Bacharelado em Administração (UAST)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Gerenciamento de riscos em projetos: uma revisão sistemática(2021-03-03) Silva, Adrenalina Mariana Torres Neves da; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639; http://lattes.cnpq.br/9906266310380920Os riscos são uma condição incerta que de alguma forma podem afetar o objetivo de um projeto. O gerenciamento de riscos permite que a empresa se antecipe aos desafios que pode enfrentar no futuro. Porém, muitas por não adotarem a prática da gestão de riscos ao se confrontarem com os obstáculos não conseguiram resolvê-los e acabaram falindo. Diante disso, este estudo teve como objetivo explorar como o tema gerenciamento de riscos em projetos vem sendo abordado pela literatura atualmente no âmbito da Administração. Como metodologia de pesquisa foram utilizadas técnicas de revisão sistemática de literatura e análise de conteúdo para a identificação e interpretação das publicações nacionais acerca do tema na literatura científica entre janeiro de 2010 e outubro de 2020 obtidas na base de dados do Portal Periódicos CAPES/MEC. Os resultados demonstraram estudos abordando conceitos, etapas de gerenciamento de projetos e de riscos, metodologias, modelos e ferramentas para gestão de risco que apresentaram resultados positivos de aplicações em empresas de vários segmentos e tamanhos. Concluiuse que os conceitos e as técnicas de gestão de riscos vêm sendo aplicados em diferentes tipos de projetos, em variados cenários e setores da economia, como a indústria de software, a agroindústria e empresas de porte mundial, demonstrando assim sua importância estratégica, enquanto ferramenta de gestão, para o sucesso das organizações.Item Impactos causados pela pandemia da COVID-19 na gestão dos serviços de atenção primária à saúde no município de Tavares-PB(2022-10-06) Torres, Josilene Leite; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639A pandemia da covid-19 trouxe grandes mudanças e exigiu que serviços de saúde em todo o mundo se reorganizassem para atender às necessidades de saúde da população. A Atenção Primária à Saúde (APS) como porta de entrada do sistema de saúde, tem papel central nesse enfrentamento à pandemia da covid-19. Este artigo tem como objetivo geral, descrever os impactos causados pela pandemia da covid-19 na gestão dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Tavares-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, viabilizada por meio de um estudo de caso, realizada de agosto a setembro de 2022, por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais de saúde, além de pesquisa documental. Para a realização da análise de dados, optou-se pela técnica da análise de conteúdo. Alguns impactos ganharam destaque no processo de trabalho das equipes: a dificuldade de acesso aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em períodos de pico da pandemia; a fragilidade no planejamento e desenvolvimento de ações na reorganização do processo de trabalho e fluxos de atendimento; implementação de medidas preventivas e instabilidade na saúde mental dos profissionais. O grande desafio foi manter a continuidade de ações próprias da atenção básica no contexto pandêmico da covid-19, fazendo-se necessário a rede de APS desenvolver estratégias capazes de mitigar os impactos causados nesses serviços. Evidenciaram-se as necessidades de planejamento, investimento na utilização de ferramentas de educação em saúde e gestão, bem como do cuidado na saúde mental das equipes multidisciplinares, instigando o fortalecimento da APS.Item Pesquisa de satisfação de clientes em uma loja de roupas femininas(2022-10-03) Barreto, Annelisa Mendes; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639Com o avanço tecnológico, percebe-se o aumento da concorrência, e para que as empresas consigam se manter no mercado, é fundamental identificar seu público-alvo e entender as exigências e desejos de seus clientes, para retê-los, e serem referência sobre seus concorrentes, seguindo estratégias de marketing para obter a satisfação de seus consumidores. Este artigo teve como objetivo geral identificar o perfil e o grau de satisfação dos clientes de uma loja de roupas femininas na cidade de Tavares/PB. E como específicos: levantar o perfil dos clientes da loja, mensurar o grau de satisfação destes e propor melhorias para aumentar a visibilidade do negócio e o nível de satisfação dos clientes. Aplicou-se um questionário através de um formulário digital baseado no método Customer Satisfaction Score – CSAT com escala Likert. Quanto aos fins, tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva e quantos aos meios, um estudo de caso com abordagem qualitativa. Evidenciou-se a importância da realização periódica de pesquisa de satisfação dos clientes nas empresas, pois é uma prática utilizada para identificar se a organização está no caminho certo, seguindo as estratégias para manter os consumidores fiéis à marca, e corrigir possíveis falhas que estejam gerando insatisfação. O grau de satisfação dos consumidores dos produtos da organização em estudo foi considerado muito elevado e sua estratégia de atendimento, eficazItem Planejamento e eficácia organizacional: o caso de uma unidade básica de saúde do Sertão de Pernambuco(2020-11-03) Silva, Ricardo Lopes da; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para determinar que é dever do Estado garantir saúde para toda a população deste país, defendendo o direito universal à saúde. Nesse sentido, para alcançar tal propósito com qualidade, as organizações de saúde integrantes do SUS necessitam de uma gestão organizacional eficiente e eficaz. Somente através do planejamento é possível determinar as ações necessárias para o bom desempenho dessa gestão. Este artigo compreendeu um estudo de caso em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sertão Pernambucano, a qual enfrenta dificuldades no desenvolvimento de suas atividades devido a falhas de planejamento e gestão. O objetivo deste estudo consistiu em averiguar como a gestão da UBS planeja suas atividades, identificar falhas e propor medidas para elevar a eficácia desse processo. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, através de uma pesquisa exploratória. Foi realizada uma análise situacional da UBS, identificaram-se alguns problemas relacionados à execução dos serviços, buscaram-se ferramentas de gestão para minimizar estes problemas, como a 5W2H e a análise SWOT. Esse método de diagnóstico da execução foi importante para a análise da situação problema, sendo possível apontar meios disponíveis a serem utilizados para atingir os objetivos e direcionar as ações permitindo aprimorar o funcionamento da UBS.Item Proposta de melhoria para o processo de concessão de crédito rural em uma agência bancária(2021-03-02) Santana, Lucinaldo Nogueira; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639; http://lattes.cnpq.br/2548027982061620Este artigo apresenta uma proposta de melhoria para o processo de concessão de crédito de uma agência bancária. O serviço de concessão de crédito rural é importante para fomentar a economia local, principalmente nos municípios nordestinos. Mas, muitas vezes, há excesso de burocracia na prestação desse serviço, reduzindo sua eficiência. Nese contexto, fez-se a seguinte pergunta de pesquisa: como tornar o processo de concessão de crédito rural de uma agência bancária, especializada na promoção do desenvolvimento regional, localizada em Serra Talhada-PE, mais eficiente? Diante dessa indagação, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar e propor melhorias para o atual processo de concessão de crédito rural de uma agência bancária de desenvolvimento regional em Serra Talhada/PE e como objetivos específicos: a) verificar como são realizadas as atividades que envolvem a concessão de crédito rural; b) identificar os pontos que necessitam de melhoria no processo; c) propor medidas para otimizar e proporcionar maior qualidade ao serviço ofertado. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Foram utilizadas as técnicas da observação direta e da entrevista semiestruturada para a coleta dos dados. Os resultados apontaram que o processo em análise possui as seguintes etapas: cadastro, solicitação de crédito, contratação, desembolso e arquivamento, tendo sido constatado excesso de procedimentos burocráticos. Concluiu-se que a reformulação no fluxo das atividades, principalmente, na redução da quantidade de vias de Instrumento de Crédito (IC) poderá elevar a eficiência desse processo sem causar maiores prejuízos.Item Sobrevivendo à crise: um estudo sobre as principais estratégias de marketing adotadas por empresas brasileiras durante a pandemia da Covid-19(2023-04-25) Xavier, Adeilson Sobreira; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639As estratégias de marketing são de suma importância para alavancar a produtividade das organizações e mantê-las aptas para lidar com desafios e inovar em soluções. Diante do cenário de pandemia da covid-19, as empresas foram significativamente afetadas e muitas encerradas. Este estudo teve como objetivo central evidenciar as principais estratégias de marketing utilizadas por empresas brasileiras, diante da propagação do vírus da covid-19. Para tanto, foram identificados os maiores desafios enfrentados por essas organizações e descritas as medidas de sobrevivência mais relevantes que elas adotaram. O estudo foi realizado por meio de uma revisão sistemática da literatura, classificando-se como uma pesquisa qualitativa. Optou-se pela plataforma Portal de Periódicos da CAPES para a coleta de dados, selecionando-se artigos científicos em português indexados no período de 2020 a 2022, analisados através da técnica da análise de conteúdo. Verificou-se que a pandemia teve impacto direto na queda da demanda de produtos e serviços, escassez de recursos, diminuição na produtividade e a elevação dos custos operacionais, fechando fronteiras e causando aumento nos custos de produção. Constatou-se a necessidade de renegociação de despesas, redução de tributos e campanhas de marketing para minimizar os efeitos da pandemia.Item Uma análise acerca do processo de implantação da unidade de processamento de materiais recicláveis (UPMR) de Serra Talhada-PE(2023-04-25) Barros, Marcos Paulo da Silva; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639A adequada gestão dos resíduos sólidos gerados pela população é um problema comum a muitos municípios brasileiros. Quando esses resíduos não são bem tratados, podem acarretar diversos problemas para o poder público e a sociedade em geral, como inundações decorrentes do seu acúmulo nas ruas, além de doenças diversas. Este estudo teve como objetivo principal analisar como ocorreu a implementação da Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis de Serra Talhada/PE. Para tanto, realizou-se um estudo de caso exploratório e de natureza qualitativa nessa unidade, onde foi entrevistado o seu lider. Além disso, procedeu-se a uma pesquisa documental no Plano Municipal de Coleta Seletiva, elaborado em parceria com o Instituto Recicleiros. Os dados foram trabalhados através da técnica de análise de conteúdo. Foram exibidas as etapas desse processo de implantação e apresentadas as expectativas relacionadas à produção da unidade. Também foram apresentados aspectos relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual atribui ao poder público responsabilidades antes negligenciadas por falta de uma norma que regulamentasse a gestão dos resíduos sólidos. Nesse contexto, também foram externados o conceito de gestão integrada de resíduos sólidos e a importância dos catadores de recicláveis nesse processo
