mesmo sentido, os recursos redistribuídos para a educação através do FUNDEB não se mostraram suficientes para determinar melhores indicadores educacionais. Quanto aos agrupamentos, observou-se que embora ocorra a formação de grupos de municípios que são homogêneos e vizinhos espacialmente, a semelhança também acontece independentemente da proximidade. Por fim, procurou-se salientar algumas limitações da técnica utilizada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relação entre os desvios dos recursos federais para a educação e os indicadores educacionais: o que os dados têm a dizer?
    (2018) Pontes, Thais Melyssa; Abreu, Eliane Aparecida Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3101422198167935; http://lattes.cnpq.br/8528034094307704
    Esse trabalho se compromete em tentar mensurar o impacto da corruptividade dos recursos destinados à educação nos indicadores educacionais. Para isso,esse ensaio se utilizou dos relatórios de fiscalização da CGU realizados nos municípios de Pernambuco de 2006 a 2015 na esfera educacional.No que se refere aos indicadores educacionais foram utilizados: Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do 5° e do 9° ano do ensino fundamental, Abandono Escolar no Ensino Médio e Abandono Escolar no Ensino Fundamental. Como variáveis de controle serão adicionadas:a média da participação do PIB municipal no PIB estadual no período, a média da participação das despesas municipais na despesa estadual no período e a média da participação das transferências municipais no total das transferências estaduais no período.Inicialmente, será feito uma análise descritiva e em seguida a estimação de um modelo de regressão múltipla, com os indicadores de escolaridade como variáveis dependentes e as outras variáveis como variáveis independentes. Como resultado,com base no IDEB e na Taxa de Abandono, verifica-se relação direta entre estes indicadores educacionais e o índice de corrupção.