02.2 - Especialização (UAEADTec)
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Item Linguagem, estereótipos e racismo linguístico: uma análise do filme “medida provisória”(2023-10-21) Gomes, Keila Manuelle Alves; Colins, Alfredo Taunay; http://lattes.cnpq.br/1610848666165965; http://lattes.cnpq.br/5929588277571511Este estudo concentra-se na análise do racismo linguístico e sua relevância no cenário acadêmico e social. O racismo linguístico não se limita à discriminação de variedades linguísticas não padrão, mas também está ligado a questões de poder e opressão. No Brasil, um país conhecido por sua rica diversidade linguística, as diferentes variações linguísticas frequentemente enfrentam estigmatização e discriminação, prejudicando as comunidades que as utilizam. O filme Medida Provisória (2022) é a principal fonte de análise deste estudo, pois oferece um contexto cinematográfico para a exploração do racismo linguístico. Ao examinar as cenas e diálogos do filme, o objexplícitas etivo é identificar manifestações de racismo linguístico, tanto quanto sutis. O filme se revela um espelho das representações culturais e sociais, muitas vezes perpetuando estereótipos e preconceitos relacionados à população negra no Brasil contemporâneo. Os resultados desta pesquisa contribuirão para uma compreensão mais profunda do racismo linguístico no contexto brasileiro, enfatizando a necessidade de valorizar a diversidade linguística e combater a discriminação em relação a variações não padrão. Além disso, o estudo ressalta o potencial do cinema negro como uma ferramenta poderosa para a discussão de questões sociais e culturais complexas, promovendo um diálogo crítico e aumentando a conscientização sobre essas questões cruciais em nossa sociedade.Item O professor multiplicador e sua relação com a produção cinematográfica na rede municipal de ensino do Recife(2019-07-12) Lima, Giselle Maria Carvalho da Silva; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; http://lattes.cnpq.br/0261751914711054Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo sobre a relação entre o Professor Multiplicador e a produção cinematográfica na Rede Municipal do Recife. Tem como objetivos analisar a função do Professor Multiplicador e sua relação com a produção cinematográfica na Rede Municipal do Recife; identificar as atribuições do Professor Multiplicador; compreender como acontece a formação continuada para o Professor Multiplicador atuar nas produções cinematográficas; identificar as vivências das produções cinematográficas previstas na política de Rede e como ocorrem essas produções no cotidiano da escola. Para isto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como foi aplicado um questionário junto aos professores multiplicadores. A partir deste estudo foi possível conhecer como se dá o desenvolvimento do cinema na Rede Municipal, as possibilidades de melhoria do processo, bem como as dificuldades encontradas. Além disso, foi possível verificar que, mesmo sem ter formação acadêmica que contemple plenamente os conteúdos voltados para cinema, os professores multiplicadores participam de formação satisfatória para a execução das atividades, mesmo esbarrando em outros obstáculos como: a quantidade de escolas que o mesmo multiplicador acompanha e a demanda de outros projetos nas mesmas, a falta de tempo e de materiais adequados na escola para a vivência destes conteúdos.
