01.1 - Graduação (Sede)

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Resultados da Pesquisa

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    A importância da educação física no ensino de jovens e adultos
    (2025-08-06) Silva, Leonam Keulrrye Pereira da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1157393580861401
    A presente pesquisa tem como tema central a seguinte questão: a importância da educação física no ensino de jovens e adultos. Buscando compreender como a educação física afeta de forma positiva os alunos da EJA. Com base nisso, estabeleceu-se como objetivo geral analisar a importância da educação física no ensino de jovens e adultos. Para isso, definiram-se como objetivos específicos: compreender a EJA como modalidade de ensino; analisar a educação física na EJA; e compreender as políticas curriculares nacional e estadual da EJA no ensino da educação física. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, evidenciou que a educação física, quando integrada de forma sensível e crítica à realidade dos estudantes da EJA, contribui para a valorização da cultura corporal, a construção de vínculos sociais, o resgate da autoestima e o fortalecimento da cidadania. O referencial teórico foi fundamentado em autores como Haddad e Di Pierro e Reis e Molina Net, assim como também documentos oficiais como a Constituição Federal de 1988, a LDB nº 9.394/96, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes curriculares da EJA em âmbito nacional e estadual. A pesquisa mostra que a educação física na EJA deve ser compreendida como um espaço inclusivo e educativo, que respeite as diversidades e promova a formação integral dos seus alunos. Dessa maneira é importante defender uma educação física na EJA de qualidade e com os conteúdos previstos em suas diretrizes curriculares.
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    Uma nova subjetividade: princípios neoliberais nos trabalhadores de plataformas digitais
    (2023-04-24) Noia, Mylena Galdino de Paula; Paula Júnior, Josias Vicente de; http://lattes.cnpq.br/8013351027708968; http://lattes.cnpq.br/6889058934615242
    Na sociedade contemporânea, marcada pelo capitalismo flexível e por políticas econômicas de cunho neoliberal, vive-se uma significativa queda do emprego e constantes reorganizações no mundo do trabalho, o que faz com que cresça, cada dia mais, o número de trabalhos precarizados e, consequentemente, o número de trabalhadores que são destituídos de qualquer direito trabalhista. Junto a essas mudanças políticas, há o rápido e constante avanço tecnológico que, a seu modo, modifica as formas de viver e de trabalhar, reorganizando também, a sociedade e o mundo laboral. Imbricada nas políticas econômicas e no avanço tecnológico, está a consolidação de princípios presentes na ideologia neoliberal, em que os indivíduos precisam ser flexíveis, ter iniciativa e estar constantemente preparados para correr riscos e competir uns com os outros. Com isso, uma nova subjetividade é moldada, mostrando que a ideologia que sustenta os direcionamentos econômicos está entrelaçada na construção da visão de mundo dos indivíduos. Deste modo, a presente pesquisa busca entender como os princípios, normas e conceitos neoliberais são vistos, entendidos e reproduzidos pelos trabalhadores de plataformas de delivery e trabalhadores de plataformas de mobilidade, tentando mapear quais conceitos da chamada “racionalidade neoliberal” norteiam a visão laboral desses trabalhadores e, por fim, buscando comparar as visões e experiências dos motoristas e motoboys entrevistados.
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    Mobilidade urbana em Recife - PE: a importância do sistema metro-ferroviário como uma política pública permanente na Região Metropolitana do Recife (RMR)
    (2025-08-04) Fidelis, Robson da Silveira; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/5167608098419729
    Este trabalho se propõe a estudar, a partir da busca de dados bibliográficos como artigos, ensaios sobre o tema em questão, matérias jornalísticas, dados oficiais e governamentais que abordam a mobilidade urbana na cidade do Recife e da sua região metropolitana, que é um tema presente na sociologia urbana. Partindo de uma perspectiva mais ampla e geral e em seguida desembocando no modal metroferroviário, que é conhecido como Sistema Metrorec de Pernambuco. Utilizarei neste trabalho a metodologia de estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa que é uma atividade fundamental em trabalhos acadêmicos e científicos (Maria; Ivan,2020). Para atingir o objetivo proposto nos resultados das pesquisas, foi implementado um questionário de doze perguntas para três funcionários de carreira da estatal metroferroviária - CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Entre os escolhidos está um servidor da área de implantação de projetos (viabilidade de implantação de diversos recursos), o outro é atualmente gestor geral de todas as estações de trens, tem quase 40 anos de serviço na empresa, já foi membro do CONAD (conselho de administração da estatal que fica em Brasília) da CBTU. Por fim, o terceiro e último entrevistado é o atual presidente do sindicato da categoria metroferroviária em Pernambuco (SINDMETRO-PE) e presidente da FENAMETRO (Federação Nacional dos Metroviários). Os participantes foram designados como 1; 2; e 3 no decorrer desse trabalho.
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    "O sentimento de perdição no rosto de uma moça nordestina": uma leitura dos estigmas de Macabéa segundo Erving Goffman
    (2025-08-06) Carvalho, Jorge Leberg Pereira de; Paula Júnior, Josias Vicente de; http://lattes.cnpq.br/8013351027708968; http://lattes.cnpq.br/7026257704663933
    O presente artigo tem a finalidade de elencar os estigmas aos quais a personagem literária Macabéa, de A Hora da Estrela, último livro de Clarice Lispector publicado em vida da autora, é associada. Buscou-se, através de pesquisa bibliográfica, discorrer a respeito da noção de estigma segundo Erving Goffman e sua relação com a identidade social; relacionar tal noção com um apanhado básico da literatura brasileira, ressaltando os estigmas raciais, de pobreza e lugar de origem presentes nesta; e, por último, falar acerca de A Hora da Estrela e dos estigmas carregados pela personagem Macabéa de acordo com a visão de Goffman, sendo estes o de aparência física, pobreza, semianalfabetismo e lugar de origem.
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    A ciência é masculina? Considerações sobre a produção docente do curso de Agronomia da UFRPE
    (2022-05-24) Lima, Julia Cavalcante de; Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade; http://lattes.cnpq.br/8086721690207482; http://lattes.cnpq.br/9448465974797780
    Este artigo científico analisa, a partir da conceitualização de gênero como uma forma de compreender os relacionamentos e comportamento dos indivíduos, como se dá a produção docente do Departamento de Agronomia (DEPA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Para tanto, primeiramente houve uma revisão bibliográfica sobre a desigualdade de gênero no campo científico, fomentando a base teórica. Durante a pesquisa, foi feita uma coleta de dados através de observações nos Currículos Lattes dos professores. A partir disso, foi possível compreender que algumas áreas ainda são domínios masculinos, além disso, as mulheres continuam sendo minoria em cargos mais altos. Apesar do aumento da presença feminina na ciência com o passar dos anos, ainda estamos longe de podermos considerar os campos acadêmicos como igualitários para homens e mulheres.
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    A atuação pedagógica no Tribunal de Justiça: desafios e possibilidades em um espaço não formal de educação
    (2025-07-21) Lima, Maria Gabriella da Silva; Silva, Fabiana Cristina da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/6046598772971610
    Este trabalho teve como objetivo explorar a atuação do pedagogo em ambientes não formais de educação, mais especificamente no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), com ênfase nas contribuições deste pedagogo para o progresso social e educativo. A pesquisa enfoca a expansão do campo de atuação desse profissional, que, além das instituições escolares, têm ganhado importância em locais como ONGs, hospitais, empresas, museus, centros comunitários, entre outros. Essa abordagem é fundamentada por autores como Libâneo (2005), que discute a amplitude da pedagogia para além dos muros escolares, e Maria da Glória Gohn (2006, 2020), que aprofunda o conceito de educação não formal e sua relevância para a cidadania. Através de uma abordagem qualitativa, o estudo incluiu entrevista com pedagogo que atua no cenário judiciário, com a intenção de entender suas práticas, desafios e impactos. Os resultados indicam que o pedagogo desempenha um papel essencial na promoção da aprendizagem significativa e contextualizada, voltada para o desenvolvimento de competências socioemocionais e para o fortalecimento de laços comunitários, especialmente para os indivíduos envolvidos nos processos judiciais, como pretendentes à adoção, famílias em situação de vulnerabilidade e participantes de programas de justiça restaurativa. Conclui-se que a atuação do pedagogo em ambientes não formais potencializa processos educativos variados, promovendo inclusão e cidadania.
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    Proposições atelieristas e as experiências estéticas pedagógicas na primeira infância: um encontro entre a arte e as crianças bem pequenas em uma escola do Recife - PE
    (2025-08-05) Almeida, Eunice Florentino de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/1609024449642128
    Este trabalho apresenta os resultados da busca em responder o problema de pesquisa de como proporcionar experiências estéticas através da arte na educação infantil, e como as Práticas Atelieristas podem contribuir para estas vivências em sala de aula. Teve o objetivo geral de: analisar as experiências estéticas na primeira infância com artes visuais, através de práticas atelieristas com as crianças bem pequenas da educação infantil, e os objetivos específicos de; observar as experiências estéticas com as crianças bem pequenas, mediadas pela arte e pela natureza, explorando novas possibilidades de ensinar e aprender com a arte na educação infantil, identificar como as experiências estéticas contribuem para a construção do conhecimento das crianças bem pequenas, documentar as interações das crianças bem pequenas com os materiais artísticos, analisando como estas experiências contribuem para o seu desenvolvimento expressivo, socioemocional e cognitivo, e explorar os impactos das práticas atelieristas no desenvolvimento estético e sensorial das crianças bem pequenas. Como aporte teórico destacam-se Bonaccini (2024), Vecchi (2017); Thubenchlak (2020); Richter (2015); Hoyuelos (2020); Holm (2007); Barbosa (2020) entre outros. A metodologia foi um estudo de caso de caráter qualitativo que teve como sujeitos da pesquisa as Crianças bem pequenas da faixa etária de 2 anos a 2 anos e 11 meses, assim como as Educadoras do grupo 2, o estudo de caso foi realizado em uma escola de Educação Infantil na cidade do Recife-PE, a metodologia de análise de dados utilizada foi a Análise temática a luz de Autores pertinentes ao Tema pesquisado. Os dados obtidos mostram os possíveis impactos que as práticas Atelieristas tem no desenvolvimento das Crianças em diversas áreas como no desenvolvimento sensorial, emocional, motor, social estético e cognitivo, mostrando-se um tema de grande interesse para a Pedagogia.
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    Avaliação na educação infantil: caminhos e desafios da prática avaliativa com bebês na rede municipal do Recife
    (2025-07-24) Silva, Bárbara Claudiane da; Ferraz, Bruna Tarcília; http://lattes.cnpq.br/2100573722828366
    O presente estudo buscou compreender a prática avaliativa em uma turma de Berçário da Rede Municipal do Recife. De forma específica, procurou-se compreender as concepções do professor acerca da avaliação na Educação Infantil e seus critérios para avaliar bebês. O referencial teórico fundamentou-se em autores como Hoffmann (1991; 2005), Luckesi (2011), Kramer (2006) e outros que discutem a avaliação como processo contínuo, reflexivo e respeitoso à infância. O interesse pela temática surgiu durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), em que houve contato direto com bebês e diálogos com a professora da turma, possibilitando reflexões iniciais sobre o tema. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada posteriormente, com um professor diferente, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) recifense, por meio de entrevista semiestruturada e análise de conteúdo.
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    Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Gerência Estadual de Inspeção Animal (GEIA), setor da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (ADAGRO) no município de Recife-PE, Brasil. Achados de inspeção pós morte em frango de corte : implicações sanitárias e relevância para a saúde pública
    (2025-08-07) Barbosa, Pedro de Mello Vildes; Rolim, Maria Betânia de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/5676854885081836; http://lattes.cnpq.br/2448346892638113
    O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório realizado na Gerência Estadual de Inspeção Animal (GEIA), vinculada à Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO), totalizando uma carga horária de 420 horas. O estágio teve como objetivo proporcionar a vivência prática da atuação do médico veterinário na área de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, abrangendo rotinas técnicas relacionadas ao controle de qualidade, biossegurança, análise de risco, aplicação da legislação sanitária e promoção da saúde pública. As atividades incluíram visitas técnicas a estabelecimentos processadores de alimentos de origem animal, coleta e acondicionamento de amostras, preenchimento de documentos oficiais e participação em análises sanitárias. A experiência permitiu a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da graduação, promovendo o desenvolvimento de competências profissionais, senso crítico e responsabilidade ética. Ressalta-se a relevância do estágio como elo entre a formação acadêmica e o mercado de trabalho, contribuindo significativamente para a formação de um profissional capacitado, comprometido com a segurança alimentar e a saúde coletiva.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório realizado no Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI) e no Laboratório de Doenças Infecciosas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (LDIC - UFRPE), em Recife - PE. Adenite supurada em glândula dorsal de cateto (Pecari tajacu): relato de caso
    (2025-08-04) Araújo III, Carlos Alberto Ferreira de; Cavalcanti, Érika Fernanda Torres Samico Fernandes; http://lattes.cnpq.br/5256493441853885; http://lattes.cnpq.br/2771172915392701
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é uma disciplina obrigatória do 11º período do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O ESO consiste em uma carga horária de 420 horas que pode ser cumprida em um ou mais estabelecimentos. O objetivo deste trabalho foi descrever as vivências práticas experienciadas entre os dias 14 de abril e 20 de junho de 2025 no Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI) e de 23 de junho a 28 de julho de 2025 no Laboratório de Doenças Infectocontagiosas (LDIC) da UFRPE, e relatar um caso clínico que pôde ser acompanhado durante o período de estágio e que fundamenta o trabalho intitulado “Adenite supurada em glândula dorsal de cateto (Pecari tajacu)”. As atividades foram desenvolvidas sob a orientação da professora Dra. Érika Fernanda Torres Samico Fernandes Cavalcanti e as práticas foram supervisionadas pela médica veterinária Dra. Roberta Rosalie Nascimento e Silva, no PEDI, e pela Dra. Gabriela Gonçalves da Silva, no LDIC. A experiência adquirida durante o ESO foi fundamental para o aprofundamento nos conhecimentos teóricos e práticos relacionados à medicina da conservação de animais silvestres sob cuidados humanos e ao diagnóstico microbiológico.