Bacharelado em Administração (UAST)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2929
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
Item Atendimento bancário em Serra Talhada: uma análise do nível de satisfação do cliente(2020-11-03) Brasil, Jhemilyn Michelle Silva; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571; http://lattes.cnpq.br/7464196045810940A abertura do mercado financeiro junto aos avanços tecnológicos trouxe novos desafios para as agências de instituições bancárias. Manter os clientes satisfeitos é o principal deles, uma vez que a sobrevivência das organizações depende de seus usuários para se manter em pleno funcionamento. Nesta perspectiva, a questão-problema deste estudo é responder a seguinte pergunta: qual o grau de satisfação dos clientes externos com a prestação de serviços de atendimento das instituições financeiras do município de Serra Talhada – PE? Com isso o objetivo geral consiste em avaliar o grau de satisfação destes clientes. Para tal, a metodologia empregada neste estudo classifica-se como descritiva exploratória de natureza quantitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado no google forms. Na discussão dos resultados averiguou-se que nos quatro critérios avaliados, que foram: autoatendimento, atendimento no caixa, atendimento convencional, e atendimento online via aplicativo; em todos estes os clientes se mostraram insatisfeitos. O maior índice de insatisfação foi identificado no critério de atendimento dentro da agência, no quesito tempo de espera para ser atendido. Após mensurar o grau de satisfação dos clientes, verificou-se a insatisfação e descontentamento com os serviços bancários da cidade. Ainda, conclui-se que a satisfação dos consumidores está ligada com a qualidade do serviço de atendimento, nisto as organizações precisam se atentar com a execução dos serviços prestados, especialmente no atendimento presencial com o cliente.Item Estruturação do processo de compras em um grupo de empresas de Serra Talhada-PE: estudo de caso(2021-02-19) Silva, Josefa Lauane Ferreira da; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571Considerando a relevância que a gestão de compras tem na aquisição de materiais e serviços de qualidade, no momento certo e com o menor custo, esta constitui uma das etapas mais importantes da cadeia de suprimentos das empresas. Por essa razão, um processo de compras estruturado e otimizado impacta diretamente no resultado organizacional, no que se refere a operação, atendimento de demandas e faturamento. Nesta perspectiva, o objetivo geral consiste em compreender a estruturação da gestão de compras de um grupo de empresas localizado no município de Serra Talhada-PE. Para tal, o procedimento técnico aplicado a esse artigo classifica-se como um estudo de caso, adjunto a uma pesquisa descritiva de natureza preponderantemente qualitativa. Utilizou-se também como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado baseado no diagrama de Ishikawa. Como principais resultados de pesquisa, foram pontuados o excesso de solicitações, sobrecarga, atrasos, divisão inconsistente de tarefas como gargalos pertinentes à fase de desestruturação da gestão de compras do grupo, e seus respectivos impactos, que, por sua vez, foram sanados com ações corretivas para estruturar o processo de compras baseadas em quatro pilares, otimizando assim a performance de atuação do setor.Item O endomarketing e a satisfação dos colaboradores em pequenas empresas(2021-02-18) Silva, Yuri Avelino da; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571O presente artigo busca aferir a satisfação dos clientes internos e como isso afeta e contribui para sucesso de pequenas organizações. O endomarketing atualmente é uma ferramenta eficiente para as organizações que desejam otimizar seus resultados, pois tem como foco na integração e sincronização de todos os colaboradores da organização, fazendo com que eles virem aliados ao estabelecer a ideia de que o seu sucesso está ligado ao sucesso organizacional. Essa ferramenta surgiu por meio das necessidades de desenvolver meios de satisfazer e motivar seus colaboradores. Dentro desse aspecto, a problemática é obter como resposta, como o endomarketing influencia na satisfação dos colaboradores internos? Dessa maneira, esse estudo tem como objetivo compreender como o endomarketing influencia na satisfação dos colaboradores internos de duas empresas de confecção de peças infantis e de moda feminina na cidade de Custódia-PE. Para isso, foi utilizado o método considerado como estudo de multicaso, com natureza qualitativa, uma pesquisa descritiva com revisão bibliográfica. Além da utilização do questionário estruturado, houve a coleta de dados para uma análise mais profunda sobre o assunto. Na análise dos resultados foram apurados os indicadores que provocam a satisfação dos colaboradores, através da comunicação eficiente, do treinamento e de alguns elementos motivacionais, além de como as ferramentas podem contribuir para o crescimento e a permanência da organização no mercado.Item Os fatores condicionantes para o empreendedorismo feminino local: um olhar para os empreendimentos em São José do Belmonte - PE(2021-02-19) Santos, Rayla da Silva; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571Sob uma óptica preliminar nota-se que o número de homens na administração de empreendimentos e no âmbito organizacional é resultado de uma cultura machista sustentada por séculos através de estereótipos legitimados pela própria sociedade. Conforme explícito no último relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a taxa de empreendedores estabelecidos no Brasil em 2019 foi de 18,4%, enquanto a de empreendedoras 13,9%, isso significa uma diferença de 4,5 pontos percentuais, ou seja, há aproximadamente três milhões de homens a mais em relação às mulheres nesse estágio, ainda que o gênero feminino represente a maioria no país. Mediante essa circunstância, apesar de não termos atingido ainda uma igualdade substancial, observamos que existe um crescimento significativo das mulheres no exercício empreendedor. Desse modo, o objetivo do artigo é explorar os perfis e os fatores condicionantes que impulsionam o empreendedorismo feminino na cidade de São José do Belmonte-PE. Para tal, a metodologia adotada classifica a pesquisa como qualitativa de cunho exploratória e descritiva considerando a contribuição bibliográfica para o norteamento teórico do estudo. Por fim, os resultados foram obtidos com êxito, pois delimitamos as características sociodemográficas que descrevem o grupo de empreendedoras locais, bem como assimilamos os propósitos e aspirações que conduziram a escolha dessa atividade laboral.Item Percepção de sucesso na carreira sob o olhar de um grupo de colaboradores da Jodibe de Serra Talhada - PE(2021-02-18) Freitas, Gabriel Pereira de; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571O presente estudo possui como objetivo principal analisar a percepção de sucesso na carreira de um grupo de colaboradores da JODIBE, uma empresa de distribuição de bebidas consolidada no mercado, mais precisamente na região onde fica localizado o município de Serra Tallhada-PE. Dito isto, foi efetuada uma pesquisa, com o auxílio da Escala de Percepção de Sucesso na Carreira Reduzida, elaborada e validada por Costa (2010), em conjunto a oito colaboradores da referida empresa. O artigo detém uma natureza quantitativa e descritiva, com resultados coletados através de questionário online, considerando o perfil dos profissionais. A pesquisa indicou que a percepção de sucesso na carreira é mais expressiva na dimensão subjetiva que compreende os fatores a saber: valores, criatividade e desenvolvimento, do que na objetiva que conta com os fatores, a saber: remuneração e hierarquia.
