Bacharelado em Administração (UAST)

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    Sobrevivendo à crise: um estudo sobre as principais estratégias de marketing adotadas por empresas brasileiras durante a pandemia da Covid-19
    (2023-04-25) Xavier, Adeilson Sobreira; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639
    As estratégias de marketing são de suma importância para alavancar a produtividade das organizações e mantê-las aptas para lidar com desafios e inovar em soluções. Diante do cenário de pandemia da covid-19, as empresas foram significativamente afetadas e muitas encerradas. Este estudo teve como objetivo central evidenciar as principais estratégias de marketing utilizadas por empresas brasileiras, diante da propagação do vírus da covid-19. Para tanto, foram identificados os maiores desafios enfrentados por essas organizações e descritas as medidas de sobrevivência mais relevantes que elas adotaram. O estudo foi realizado por meio de uma revisão sistemática da literatura, classificando-se como uma pesquisa qualitativa. Optou-se pela plataforma Portal de Periódicos da CAPES para a coleta de dados, selecionando-se artigos científicos em português indexados no período de 2020 a 2022, analisados através da técnica da análise de conteúdo. Verificou-se que a pandemia teve impacto direto na queda da demanda de produtos e serviços, escassez de recursos, diminuição na produtividade e a elevação dos custos operacionais, fechando fronteiras e causando aumento nos custos de produção. Constatou-se a necessidade de renegociação de despesas, redução de tributos e campanhas de marketing para minimizar os efeitos da pandemia.
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    Processo de comercialização nas feiras de produtos convencionais e orgânicos em Afogados da Ingazeira – PE
    (2022-09-28) Santana Junior, Luciano de Moura; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072
    O objetivo desse trabalho é comparar a comercialização na feira de produtos orgânicos com a feira de produtos convencionais no município de Afogados da Ingazeira – PE. O aumento da renda real do brasileiro até o ano de 2014 possibilitou um maior consumo de alimentos de valor agregado. Os consumidores desses produtos estão mais exigentes. A sustentabilidade socioambiental é um grande desafio, com isso é de extrema importância desenvolver um modelo de gestão de marketing. Apesar de ter um custo de produção relativamente mais baixo, alimentos orgânicos chegam à mesa do consumidor com um preço maior, devido às exigências e certificações dos selos desses produtos. O presente estudo se caracteriza por utilizar uma abordagem qualitativa, realizando um estudo comparativo entre as feiras de produtos orgânicos e de convencionais em Afogados da Ingazeira. Quanto à origem dos produtos, nota-se que os produtos convencionais vêm da região do Vale do São Francisco, enquanto os produtos orgânicos são produzidos na zona rural de Afogados da Ingazeira. Os clientes de produtos convencionais preferem produtos mais baratos, enquanto os de orgânicos preferem produtos mais saudáveis. Quanto aos preços aplicados, os clientes de produtos convencionais são mais econômicos, enquanto os de orgânicos são mais exigentes e não se preocupam com o preço, mas sim com a qualidade. Os clientes podem ser influenciados por fatores como preferências de produtos, preços aplicados, atendimento, barganha e fidelização. Na feira de produtos convencionais, os consumidores preferem economizar e ainda podem barganhar com os feirantes.
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    Contribuições do endomarketing em uma distribuidora de bebidas
    (2022-10-06) Silva, Eduardo Pereira da; Silva, Luciana Isabela Borges dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0732507446275556
    O endomarketing é considerado uma tática de desenvolvimento organizacional capaz de cativar e até mesmo fidelizar o colaborador. Assim, se faz necessário investigar se essa ferramenta pode impulsionar a satisfação do cliente interno. O presente trabalho teve como objetivo verificar se a implantação do endomarketing pode impulsionar a satisfação do funcionário em uma distribuidora de bebidas. Trata-se de uma pesquisa descritiva de campo, com abordagem quantitativa, realizada através de um questionário disponibilizado pelo Google Forms. Após a coleta dos resultados obtidos, foi possível perceber que a empresa implementa ações correspondentes ao endomarketing e que as mesmas possuem resultados satisfatórios. Além disso, foi constatado que a empresa investe em comunicação interna, e que o nível de satisfação foi elevado dentre os respondentes. Assim, o endomarketing se mostrou uma ferramenta capaz de impulsionar o nível de satisfação do cliente interno
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    Pesquisa de satisfação de clientes em uma loja de roupas femininas
    (2022-10-03) Barreto, Annelisa Mendes; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639
    Com o avanço tecnológico, percebe-se o aumento da concorrência, e para que as empresas consigam se manter no mercado, é fundamental identificar seu público-alvo e entender as exigências e desejos de seus clientes, para retê-los, e serem referência sobre seus concorrentes, seguindo estratégias de marketing para obter a satisfação de seus consumidores. Este artigo teve como objetivo geral identificar o perfil e o grau de satisfação dos clientes de uma loja de roupas femininas na cidade de Tavares/PB. E como específicos: levantar o perfil dos clientes da loja, mensurar o grau de satisfação destes e propor melhorias para aumentar a visibilidade do negócio e o nível de satisfação dos clientes. Aplicou-se um questionário através de um formulário digital baseado no método Customer Satisfaction Score – CSAT com escala Likert. Quanto aos fins, tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva e quantos aos meios, um estudo de caso com abordagem qualitativa. Evidenciou-se a importância da realização periódica de pesquisa de satisfação dos clientes nas empresas, pois é uma prática utilizada para identificar se a organização está no caminho certo, seguindo as estratégias para manter os consumidores fiéis à marca, e corrigir possíveis falhas que estejam gerando insatisfação. O grau de satisfação dos consumidores dos produtos da organização em estudo foi considerado muito elevado e sua estratégia de atendimento, eficaz