01.1 - Graduação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma adaptação de um modelo em impressão 3D para o ensino de divisão celular
    (2024-10-04) Silva, Rayane Lima da; Amorim Filho, Edgar Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/0697314354160472; http://lattes.cnpq.br/6730984571052186
    Este trabalho adapta um modelo existente sobre divisão celular para desenvolver modelos didáticos impressos em 3D, integrando placas em braille como uma abordagem inovadora para o ensino do ciclo celular, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo investiga a evolução histórica do conhecimento sobre o ciclo celular e descreve suas principais fases: intérfase, mitose e meiose. A inclusão das placas em braille tem como objetivo tornar esses conceitos mais acessíveis, oferecendo uma experiência educativa que é visual, tátil e interativa. Adicionalmente, o trabalho detalha o processo de impressão 3D, abrangendo a seleção de materiais e as etapas de fabricação dos modelos didáticos, além de destacar as vantagens dessa tecnologia no ambiente educacional. O planejamento e a impressão de modelos representando as fases do ciclo celular foram realizados com a intenção de fundamentar atividades práticas futuras, que visam avaliar a eficácia dessa ferramenta como recurso pedagógico inclusivo. Embora a atividade ainda não tenha sido implementada, os modelos 3D demonstram potencial para melhorar a compreensão dos alunos, proporcionando um aprendizado mais dinâmico e interativo em biologia celular. Essa metodologia inovadora pode transformar o ensino de conceitos complexos, incentivando a adoção de tecnologias emergentes e criando um ambiente educacional mais acessível e envolvente para todos os estudantes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Impressão 3D como recurso didático para o ensino dos poliedros de Platão
    (2023-05-05) Silva, Karla Suzana Tiburcio dos Santos; Amorim Filho, Edgar Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/8031169286649054
    Este estudo explora o uso da impressão 3D como uma ferramenta de ensino para os poliedros regulares de Platão, que são formas importantes na geometria espacial e possuem aplicações em diversas áreas do conhecimento. Esses objetos tridimensionais oferecem uma experiência de aprendizado que tem capacidade de auxiliar no desenvolvimento de habilidades visuais e espaciais dos estudantes. As atividades propostas no estudo consistem em permitir que os estudantes explorem tatilmente os polígonos regulares e poliedros de Platão, utilizando a impressão 3D como meio para isso. A impressão 3D é eficaz para tornar o ensino de geometria mais acessível e inclusivo para todos os alunos. As atividades podem ser adaptadas para diferentes níveis de ensino, podendo ser úteis para educadores que buscam estratégias para melhorar o aprendizado de seus alunos. O estudo abre portas para novas pesquisas que possam explorar ainda mais o potencial da impressão 3D como ferramenta de ensino.