02.2 - Especialização (UAEADTec)

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    Pod Ver Cinema: a prática cineclubista como ferramenta pedagógica no ambiente escolar
    (2023-07-13) Lima, Aline Cristina Lins de; Otaviano, Jéssica Maria de Oliveira; Carvalho, Alfredo Taunay Colins de; http://lattes.cnpq.br/1610848666165965; http://lattes.cnpq.br/3332713881164545; http://lattes.cnpq.br/9898593960774482
    O seguinte Trabalho de Conclusão de Curso tem como principal objetivo desenvolver um podcast como ferramenta didática para arte educação. Este trabalho discorre sobre o processo de criação e lançamento do Pod Ver Cinema, podcast concebido pelas autoras para falar sobre cinema, educação e cineclubismo. A pesquisa tem como objetivo entender a relevância da arte cinematográfica e, mais precisamente, do cineclubismo, como ferramenta pedagógica para a escola, por meio da produção e realização do podcast. O podcast conta com uma entrevista com profissional da área do cinema e da educação. Até o momento da publicação deste trabalho, foi gravado e disponibilizado um episódio na plataforma Spotify. O formato de podcast foi escolhido por permitir que as discussões deste trabalho extrapolem o meio acadêmico, tendo em vista que podcasts são muito consumidos atualmente, por pessoas de diferentes graus de formação. Como bibliografia, apoiamo-nos em autores como: Rosália Duarte e Ana Mae Barbosa, entre outros. Com base nas discussões apresentadas, considera-se que a prática cineclubista é uma importante ferramenta pedagógica para ser utilizada no ambiente escolar.
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    Produção de vídeo na sala de aula - o uso da linguagem Cinematográfica na oficina de Cineclube, em uma escola de Campina Grande/PB, como prática pedagógica
    (2019-07-27) Gurjão, Camila Vieira de Sousa; Agra, Uirá Rupert Moreira Cruz e Costa; http://lattes.cnpq.br/1007832192720400; http://lattes.cnpq.br/9291932558258011
    O presente trabalho tem por objetivo relatar um estudo de caso do processo de inserção e uso de recursos videográficos, para ensino cinematográfico, na oficina de cineclube na Escola Estadual Dom Luiz Gonzaga Fernandes (Campina Grande/PB) dentro do projeto Novo Mais Educação do Governo Federal. Neste estudo são apresentados os fundamentos teóricos que embasam a inserção do vídeo em sala de aulas, tais como MORAN (1995), FERRÉS (1996), e outros autores que ajudam na implantação da metodologia da prática, assim como os procedimentos metodológicos usados em sala de aula, na relação aluno e professor. Observou-se que a prática de criação de vídeos em sala de aula facilitou o diálogo com os alunos, aproximando o ensino à vivência do alunado.