01.1 - Graduação (Sede)

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    Comparação de técnicas de redução de dimensionalidade aplicadas à clusterização de dados do censo da educação superior
    (2025-08-08) Mercês, Thamires Lopes das; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/8266687622316308
    A grande quantidade de informações coletadas em censos da educação e avaliações nacionais demanda métodos eficientes para extração de conhecimento, permitindo identificar padrões e tendências relevantes. Nesse contexto, a clusterização se destaca como uma ótima técnica para segmentar e interpretar grandes volumes de dados educacionais, sendo o K-Means um dos algoritmos mais utilizados devido à sua simplicidade e eficiência. No entanto, quando aplicado a conjuntos de dados de alta dimensionalidade, seu desempenho pode ser comprometido, tornando necessário o uso de técnicas de redução de dimensionalidade como Principal Component Analysis (PCA), t-Distributed Stochastic Neighbor Embedding (t-SNE) e Uniform Manifold Approximation and Projection (UMAP). Este trabalho investiga o impacto dessas técnicas na qualidade dos agrupamentos gerados pelo K-Means em uma base de dados composta pela junção dos Microdados do Censo da Educação Superior de 2022 e os indicadores de qualidade educacional Conceito Enade e CPC. A análise é realizada utilizando o índice de silhueta como métrica de avaliação e comparando o tempo de execução de cada método. Com dois componentes, o PCA superou o t-SNE e o UMAP na maioria dos testes. Com três componentes, o PCA teve melhor desempenho que o t-SNE em todos os testes, mas ficou equilibrado com o UMAP, onde foi superior em cinco dos nove cenários. Observou-se, ainda, que a quantidade de clusters teve influência relevante nos resultados, especialmente no desempenho crescente do UMAP à medida que se aumentava o número de clusters. O UMAP e o t-SNE mostraram resultados equilibrados com dois componentes. Porém, com três componentes, o UMAP se mostrou melhor em todos os cenários. Além disso, o PCA foi a técnica mais rápida em todos os cenários avaliados, superando tanto o t-SNE quanto o UMAP em termos de tempo de execução.
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    Reestruturação ética na mineração de dados educacionais superiores: conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados
    (2025-08-12) Vasconcelos, Taciana dos Santos; Gouveia, Roberta Macêdo Marques; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/2024317361355224; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/8691839294756407
    Este estudo aborda a reestruturação dos dados públicos educacionais do Ensino Superior promovida pelo INEP, alinhada à LGPD. Inspirado pelo estudo conduzido por Rodrigues (2021), que analisou concluintes de graduação, visando à construção de modelos de classificação utilizando fatores socioeconômicos e tempo estimado para conclusão da graduação em IES públicas. Este trabalho examina como as mudanças na configuração dos dados do ENADE e do Censo da Educação Superior afetam a realização de pesquisas científicas. Em resposta às mudanças nos microdados efetuadas pelo INEP, que impossibilitam a reprodução de trabalhos com finalidade de análise individual de discentes, este estudo direcionou seu enfoque para as informações dos cursos e tempo de graduação dos discentes nesses cursos, considerando medidas de tendência central. Consideraram-se os anos de 2016 a 2018 para dados do ENADE e 2018 para Censo da Educação Superior. Utilizou-se o processo de Knowledge Discovery in Database (KDD) ao longo do trabalho, desde a seleção até a interpretação de dados. Usando 5.170 registros de cursos, técnicas do Aprendizado de Máquina Supervisionado foram empregadas para construção de modelos de regressão e classificação. Essa abordagem visa superar os desafios éticos e metodológicos da reestruturação dos dados, garantindo a utilidade dos dados para fins de pesquisa científica. Resultados mostram que as mudanças permitiram o uso eficaz de modelos de Aprendizado de Máquina. O estudo destaca a importância da ética nos dados educacionais e na inteligência artificial, garantindo a proteção da privacidade e a responsabilidade na utilização dos dados para tomada de decisões futuras.
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    Aprendizagem de programação através de nanolearning: o caso do TikTok no ensino superior
    (2024-10-02) Pereira, Nicole Maria do Nascimento; Melo, Jeane Cecília Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8499459630583005; http://lattes.cnpq.br/4615907372122566
    Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação da UFRPE, campus Sede, localizado em Recife, em relação ao uso do TikTok como uma ferramenta educacional para favorecer a aprendizagem de programação na era digital. O estudo se fundamenta no nanolearning, que prioriza a entrega de conteúdos curtos e objetivos, propícios para um consumo ágil de informações. Os métodos tradicionais, os quais frequentemente utilizam materiais estáticos, apresentam limitações na eficácia do ensino de programação, que se refletem nos altos índices de reprovação nesta disciplina. Assim, o presente estudo de caso tem como objetivo compreender a relevância do TikTok como recurso educacional complementar. Como instrumento de pesquisa, um questionário foi desenvolvido e aplicado a estudantes dos referidos cursos, onde os principais resultados indicam uma aceitação positiva em relação ao uso do TikTok como ferramenta educacional complementar para a aprendizagem de programação. Dos 142 participantes, 67,6% têm entre 19 e 24 anos, faixa etária que os alinha diretamente ao público majoritário do TikTok. Um ponto significativo é que 48,6% dos estudantes demonstraram interesse em métodos inovadores de aprendizado, como o TikTok, e 33,1% já utilizaram a plataforma para fins educativos. No entanto, 40,8% afirmaram nunca ter utilizado o TikTok como método de estudo de programação, o que sugere que o uso da plataforma como recurso educacional pode ser ampliado. Conclui-se que o TikTok apresenta um potencial promissor no processo de aprendizagem de programação, com sinais claros de aceitação pelos estudantes.
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    Potencialidades do Programa de Iniciação a Docência durante o período pandêmico: relato de experiência das intervenções do Núcleo de Biologia
    (2025) Primo, Themis Paiva de Castro; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/0933098777826663
    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID surgiu com o objetivo de incentivar a formação de professores cumprindo um papel importante na inserção do aluno de licenciatura no meio acadêmico, podendo estar em contato com a escola e seu cotidiano. Durante o período de 2020 a 2022 o mundo passou por um período de distanciamento social causado pela pandemia de Covid. Situações básicas do cotidiano como ir a supermercados, sair para restaurantes, passear em shoppings e frequentar instituições de ensino sofreram transformações. Com isso, surgia a indagação: Como será esse novo período? De que forma serão desenvolvidas as aulas e os métodos avaliativos? Quais caminhos seguir para manter os alunos online? Diante de tantas dúvidas e mudanças repentinas, o PIBID Núcleo Biologia da UFRPE precisou ser reformulado para práticas que pudessem ser realizadas de maneira remota. A partir disso, surge este relato de experiência que busca analisar quais práticas relevantes foram desenvolvidas nas monitorias realizadas e de que forma foi percebida a participação dos estudantes nessas vivências. Foram analisados registros referentes ao período do Ensino Remoto Emergencial (ERE) a partir dos relatos de experiências documentais vivenciados pelo núcleo de Biologia no PIBID de Outubro de 2020 a Março de 2022, mantidos pela coordenadora do programa. A pesquisa foi de natureza qualitativa focando em práticas docentes com metodologias ativas do tipo Gamificação/Jogos e Atividades Baseada em Problemas (PBL). Nas metodologias ativas observadas estão aulas de campo virtuais, visitação a museus virtuais, jogos em plataformas online, organização de eventos e outros. Diante da demanda por novas metodologias de ensino, o período do ERE contribuiu para o desenvolvimento de olhar mais amplo para o que já se encontrava disponível na internet e ainda não era tão explorado na educação básica bem como, novas tecnologias para futuras demandas escolares.
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    “Me descobri negra”: identidade racial de estudantes de Pedagogia na UFRPE
    (2025-02-25) Lira, Lauane Xavier de; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/2077463113610454
    Este trabalho tem como objetivo geral analisar os processos de construção da identidade racial de estudantes de Pedagogia do curso presencial na UFRPE, e assim contribuir com a reflexão sobre os fatores essenciais na delimitação da identidade negra, investigando os elementos e experiências que se apresentam durante a sua construção. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, caracterizada como estudo de caso (Minayo, 2007). Como técnica de coleta de dados, aplicamos um questionário virtual por meio da plataforma Google Formulários, com estudantes matriculadas entre o terceiro e oitavo período da matriz curricular do curso, durante o período da sua realização. Para aprofundamento na temática, foi realizado um estado o conhecimento nas publicações das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e dos Congressos Brasileiros de Pesquisadores(as) Negros(as) (COPENE). A técnica de análise adotada para os dados coletados é a análise de conteúdo temática (Gomes, 2007), aplicada nas respostas do questionário. Apontamos algumas categorias que se referem à marcadores que propiciam a construção da identidade negra, a saber as Características fenotípicas; Marcadores culturais e/ou políticos; a Autodeclaração racial; e a Educação formal – Educação básica e Ensino superior. Como resultados, identificamos que as características fenotípicas, principalmente a pele e o cabelo, são os principais alvos de manifestação do racismo. No que se refere a autodeclaração racial, analisamos que há divergências quanto às nomenclaturas utilizadas espontaneamente ou direcionadas de acordo com as categorias do IBGE. Ao investigarmos as contribuições dos marcadores culturais e/ou políticos, foi possível perceber sua influência para a formação de uma identidade política engajada no combate ao racismo. Enquanto isso, a escola aparece como um ambiente de silenciamento do debate racial e, portanto, perpetuador da estrutura do racismo. Em contraste, é expressiva a contribuição advinda da participação no ensino superior, que proporcionou reflexões capazes de auxiliar positivamente na consolidação dessas identidades, bem como no aprofundamento do estudo do racismo e seus impactos.
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    Estudantes universitários e ensino remoto: impactos provocados à saúde mental durante a pandemia de COVID-19
    (2024-03-11) Freitas, Anne Elise Alves de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/9158087822068202
    Estudos e relatos afirmam que os estudantes universitários como uma população com alta prevalência de depressão, ansiedade e níveis elevados de estresse durante a pandemia de COVID-19. Esse fato tem despertado um crescente interesse acerca de possíveis relações entre vivências acadêmicas e a saúde mental. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar os impactos causados na saúde mental dos estudantes de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) provocados pelo ensino remoto emergencial ERE, bem como os aspectos facilitadores e dificultadores do novo método de ensino, os impactos negativos e positivos das aulas remotas associados ao processo de aprendizagem e as consequências causadas à saúde mental dos estudantes. A pesquisa teve uma abordagem quali- quantitativa e foi construída por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado de forma online. Os resultados obtidos foram de um total de 36 respostas e os participantes foram graduandos que estavam entre o quarto até o oitavo semestre, desperiorizados e egressos (concluintes). Esta pesquisa contribui para a investigação dos aspectos e impactos do ERE que foram relevantes na graduação dos estudantes do curso de Educação Física da UFRPE. Os resultados demonstram uma correlação negativa, estatisticamente significativa, entre os fatores associados à saúde mental, aproveitamento acadêmico e impacto do ensino remoto emergencial nas vivências acadêmicas durante a pandemia. Por fim, parece clara a necessidade de que os estudos sobre o tema sejam ampliados, não apenas em relação à realização de novas buscas em outras bibliotecas virtuais, objetivando ampliar e enriquecer os resultados, com o intuito de analisar o fenômeno da saúde mental dos estudantes pós-pandemia através das produções científicas, como também que sejam realizadas pesquisas de campo para obter uma melhor compreensão do objeto de estudo em questão.
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    Letramento digital de discentes idosos (as) na universidade: desafios e propostas para enfrentamento
    (2024) Oliveira, Severina Maria Moura de; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/4214157315222784
    O tema desta pesquisa é o letramento digital, tema que abarca diversas e diferentes áreas, direcionamentos e abordagens. Em uma tentativa de delimitação, nosso objeto de estudo está focado no letramento digital para as pessoas idosas. Pretendemos de um modo mais geral e através de pesquisas bibliográficas, entender a relação entre os idosos e idosas e a tecnologia, bem como os desafios enfrentados por eles na Universidade. De modo mais específico, objetivamos propor caminhos que indiquem como esse grupo pode ser incluído no mundo digital das Instituições de Ensino Superior. Este trabalho tem importância pelo fato de refletir sobre essa parcela da população, que se vê diante dos desafios que os avanços tecnológicos lhe impõem atualmente em todos os setores da vida contemporânea. O desafio das pessoas idosas diante de suas limitações no uso das redes sociais, internet, sites, e-mails etc., é o de tornarem-se hábeis como novos atores nesse mundo digital, e isso exige forçosamente que redefinam conceitos culturais deveras arraigados. Para tanto, debruçaremo-nos sobre os estudos de Bates (2010), Bartlett e Macedo (2015), Soares (2002) e outros, e esperamos contribuir com a formação de idosos e idosas letrados digitalmente e capazes de enfrentar os desafios para a sociedade do século XXI.
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    Sociologia e educação: como os conceitos sociológicos são aplicados nos Trabalhos de Conclusão de Curso sobre educação nos cursos de Ciências Sociais da UFPE e da UFRPE
    (2024-10-02) Nascimento, Diogo Oliveira do; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/4693268077316321
    Este trabalho se propõe a estudar, a partir da busca nos bancos de dados, Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos nos cursos de Ciências Sociais das Universidades Públicas de Pernambuco que relacionam a sociologia com a educação realizados no período de 2018 a 2023. Para atingir o objetivo proposto foi realizada a busca dos trabalhos nos repositórios eletrônicos da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e foram localizados dezoito trabalhos. A fim de efetuar a exploração dos trabalhos, realizamos a leitura das pesquisas e decidimos criar três grupos de análise para os trabalhos: educação e política pública; educação e instituição de ensino; educação e ensino de sociologia. Concluímos que os conceitos da sociologia foram mobilizados na análise dos fenômenos estudados nas pesquisas de conclusão de curso. Portanto, a presença desses conceitos nas pesquisas facilitou a interpretação dos dados apresentados, além disso a compreensão dos fatos pôde ser melhor explorada e compreendida, confirmando a importância dos conceitos sociológicos para análises sobre educação.
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    Racismo algorítmico no desenvolvimento de software: um estudo de caso sobre letramento racial no ensino superior
    (2024-08-05) Silva, Jamelly Nascimento; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; Santos, George Augusto Valença; http://lattes.cnpq.br/8525564952779211; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319
    Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o tema do racismo algorítmico no desenvolvimento de software, focando no letramento racial no ensino superior. O estudo envolveu discentes e docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para investigar o nível de conhecimento deles sobre o racismo algorítmico. O objetivo principal foi entender se esse conhecimento está presente de alguma forma nos cursos relacionados à tecnologia da informação. Os resultados revelam insights importantes sobre a conscientização e compreensão do racismo algorítmico dentro do ambiente acadêmico, destacando áreas de oportunidade para promover um ensino mais inclusivo e abrangente sobre essas questões cruciais na indústria de tecnologia.
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    Análise da evasão no ensino superior: predição e prevenção por meio da mineração de dados educacionais
    (2024-03-05) Ferreira, Rodolfo André Barbosa; Mello, Rafael Ferreira Leite de; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/2982020271806247
    Tendo em vista que a evasão ocorre por abandono, transferência ou desistência do curso; quando o aluno se desliga da instituição que está matriculado ou quando o aluno abandona definitivamente ou não o curso superior, este artigo busca identificar métodos e técnicas automáticas para auxiliar os gestores a prevenir casos de evasão por meio das predições. Para realizar o estudo foi utilizada a Mineração de Dados Educacionais (MDE), que aplica técnicas de mineração de dados, tais como banco de dados, estatísticas e aprendizado de máquina nas áreas da educação. Foram empre- gues dados de 5144 alunos com características relacionadas ao curso, semestre e demografia constantes no banco de dados fornecido pelo Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (SIGA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para os cursos de Zootecnia, Engenharia de Pesca e Agronomia. Os dados, exceto aqueles que são informações pessoais, restritas e sensíveis, foram separados em Ca- racterísticas Acadêmicas por Semestre, Acadêmicas Gerais, dos Cursos, Demográficas e Característica alvo. O estudo usa o algoritmo de aprendizado de máquina LSTM e os otimizadores SGD e Adam, explorando diferentes valores para os parâmetros de taxa de aprendizagem, momentum, tamanho de lotes e número de épocas.