01.1 - Graduação (Sede)

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    Prática pedagógica com estudantes com o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2025-07-25) Pereira, Ana Carolina Alves; Coelho, Maria Teresa Barros Falcão; http://lattes.cnpq.br/3795912188041909
    Uma sala de aula é formada por indivíduos que possuem singularidades e particularidades que precisam ser consideradas ao longo do processo de aprendizagem. Neste sentido, esta monografia teve como objetivo compreender a prática pedagógica de professoras, dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Camaragibe (PE), em relação aos estudantes com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A partir de revisão de literatura foi possível perceber que o planejamento pedagógico precisa de adaptações direcionadas aos estudantes com o TDAH, visando uma metodologia com estratégias e recursos didáticos que estimulem a autonomia, atenção e concentração para o desenvolvimento das atividades propostas. Este estudo tem uma natureza qualitativa, na qual os meios para a coleta dos dados foram observações e entrevistas semiestruturadas. A partir do procedimento de Análise de Conteúdos Temática, foram elaboradas três categorias: A prática pedagógica: entre teorias e vivências; Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: concepções e experiências; e Dificuldades e desafios para a prática pedagógica com crianças com o TDAH. Os resultados indicaram que o planejamento pedagógico era elaborado para a turma, havendo uma abordagem de ensino tradicional pelas professoras, com o estabelecimento de condições e recompensas nas atividades propostas para os estudantes. Ressalta-se a importância da formação continuada, que possibilite ampliar a compreensão de temas da Educação Inclusiva, que favoreçam a efetividade de um planejamento que vise adaptações mediante as heterogeneidades educacionais apresentadas pelas crianças.