02.2 - Especialização (UAEADTec)

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    Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua
    (2022-06-07) Silva, Gleydson Patricio de Souza; Matias, Marcelo Pereira; Tenório, Alexandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6169033174942344; http://lattes.cnpq.br/1749867373338081; http://lattes.cnpq.br/7891673760826772
    No presente trabalho trataremos de um modelo de metodologia ativa utilizado para o ensino de astronomia, especialmente para o caso das fases da Lua. Também foi analisado como valer-se do método para obter melhores resultados no desempenho do processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista que as metodologias ativas constituem uma possibilidade aos métodos tradicionais reconhecidos pelo processo substancialmente transmissivo em que o docente é o centro do processo. Isto foi realizado através de uma proposta metodológica tem com público alvo o 2º ano do ensino médio e foi experimentada a partir de oficina como ferramenta no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos. A abordagem aqui apresentada está pautada na compreensão contemporânea da ciência, através da observação, investigação e prática em que buscamos por meio da ludicidade tornar o ensino da Astronomia mais atraente, prazeroso e significativo aos nossos estudantes.
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    Análise de dados em radioastronomia como ferramenta de ensino-aprendizagem de física e matemática
    (2022-06-18) Falcão, Sérgio Francisco; Silva, Antenor Jorge Parnaiba da; http://lattes.cnpq.br/0144039007577270; http://lattes.cnpq.br/5177728129241307
    O presente trabalho reflete a inquietação deste e de outros autores quanto a introdução significativa dos conceitos da Radioastronomia no ensino básico. Certo do seu grande potencial educacional e do pouco aproveitamento de tal conceituação é que surge a idéia de um produto educacional que tem como influência as ideais construídas ao longo do curso de Especialização em ensino de Astronomia e Ciências Afins da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), os aspectos construcionistas de Seymour Papert (1994 e 1986), as modernas abordagens da Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel (1918-2008), bem como a análise de dados de radiotelescópios feita com a linguagem de programação Python. Segundo Papert (1986), o uso do computador potencializa o processo de aprendizagem do indivíduo e é nessa perspectiva que se pretende aqui propor a mediação para facilitar o ensino de Física e Matemática na escola básica. O projeto se baseia na ideia de que a linguagem de programação Python é de extrema importância para a Radioastronomia, pois é com seus algoritmos que grande parte dos cientistas leem e interpretam os dados coletados por radiotelescópios. Assim, com o objetivo de utilizar as imagens e gráficos gerados pelos dados, que nos ajudam a compreender vários aspectos dos objetos espaciais, este trabalho propõe o uso pedagógico dos elementos para ajudar estudantes a compreender conceitos físicos, como ondas eletromagnéticas, relatividade; conceitos matemáticos, como estatística, matrizes, análise de gráficos; e conceitos e estruturas do campo da tecnologia da informação, como análise de dados e lógica de programação, buscando a prática de um ensino amplo e integrado ao mundo profissional.