02.2 - Especialização (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2891

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda
    (2022-06-18) Oliveira, Cleiton Batista de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Pavão, Antonio Carlos; http://lattes.cnpq.br/6873375950921034; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/4295894092568777
    A Astronomia é uma Ciência que fascina de crianças à adultos, até quem trabalha diretamente com ela, contudo, se trata de uma área pouco abordada nos ambientes de educação formais e informais. Além disso, com a expansão das tecnologias móveis, as informações são difundidas de formas, cada vez mais rápidas. Por outro lado, há um deficit de material didático e literatura que aproxime o público infantojuvenil das tecnologias utilizadas atualmente para divulgação e popularização científica. A história da Astronomia, permite uma contextualização interessante, para abordagem de conteúdos interdisciplinares, inerentes à Astronomia, com isso, o presente trabalho, objetiva à produção de uma HQ, resgatando, os acontecimentos astronômicos do município de Olinda, que culminaram na construção de um observatório para estudo dos astros na localidade, importantes no contexto nacional e internacional. O pioneirismo do estado de Pernambuco na construção de um observatório, descobertas e estudos em Astronomia, à tornam, o berço da Astronomia nas Américas. Diante de toda riqueza histórica e cultural, professores de diferentes áreas de concentração (História, Física, Geografia e Matemática) foram entrevistados, para levantamento da necessidade, viabilidade e validação do Produto Educacional, seguindo critérios da CAPES (2019), analisando-se os dados, utilizando uma escala linear de Likert (1982), como também, seguindo parâmetro direcional à ODS (UNITED NATIONS, 2020), a educação de qualidade (#ODS4), que resultaram em dados satisfatórios quanto ao conhecimento de alguns eventos descritos na HQ, como também, perspectivas positivas para utilização do Produto Educacional no ambiente escolar, visto uma demanda emergente.