01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Proposta de experimentos sobre aquecimento global e os biocombustíveis etanol e biogás(2019) Silva, Manuella Mirella Nunes da; Silva, Claudia Cristina Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/9810071055429520; http://lattes.cnpq.br/5026418413515180Os temas biocombustíveis, sustentabilidade e meio ambiente têm se tornado cada vez mais exigidos nos exames de seleção do ENEM-Exame Nacional do Ensino Médio, vestibulares, seriados e concursos de modo geral. Entretanto, esse ainda é um tema pouco difundido tanto nas escolas públicas como nas instituições de ensino superior públicas. Isso tem ocasionado uma concorrência desleal para os candidatos financeiramente menos favorecidos nessas seleções, uma vez que temas como esses são mais trabalhados em instituições privadas de ensino. Este projeto tem como objetivo a elaboração de experimentos que se utilizem de materiais de baixo custo e fácil acesso, envolvendo aquecimento global e os biocombustíveis etanol e biogás como tema estruturante. Nesse trabalho, será apresentada uma sequência de experimentos que podem auxiliar professores e estudantes a abordar o tema biocombustíveis enfatizando conceitos de diversas áreas da química, tais como química ambiental, química orgânica e físico-química. Parte dos experimentos foram elaborados e aplicados em uma turma do primeiro semestre de 2019 da disciplina optativa Biocombustíveis e outra parte à turma do segundo semestre de 2019 da disciplina de Química L2 do Departamento de Química da UFRPE. Os experimentos realizados e aplicados permitiram coletar dados que foram aproveitados no processo de construção, organização e otimização dos procedimentos experimentais.Item Como transformar questões relativas a aspectos da estequiometria em problemas do tipo escolar? Uma análise de livros didáticos de química do PNLD 2018(2021-11-25) Lins, Hayanne Petruska Ferreira da Silva; Batinga, Verônica Tavares Santos; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/9796774903859883Esse trabalho tem como objetivo transformar enunciados de questões relacionadas com a Estequiometria presentes em livros didáticos de química do Ensino Médio, aprovados no PNLD 2018, em problemas. Para isso foram lidos e analisados os enunciados das 249 questões de seis livros didáticos de Química a partir de elementos que constituem a conceituação e características de exercícios e problemas, buscando categorizá-las conforme a diferenciação entre problemas e exercícios de Schnetzler e Santos (2010). Em seguida foram utilizadas as estratégias de Lopes (1994) e Freire e Silva (2013) para transformar exercícios em problemas com base na Abordagem de Resolução de Problemas. Os resultados apontam que 98,79% das questões analisadas se caracterizam como exercícios porque apresentam os seguintes aspectos no seu enunciado: presença de dados explícitos para resolução, resultado pré-estabelecido, foco disciplinar, possibilidades de respostas (certo ou errado), privilegiam a aplicação de algoritmos, fórmulas e equações para sua resolução, visando operacionalizar conceitos, a memorização e reprodução do conhecimento químico. Percebe-se que estratégias específicas podem ser adotadas para transformar enunciados de questões caracterizadas como exercícios em problemas de Química do tipo escolar. Por fim, o estudo pode contribuir para que os professores possam aprender a elaborar novos recursos didáticos (problemas) a partir do livro didático de Química e usá-los nas aulas de Estequiometria. Também em perceber que problemas e exercícios apresentam finalidades educativas distintas no processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos.Item O uso de um jogo didático para aprendizagem de conteúdos químicos abstratos(2025-03-19) Barros, Ingrid Ester Soares da Silva; Simões Neto, José Euzebio; Silva, Ana Paula Cirino da; http://lattes.cnpq.br/0364462762379933; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/8603521784607119Este trabalho investigou a eficácia do uso de jogos didáticos como ferramenta pedagógica para facilitar a compreensão de conceitos químicos abstratos, como atomística e distribuição eletrônica, entre alunos do primeiro ano do ensino médio. A pesquisa, de natureza qualitativa e com abordagem de pesquisa-ação, envolveu três etapas: sondagem dos conhecimentos prévios, contextualização dos conceitos com a plataforma PhET Colorado e aplicação de um jogo didático, seguida de avaliação pós-intervenção. Os resultados mostraram que a abordagem lúdica e interativa aumentou significativamente a compreensão dos alunos, evidenciada pela melhoria no desempenho nos questionários e pelo maior engajamento dos estudantes. Concluiu-se que o uso de jogos didáticos é uma estratégia eficaz para o ensino de conceitos abstratos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo, e recomenda-se sua ampliação no ensino de química e outras disciplinas com conteúdos complexos.Item Revisão bibliográfica sobre a implementação da Lei 13.415/17: desafios, mudanças, impactos e dificuldades frente ao novo ensino médio no ensino de química(2023-09-20) Barros, Celmalice Vicente Oliveira; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919O sistema educacional no Brasil passou por diversas transformações históricas desde a chegada dos colonizadores. A reforma do Ensino Médio, promovida pela Lei nº 13.415 de 2017, buscou enfrentar desafios, tais quais a evasão escolar e baixos resultados em avaliações. Essa reforma trouxe mudanças significativas, como a flexibilização curricular e o aumento da carga horária anual de 800 para 1.400 horas. Os itinerários formativos permitiram que os estudantes escolhessem áreas de interesse, como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica e Profissional. Entretanto, houve debates intensos sobre a implementação da reforma. Nesta pesquisa, buscamos analisar as concepções de alguns autores sobre a implementação da Lei 13.415/17 e quais os desafios, mudanças, impactos e dificuldades frente ao Novo Ensino Médio no Ensino de Química. Sendo esta monografia de caráter teórico, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a implementação da Lei 13.415/17. Os resultados sinalizaram que a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) expressou preocupações, destacando a possível redução de conteúdos específicos, como Química, bem como a falta de estrutura nas escolas públicas para suportar as mudanças. Professores e especialistas também levantaram preocupações quanto à formação dos docentes e à desigualdade entre escolas públicas e privadas. Apesar das intenções de modernização, sua implementação enfrentou desafios, como a necessidade de formações contínuas dos professores e a garantia de igualdade de oportunidades entre estudantes de diferentes contextos. Tais constatações evidenciam que a reforma procurou inovar o Ensino Médio brasileiro, refletindo uma busca por adequação às demandas sociais e do mercado de trabalho, mas também gerou debates acerca de suas implicações na qualidade da educação e nas desigualdades educacionais.Item Análise das relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) nas questões de química do Exame Nacional do Ensino Médio edição 2021(2022-05-31) Oliveira, Brenda Silva; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/8709791672347257O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação nacional criada em 1998 com objetivo de avaliar o desempenho dos alunos ao término da educação básica. Em 2009, ocorre uma reformulação e passa a ser utilizado como instrumento de ingresso à educação superior com finalidade de democratizar as oportunidades de acesso ao Ensino Superior. O exame tem como objetivo avaliar a qualidade da educação básica e fomentar a restruturação do currículo escolar. Nesta pesquisa, o Enem é concebido também como indicador da presença da abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino médio. Portanto, o objetivo desse trabalho é o de analisar as relações CTS estabelecidas nas questões relativas aos conteúdos químicos do caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do Enem na edição 2021. Metodologicamente, optamos pela edição mais recente do Enem, a de 2021, e realizamos uma pesquisa documental com abordagem qualitativa dos dados, que considerou dados quantitativos. Para as análises foram considerados pressupostos da Análise Textual Discursiva. A partir dos resultados das análises podem dizer que: a maior parte das questões contemplaram diferentes temáticas, com predominância da temática poluição ambiental; a maioria das questões explorou aspectos científicos e tecnológicos; e relações do tipo Ciência-Tecnologia, Ciência-Sociedade, Tecnologia-Sociedade e Ciência-Tecnologia-Sociedade foram identificadas, com predominância das primeiras. Nesse sentido, considerando que na abordagem CTS as três dimensões são articuladas, conclui-se que esse tipo de abordagem parece ser ainda incipiente no ensino de Química no Ensino Médio brasileiro.Item Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica(2018) Guerra, Angela Cecília Soares; Souza, Sandra Rodrigues de; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710Relatamos uma investigação direcionada aos discursos ocorridos com os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no bairro de Santo Amaro/Recife-PE, apresentando como objetivo analisar o tema biossensor como proposta didática complementar ao ensino de eletroquímica. Para tanto, foi elaborada uma sequência de atividades envolvendo diagnose, aula expositiva, e dialogada, experimentação, contextualização e problematização. Resultados mostraram que é possível trabalhar com o tema biossensor no ensino médio para estimular os alunos e alunas a usarem o conhecimento científico. Os alunos(as) que apresentaram dificuldades em compreender os conceitos químicos de oxidação/redução e pilha após as estratégias didáticas utilizadas é um resultado que é aceitável, pois os conteúdos que envolvem os princípios da eletroquímica têm sido frequentemente apontado por professores e estudantes do ensino médio como um dos assuntos que representa grandes dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Devido ao bom desempenho dos alunos que se dispuseram a participar desta pesquisa, podemos considerar que a proposta mostrou ser uma estratégia útil para a produção de respostas e explicações sobre o conhecimento dos princípios da eletroquímica. Mesmo para os alunos que não alcançaram a compreensão deste conteúdo, os resultados sinalizaram que ações como esta podem constituir uma ferramenta que auxilia aos alunos e alunas na tomada da consciência sobre o modo como compreendem as dificuldades que envolvem os conceitos da eletroquímica ao não saber solucionar as questões propostas.
