01.1 - Graduação (Sede)

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    Como transformar questões relativas a aspectos da estequiometria em problemas do tipo escolar? Uma análise de livros didáticos de química do PNLD 2018
    (2021-11-25) Lins, Hayanne Petruska Ferreira da Silva; Batinga, Verônica Tavares Santos; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/9796774903859883
    Esse trabalho tem como objetivo transformar enunciados de questões relacionadas com a Estequiometria presentes em livros didáticos de química do Ensino Médio, aprovados no PNLD 2018, em problemas. Para isso foram lidos e analisados os enunciados das 249 questões de seis livros didáticos de Química a partir de elementos que constituem a conceituação e características de exercícios e problemas, buscando categorizá-las conforme a diferenciação entre problemas e exercícios de Schnetzler e Santos (2010). Em seguida foram utilizadas as estratégias de Lopes (1994) e Freire e Silva (2013) para transformar exercícios em problemas com base na Abordagem de Resolução de Problemas. Os resultados apontam que 98,79% das questões analisadas se caracterizam como exercícios porque apresentam os seguintes aspectos no seu enunciado: presença de dados explícitos para resolução, resultado pré-estabelecido, foco disciplinar, possibilidades de respostas (certo ou errado), privilegiam a aplicação de algoritmos, fórmulas e equações para sua resolução, visando operacionalizar conceitos, a memorização e reprodução do conhecimento químico. Percebe-se que estratégias específicas podem ser adotadas para transformar enunciados de questões caracterizadas como exercícios em problemas de Química do tipo escolar. Por fim, o estudo pode contribuir para que os professores possam aprender a elaborar novos recursos didáticos (problemas) a partir do livro didático de Química e usá-los nas aulas de Estequiometria. Também em perceber que problemas e exercícios apresentam finalidades educativas distintas no processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos.