01.1 - Graduação (Sede)

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    O vício degradante do coração do homem: arqueologia e o consumo de bebidas alcoólicas no Recife oitocentista
    (2024-02-29) Sampaio, Anthony Vinícius Souza; Luna, Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/2140646935718545
    O presente trabalho tem por objetivos observar as posturas sociais e médicas na cidade do Recife oitocentista relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas, frente às mudanças no âmbito social e higienista que vão se consolidar principalmente a partir da segunda metade deste século. Com a mudança do regime governamental do Brasil de Colônia para Império, vemos que a realidade da população muda de acordo com o cotidiano e a adaptação a novas maneiras e costumes. O Recife, sob a influência das sociedades europeias, sobretudo a França e a Inglaterra, inicia um processo de “modernização”, que perdura por todo este século, afetando o dia a dia de toda a população, no qual a elite passa a buscar um novo modelo de sociedade. Essa procura também afeta o contexto do consumo das bebidas alcoólicas, que vai passar por inúmeras imposições em sua prática, ditada pela elite. Com isso, a partir dos estudos bibliográficos acerca da cidade, as fontes históricas escritas, e dos fragmentos de garrafas e garrafas inteiras de vidro (cultura material) proveniente das escavações arqueológicas do Sítio Arqueológico do Pilar, no Bairro do Recife, baseamos nossa análise para compreender um pouco mais a história da sociedade recifense a partir de seu cotidiano, através de uma visão cultural e social.
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    O consumo de bebidas alcoólicas como forma de lazer nas classes populares do Recife
    (2019-07-18) Oliveira, Mônica Maria de; Assis, Rodrigo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/8735573786326770
    Esta monografia apresenta um pequeno estudo sobre o consumo de bebidas alcoólicas como forma de lazer nas classes populares do Recife, para analisar esse fenômeno recorre-se a teoria disposicionalista ou da ação e aos conceitos de classes sociais, lazer e consumo. Construímos assim dois retratos sociológicos para identificar os motivos ou fatores que levaram indivíduos situados nas classes populares a escolherem consumir bebidas alcoólicas como prática de lazer, ao invés de outras formas de uso do tempo livre. Levantamos a hipótese de que o consumo de bebidas alcoólicas é considerado por esses atores um ato corriqueiro, realizado por meio de disposições incorporadas construídas durante as suas trajetórias de vida. Ao mesmo tempo em que resultado desse cultivo de inclinações para essa prática, o consumo de bebidas alcoólicas contribuem, neste estrato social, para uma ampliação das redes de socialização que envolve dimensões concretas da vida social, como a familiar, a vida profissional e as relações comunitárias. Por isso, o consumo de bebidas alcoólicas é visto por esses indivíduos das classes populares como uma forma legitima de lazer, mesmo tendo consciência que há outras formas possíveis de divertimento que não necessariamente envolvem este ato. A relação dessas outras formas, contudo, de acordo com os dados dessa pesquisa, para serem tidas como legítimas precisam, tal como o consumo de bebidas alcoólicas, passarem por um processo contínuo de inscrição nos indivíduos, como predisposições para outras maneiras de pensar, de sentir e de agir no mundo social.
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    Aspectos culturais sobre o consumo de licor no Brasil: uma revisão bibliográfica
    (2023-09-22) Capella, Aynoara Chaves; Silva, Celiane Gomes Maia da; Capella, Yasodhara Nazareth Chaves; http://lattes.cnpq.br/2063458772389848; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402; http://lattes.cnpq.br/5956673424271148
    Segundo a legislação brasileira, o licor é a bebida com graduação alcoólica de 15 a 50% em volume a 20°C e um percentual de açúcar superior a 30g/L, elaborado com álcool etílico potável de origem agrícola ou destilado alcoólico simples de extratos ou substâncias de origem vegetal, substâncias aromatizantes, saborizantes, corantes e outros aditivos permitidos em ato administrativo complementar. O volume de vendas se mantém ao redor de 7 milhões de litros anuais, representando 2,9% do mercado brasileiro de bebidas alcoólicas, o que faz o consumidor nacional dividir sua atenção entre os licores de produção informal e as grandes marcas nacionais e importadas. Dados apontam que o consumo de licores no Brasil cresce em torno de 5% ao ano, fato que motiva o investimento neste setor e aumenta as oportunidades de mercado. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o consumo de álcool e especialmente de licor no Brasil e entender os motivos que levam os brasileiros a consumir este produto. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e explicativo para elucidar motivações que levam ao consumo do licor. Apesar de o consumo de bebidas alcoólicas ser alto no Brasil, o consumo de licor ainda é baixo, sendo seu maior consumo nos estados do Nordeste e apenas durante os períodos de festejos juninos. O licor é uma bebida consumida em sua maior parte por mulheres, dado o seu sabor doce. Também percebeu-se que, para os entrevistados em duas pesquisas o preço do produto não é algo relevante no momento do consumo, porém nenhuma delas relata a qual classe social pertencem os entrevistados. Visto que cerca de 70% da população brasileira vive com até 2 salários mínimos, sendo que 35,63% recebem até um salário mínimos, é de se esperar que bebidas mais baratas, como cerveja ou cachaça, sejam mais consumidas. Apesar disso, mais pesquisas são necessárias, visto que a bibliografia disponível é carente em relação às causas culturais e mercadológicas do consumo dessa bebida.