Bacharelado em Administração (UAST)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Aspectos sociais das mulheres empreendedoras na cidade de São José do Belmonte-PE(2022-06-27) Silva, Edna Neroneide da; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072; http://lattes.cnpq.br/7520182798484847Este estudo possui como objetivo principal analisar os aspectos sociais das mulheres empreendedoras da cidade de São José do Belmonte-PE. O empreendedorismo está em alta no Brasil. Com a crescente inserção das mulheres no mercado de trabalho, surge o sonho de abrir seu próprio negócio, associado ao desejo de possuir a independência financeira, alcançar o sucesso e ser sua própria chefe. Deste processo de crescimento feminino emergem inúmeros desafios. A mulher depara-se com barreiras socioculturais que, somadas às problemáticas do mundo dos negócios, formam seu novo contexto social. A pesquisa se desenvolveu por meio de um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, entrevistas semiestruturada. A partir da análise realizada, é perceptível que debates como o preconceito por gênero e os conflitos família-trabalho ainda emergem com frequência, compondo os principais desafios por elas enfrentados e sua evidente capacidade de resiliência. O conjunto de aspectos que motivam as mulheres a montarem seus próprios negócios são diversificados. Através da coragem de correr riscos, as empreendedoras buscam sua realização pessoal e profissional. Conclui-se que as mulheres empreendedoras de São José do Belmonte enfrentam diversos embates em seu contexto social, entretanto percebe-se que a determinação é característica comum.Item Ética no enfrentamento ao racismo institucionalizado durante a pandemia do covid-19: uma análise sobre as respostas governamentais(2021-04-26) Silva, André Erick da; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072; http://lattes.cnpq.br/9488581756275111Diante de níveis abissais de desigualdade social no Brasil, os efeitos desproporcionais da COVID-19 afetarão, com mais incidência, parcelas mais vulneráveis da população brasileira, como a população negra. Este estudo tem como objetivo explorar o enfrentamento ao racismo institucionalizado nas respostas governamentais em uma perspectiva da ética. O caminho metodológico escolhido trata-se de um estudo qualitativo. Quanto aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória. Como fontes de dados, foram coletados documentos de respostas governamentais à pandemia. Neste estudo, o processo de análise foi pautado em elementos da análise crítica dos discursos. Os resultados abordam a desconstrução de uma identidade negra apesar da cultura eugênica, perpassando pelas condutas corruptas; o encarceramento em massa e o desemprego; bem como os impactos da pandemia no mercado de trabalho negro, a busca por uma isonomia racial e os protestos antirracistas. Como conclusões na perspectiva da ética das virtudes, prepondera-se a figura do negro tentando construir sua identidade. Na perspectiva da responsabilidade, observa-se o branco racista que enxerga a pessoa negra como alguém sem utilidade. Na perspectiva deontológica, foi identificada a figura do Estado negacionista que atenta contra a dignidade da pessoa humana.Item Processo de comercialização nas feiras de produtos convencionais e orgânicos em Afogados da Ingazeira – PE(2022-09-28) Santana Junior, Luciano de Moura; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072O objetivo desse trabalho é comparar a comercialização na feira de produtos orgânicos com a feira de produtos convencionais no município de Afogados da Ingazeira – PE. O aumento da renda real do brasileiro até o ano de 2014 possibilitou um maior consumo de alimentos de valor agregado. Os consumidores desses produtos estão mais exigentes. A sustentabilidade socioambiental é um grande desafio, com isso é de extrema importância desenvolver um modelo de gestão de marketing. Apesar de ter um custo de produção relativamente mais baixo, alimentos orgânicos chegam à mesa do consumidor com um preço maior, devido às exigências e certificações dos selos desses produtos. O presente estudo se caracteriza por utilizar uma abordagem qualitativa, realizando um estudo comparativo entre as feiras de produtos orgânicos e de convencionais em Afogados da Ingazeira. Quanto à origem dos produtos, nota-se que os produtos convencionais vêm da região do Vale do São Francisco, enquanto os produtos orgânicos são produzidos na zona rural de Afogados da Ingazeira. Os clientes de produtos convencionais preferem produtos mais baratos, enquanto os de orgânicos preferem produtos mais saudáveis. Quanto aos preços aplicados, os clientes de produtos convencionais são mais econômicos, enquanto os de orgânicos são mais exigentes e não se preocupam com o preço, mas sim com a qualidade. Os clientes podem ser influenciados por fatores como preferências de produtos, preços aplicados, atendimento, barganha e fidelização. Na feira de produtos convencionais, os consumidores preferem economizar e ainda podem barganhar com os feirantes.Item Virtudes morais abordadas por organizações voltadas à inserção de pessoas no mercado de trabalho(2022-09-28) Silva, Micaelly Sheyla Gomes da; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072; http://lattes.cnpq.br/0367532075732286O presente trabalho tem por objetivo analisar como organizações voltadas à inserção de pessoas no mercado de trabalho abordam as virtudes morais. As tradições culturais de uma sociedade são em grande parte formadas por elementos de culturas diversas e permeiam os ambientes em que as pessoas estão inseridas. As virtudes morais são hábitos cultivados e qualidades que norteiam o comportamento humano, sendo elementos essenciais na construção do caráter e para se compreender o ser humano e a sociedade. As virtudes morais têm grande influência nas organizações, uma vez que são intrínsecas às pessoas que as compõem, de forma que essas possam contribuir para seus objetivos. É adotado como método uma pesquisa qualitativa e documental, analisando o conteúdo das divulgações de organizações voltadas ao desenvolvimento de características pessoais e habilidades profissionais das pessoas. Como resultados, percebeu-se que o multiculturalismo é visto também nos ambientes organizacionais, onde diferentes culturas, personalidades e valores se encontram e tornam-se grandes influenciadoras dos mesmos. Entende-se que é através do desenvolvimento das habilidades comportamentais que a entrada das pessoas no mercado de trabalho é facilitada, e cabe principalmente a elas buscarem se conhecer. A preservação de um comportamento ético e a formação de habilidades comportamentais são de suma importância para qualquer pessoa em qualquer ambiente em que esteja inserido. O estudo buscou contribuir para o entendimento de como as virtudes morais são formadas e podem ser desenvolvidas, e como podem influenciar o comportamento das pessoas e os ambientes em que estão inseridas.
