02.2 - Especialização (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2891

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A moda como expressão artística para pessoas com deficiência visual
    (2019-07-27) Sousa, Jailson Oliveira; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/8722729581428263
    O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma coleção de moda conceitual, como forma de expressão artística, para pessoas com deficiência visual. De modo amplo, o trabalho busca refletir sobre os possíveis diálogos entre o design, a moda e a arte, com foco em ampliar a inclusão das pessoas com deficiência visual nessas áreas. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter explicativo e descritivo, seguindo a metodologia de design de produto proposta por Montemezzo (2003). Buscando entender as principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual no que se refere ao vestuário, e como elas compreendem a moda e a arte. Para a coleta de dados, efetuamos cinco entrevistas em profundidade com mulheres com deficiência visual total. Esse material foi utilizado para compreender as necessidades do público alvo, como também, para o desenvolvimento do produto e das etiquetas táteis e inclusivas. Na sequência, selecionamos algumas das obras da artista Sonia Delaunay, que nos levou a criar um painel semântico, que foi utilizado como referência e inspiração no desenvolvimento da proposta de moda inclusiva. Como resultado desta pesquisa, criamos produtos de moda conceitual, a partir de uma proposta sensorial, como forma de expressar as pessoas com deficiência visual nos espaços artísticos e no universo da moda. Foram elaborados cinco croquis e uma etiquetas tátil como protótipo, inicialmente de forma digital e posteriormente de forma sensorial, como uma possibilidade de incluir as questões relacionadas as pessoas com deficiência visual no processo de criação de moda conceitual e artisticamente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Astronomia tátil e audível: o ensino da astronomia para alunos com deficiência visual
    (2022-06-18) Melo, Alain Prost Silva de; Guedes, Leandro Ferreira; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/1088768516415033; http://lattes.cnpq.br/3110884262014794
    Esta pesquisa tem como principal objetivo proporcionar uma ferramenta que sirva de apoio pedagógico aos professores no ensino da Astronomia na educação básica, direcionada, principalmente, aos alunos com deficiência visual (baixa visão ou cegueira). Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico de artigos e trabalhos científicos sobre índices atuais da população brasileira com deficiência visual, a legislação educacional inclusiva e o ensino de Astronomia para alunos com deficiência visual. Em seguida, como etapa prática da nossa pesquisa, foram construídas maquetes com temas de Astronomia utilizando materiais de texturas diversas que estimulem o tato. Nessas maquetes também foram utilizadas legendas em Braille e Língua Portuguesa, visando a identificação tanto para alunos com cegueira ou baixa visão, quanto para os videntes. Também foram disponibilizados podcasts através de QR Codes na própria maquete, com explicações rápidas e objetivas sobre as maquetes em questão. Ao final, foi elaborado como produto educacional um guia de apoio didático aos professores no qual consta a descrição da construção de algumas maquetes, sugestões de materiais que podem ser utilizados na mesma e sugestão de aplicativos para gravação de podcasts.