01.1 - Graduação (Sede)

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    Equiparação de atividade de monitoria acadêmica da disciplina: Aproveitamento integral do pescado: Relatório da atividade de monitoria na disciplina Aproveitamento Integral do Pescado
    (2021-11-13) Silva, Márcia Gomes Tavares da; Oliveira Filho, Paulo Roberto Campagnoli de; http://lattes.cnpq.br/8043850276929205; http://lattes.cnpq.br/4286048324269297
    A monitoria acadêmica é o processo de ensino-aprendizagem, onde desenvolve a autonomia e a formação integral dos monitores, incentivando a integração entre alunos e professores, onde foi possível vivenciar um pouco do que significa a palavra docência. Durante as aulas teóricas e práticas pôde vivenciar e aprender sobre essa divisa de patente existente na instituição de ensino, conhecida como discente e docente. O contato monitor-aluno é de grande importância para o repasse dos conhecimentos adquiridos sobre a disciplina a qual atuou como monitora, todo o processo foi de grande importância para abertura de futuras atuações do aluno na fase de formação profissional. A disciplina de Aproveitamento Integral do Pescado tem como objetivo repassar o conhecimento teórico-prático da melhor forma, para que seja absorvido pelo aluno com maior grau de aprendizagem. As aulas teóricas eram realizadas em sala de aula, localizada no bloco do CEGOE (Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola) na Universidade Federal Rural de Pernambuco, após a cada aula teórica, era realizada uma aula prática no setor de beneficiamento do pescado que se encontra localizado na mesma instituição, na Base de Pesca e Aquicultura Professor Johei Koike, onde era posto em prática todo o assunto teórico anterior lecionado em sala pelo docente responsável pela disciplina, o professor Paulo Roberto. No Departamento de Pesca e Aquicultura que fica localizado o Laboratório de Tecnologia do Pescado (Latpesc) onde os alunos conheciam e vivenciavam o uso de equipamentos tecnológicos utilizados para produção de subprodutos e derivados do pescado. A partir da monitoria pude participar de eventos que colaborou para o crescimento e conhecimento do meu currículo acadêmico, onde ministrei a Oficina Técnica de Filetagem e Elaboração de Empanado, no XVIII Encontro de Produtores Orgânicos do Nordeste, realizado na comunidade Marreco, localizado no município de Lagoa de Itaenga, Zona da Mata Norte de Pernambuco, eventos como esse, que colaborou para meu crescimento acadêmico e profissional.
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    Gastronomia rentável: aplicações gastronômicas na elaboração de novos produtos
    (2022-10-05) Brito, Laís Fernanda Lopes; Costa, Ana Carolina dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8927435119035218
    Crescentes taxas de desemprego elevam a desigualdade social no Brasil, aumentando assim os índices de pobreza, e a segregação social dessa grande parcela de cidadãos. A habilitação técnica e profissional, pode ser uma forma de (re)integrar estes indivíduos ao convívio social. Dentre os paradoxos percebidos na sociedade brasileira, destaca-se o cenário problemático onde a fome e o desperdício alimentar coexistem. É possível visualizar na cadeia produtiva de alimentos condições que elevam a perda do produto, as quais se acentuam no consumidor final, principalmente devido à manipulação e armazenamento inadequado dos insumos, acarretando no aumento dos índices de desperdício de alimentos. Por um senso comum da sociedade, as partes não convencionais dos alimentos como cascas, talos e sementes, são tidas como inutilizáveis, sendo descartadas. Deste modo, seu poder nutricional não sendo visualizados para uso em possíveis adequações culinárias, está passível a persistir em um ciclo de rejeição. Neste contexto, a aplicação de técnicas gastronômicas como a elaboração de conservas, compotas, massas, bolos e doces podem auxiliar na redução de descartes, podendo fomentar produtos utilizando métodos de conservação que elevem o tempo de consumo e agregando valores nutricionais e sustentáveis. Desta forma, a importância da ressignificação no ciclo dos alimentos se dá, pois quanto mais alimento é jogado no lixo, mais alimento precisa ser produzido para atender as necessidades, gerando assim uma cadeia de desequilíbrio ambiental e socioeconômico. Assim sendo, esse relatório de equiparação de estágio supervisionado obrigatório apresenta resultados de um projeto desenvolvido. Este visou promover capacitação de jovens e adultos, desempregados, vulneráveis socioeconomicamente através de conhecimento técnico e empírico, referente ao aproveitamento e desenvolvimento de produtos alimentícios, que possam ser produzidos e comercializados pelos mesmos. O projeto foi realizado em parceria com a Organização Não-Governamental Comunidade Deus e Nossa Senhora (CDNS), localizada no município de Paulista, região metropolitana do estado de Pernambuco, com 11 alunos em 5 encontros presenciais entre aulas teóricas e oficinas práticas. Assim sendo, o presente trabalho traz como resultado a viabilidade e feitos através dos ensinamentos da sustentabilidade alimentar através dos saberes da gastronomia, esses avaliados também em percepção sensorial. Concluindo assim sua viabilidade no ambiente doméstico e formas de transformá-la em rentável e popularmente aceita quando fomentada com base tecnológica.