01.1 - Graduação (Sede)

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    Moda, consumo e identidade: a afirmação cultural das mulheres negras e a moda de terreiro no Brasil
    (2025-03-18) Silva, Ariana Suerda da; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/5785885686176626
    Este trabalho investiga as interseções entre moda, consumo e identidade cultural no contexto das práticas religiosas afro-brasileiras, com ênfase no papel das mulheres negras como agentes de transformação e afirmação identitária. No primeiro capítulo, discute-se a evolução da moda a partir do século XVII, analisando suas transformações e impactos na sociedade. O segundo capítulo aborda a moda e a estética para mulheres negras, destacando as dinâmicas de exclusão e os processos de ressignificação dos padrões estéticos historicamente impostos. Já no terceiro capítulo, a pesquisa explora a moda afro-brasileira, com destaque para a moda de terreiro, ressaltando sua dimensão sagrada e sua relevância na preservação das memórias das comunidades afro-religiosas. Os resultados evidenciam que a moda transcende a estética, configurando-se como uma ferramenta de resistência cultural, luta política e reconstrução identitária para as mulheres negras no Brasil.
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    Transgressão e repressão às práticas sociais das mulheres negras no Recife (1890-1899)
    (2023-09-09) Silva, Flaviane Soares da; Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559; http://lattes.cnpq.br/3410730257414704
    Este artigo busca analisar o controle sobre a honra e a moral das mulheres pobres e mulheres negras na década de 1890 na cidade do Recife. Por meio de três processos de habeas corpus e de alguns recortes de periódicos de grande circulação, como o Diário de Pernambuco e o Jornal do Recife, pretende-se acessar as experiências cotidianas e conflitos sociais vivenciados pelas sujeitas investigadas. De modo a abordar tanto as jovens que, junto aos seus familiares, buscaram a reparação da sua honra nos tribunais de justiça, quanto explorar os desvios de condutas das mulheres lidas como imorais, já que rompiam com o modelo de feminilidade exigido. A partir disso compreender que ambas as sujeitas sentiram as pressões sociais sobre seus corpos, o que impactou sobremaneira as suas vivências.
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    Docentes negras na Universidade Federal Rural de Pernambuco: um estudo sobre a presença e o significado da mulher negra na academia
    (2019) Ferreira, Mailonga Albuquerque; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/3580679428083890
    Essa pesquisa trata sobre a construção da mulher afro-brasileira dentro do espaço acadêmico a partir da interseccionalidade que fundamentaa identidade da mulher negra e das produções dessa significação/representação dentro da academia. O objetivo foi compreender o empoderamento feminino negro na perspectiva de docentes afro-brasileiras que estão inseridas no ambiente universitário da UFRPE. Para isto, utilizamos metodologia qualitativa com obtenção de dados secundários a partir da consulta à periódicos, artigos, livros, teses e dissertações disponíveis na base de dados da CAPES, e para acesso aos dados primários foi elaborado questionário na ferramenta GoogleForms oqual foi enviado à docentes da UFRPE e respondido por 14 professoras sendo elas 8 auto declaradas:negras(4 docentes); morena clara(2 docentes) e pardas (2 docentes). A partir da análise de conteúdo, observou-se as diferentes significações que perpassam o ser docente negra dentro da universidade(haja vista que é um espaço majoritariamente e historicamente ocupado por homens brancos), como a imagem de “vencedora” e consequentemente “empoderada” por ocupar tal lugar. Notou-se ainda a escassez dos dados sobre docentes negras universitárias,o que pode ser visto como uma oportunidade para pesquisas futuras e para o aprofundamento das questões que conectam gênero, raça e classe, compreendendo que ao ocupar uma posição de poder como docente criam-se representações práticas das transformações e avanços da comunidade negra brasileira.