02.2 - Especialização (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2891
Navegar
8 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Avaliação da aprendizagem em linguagens e suas tecnologias: análise do manual do professor de inglês do 6º ano na obra formando cidadãos(2025-03-27) Oliveira, Carlos Fernando Ferreira de; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/7426301142330622O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar o Manual do Professor da obra Formando Cidadãos da Editora Construir (edição 2024-2025-2026) de Língua Inglesa para o 6° ano, analisando suas práticas de avaliação à luz das diretrizes da BNCC (2018) para o Ensino Fundamental. Desta forma, discutiremos seus fundamentos teóricos, observando e analisando se a obra didática selecionada está alinhada com as diretrizes vigentes da BNCC (2018) para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi uma análise da estrutura, da qualidade, da didática, da abordagem pedagógica e se está adequada à BNCC. Essa pesquisa foi fundamentada nas ideias de CURY (2008); Bordoni (2000); Bloom (1993), LIBÂNEO, (1994), JORBA, J SANMARTÍ (2003) e outros. A avaliação está relacionada a vários elementos do contexto escolar, como currículo, planejamento, professores e alunos. É resultado de uma ação contínua que ocorre através do desenvolvimento do próprio aluno, contando com a participação do professor como mediador e regularizador do seu papel para o avanço progressivo dos objetivos do aluno. Esse método é chamado de “ação avaliativa, como a mediação” feito pelo professor no processo educativo.Item Práticas pedagógicas : propondo uma sequência didática de Língua Portuguesa no período considerado pós-pandêmico fazendo uso de TICs(2025-01-02) Silva, Alexsandro Rafael da; Moura, Adriano Carlos de; http://lattes.cnpq.br/8947628169874874; http://lattes.cnpq.br/9379641967819191A atividade que apresentamos como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC da pós-graduação em Estudos da Linguagem e Formação Docente, da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, foi fruto de sequência didática relacionada à disciplina de estágio curricular do curso de Letras-Língua Portuguesa, da Uniasselvi. Tendo como objetivo geral realizar intervenções em duas turmas da Educação Básica visando a contribuição de práticas pedagógicas para docentes de LP no período considerado pós-pandêmico por meio do uso de TICs. Aplicamos duas sequências didáticas: uma em turma de 6º Ano e uma em turma do 1° Ano - Médio. Em ambas, grupos foram formados para se trabalhar trechos de obras de quatro escritores/as da literatura brasileira, bem como resumo biográfico desses/as, culminando com a produção de jogo on-line (6° Ano), por meio do Wordwall, e a produção de textos (literários e/ou não literários) e criação de blog (1° Ano) usando o Blogger. Muito embora boa parte dos/as discentes das turmas tenham mostrado desconhecimento dessas ferramentas, eles/as se mostraram bem interessados/as nas atividades propostas. Isso reforça o quão significativo pode ser o uso de tecnologias digitais no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem na educação formal. Interessante que as TICs que são usadas nas escolas, possam receber cada vez mais atenção, de modo que o seu uso não seja algo pontual, mas possa ser visto como um leque de possibilidades dentro das perspectivas de práticas pedagógicas, favorecendo o processo educacional de cada estudante.Item O papel do professor nas estratégias de ensino para crianças autistas: uma análise das práticas inclusivas no município de Passira/PE(2024-08-31) Silva, José Fagner da; Pinto, Lucas Alencar; http://lattes.cnpq.br/0226788457940075Nos últimos anos, muitas crianças autistas têm chegado às salas para se-rem incluídas. A escola ainda se mostra despreparada para lidar com todos os desafios na inclusão de crianças com espectro autista no dia a dia escolar. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel do professor e as práticas pedagógicas nas estratégias de inclusão e ensino inclusivos para crianças autistas em Passira/PE a partir de uma abordagem acerca do contexto do Transtorno do Espectro Autista; de um diagnóstico acerca da Situação Atual das Políticas Públicas para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); identificando as Práticas Pedagógicas dos Professores do Ensino Fundamental para Lidar com Alunos com Transtorno do Espectro Autista em Passira-PE; investigando as estratégias pedagógicas adotadas pelos professores para atender às necessidades específicas dos alunos autistas; e avaliando o nível de conhecimento e capacitação dos professores em relação ao TEA. O referencial teórico contemplou discus-sões acerca do conceito de autismo, por meio das teorias e leis como: de Orrú (2012), Cunha (2017), Rodrigues (2010), Manual do Autismo (2016), (Lei Federal n° 12.764), dentre outros. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo em que se aplicou um questionário e uma entrevista com professores da Escola Mul. Maurina Rodrigues dos Santos, município de Passira. A pesquisa foi realizada com cinco professores que possuem crianças autistas na sala de aula. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que os professores possuem conhecimentos acerca do Espectro Autista, mas necessitam de formações pedagógicas continuadas para melhor ensinar e dar suporte ao ensino aprendizagem das crianças com TEA.Item A importância da formação específica na prática docente em arte/educação(2019-07-15) Rito, Luana da Silva; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/0353111682284066In this research, we are discussing the importance of specific training in the teaching practice of Art teachers. We are going to present the reflection about art education in Brazil, the main legislations and the internal teaching regulations of the city of Jaboatão dos Guararapes, in consonance with a case study realized at the Alice Vilar de Aquino Municipal School, located in the neighborhood of Socorro. To support us in this work we bring the contributions of Arroyo (2000), Barbosa (1975) (1991), Biasoli (1999), Ferraz & Fusari (1992) (1993), Libâneo (1991), among others dealing with Art in school education and teaching methodologies.Item Prática docente no ensino de artes: contribuições da formação inicial para licenciatura em artes nas séries finais do ensino fundamental em escola da rede municipal de Paudalho-PE(2019-07-06) Barbosa, Joselita Coelho da Silva; Souza, Thiago Rogério Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8058860732844067; http://lattes.cnpq.br/7559155278569732This work aims to analyze the practice of teachers who teach the discipline of arts in the final years of Elementary School, with emphasis on the methodological procedures adopted in their teaching practices based on tactics that verify the teacher training of teachers who work in the teaching of Arts and to assist in the identification of how the arts classes are planned and executed, linking the approximations and distance between the National Curriculum Parameters (NCP) guidelines for the teaching of arts and the teaching practice of teachers. The theoretical framework included discussions about initial training, teaching practice and methodological procedures, based on the following authors: (BARBOSA, 1985, 1991, 2010, 2014), (FERRAZ and FUSARI, 2009, 1997). The procedures methodological studies consisted of conducting field research in the municipal college of Paudalho, for the data collection a semi-structured interview, questionnaire and classroom observations were performed, the subjects were teachers and students. As data analysis we used the technique of content analysis (BARDIN, 1977). The data obtained indicate that there are no teachers with a degree in Arts at the researched school. Based on the results and discussions presented, it is considered that the educational management of Paudalho has a lack of commitment to its teachers, lack of investments in training, and with its students, because they have teachers without training or training. Leaving a gap for the improvement of the teaching of the arts.Item A formação inicial de professores polivalentes e sua relação com o ensino da arte(2019-08-10) Barbosa, Dayse Patrícia Pereira; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/5087371823144795This paper aims to investigate the education for art teaching in Pedagogy Degree courses and identify their conceptions of art. From this, it was analyzed how the initial formation, graduation, contributed to the development of teaching practices within the scope of Arts classes. Documentary analysis of the Pedagogy Course Guidelines, the BNCC and the Pedagogical Course Project was performed. This is a descriptive qualitative research, which used a semi-structured interview, containing 6 questions applied to 10 polyvalent teachers. The results showed that the teachers approach the understanding that the initial training did not satisfactorily meet all the demands of the classroom. Research is required, specialization courses, among others.Item O professor multiplicador e sua relação com a produção cinematográfica na rede municipal de ensino do Recife(2019-07-12) Lima, Giselle Maria Carvalho da Silva; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; http://lattes.cnpq.br/0261751914711054This Course Conclusion Paper presents a study on the relation between the Multiplier Teacher and the cinematographic production in the Municipal Network of Recife. Its objectives to analyze the function Teacher Multiplier and its relation with the cinematographic production in the Municipal Network of Recife; identify the attributions of the Multiplier Teacher; to raise as it happens the continued formation for the Multiplier Teacher to act in the cinematographic productions; to identify the experiences of the cinematographic productions foreseen in the Network politic and how these productions are given in the daily life of the school. For this, bibliographical and documentary research was done, as well as a questionnaire was applied to the multiplier teachers. From this study it was possible to know how the development of cinema in the Municipal Network, the possibilities of improvement of the process, as well as the difficulties encountered. In addition, it was possible to verify that, even without having an academic education that fully contemplates the contents directed to cinema, the multiplier teachers participate in satisfactory training for the execution of the activities, even bumping into other obstacles such as the number of schools that the same multiplier. accompanies and the demand for other projects in them, the lack of time and adequate materials at school to experience these contents.Item Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia(2022-06-16) Santos, Robson Alves dos; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/3132287799322332Even being part of human history for about 5000 years, astronomy science ends up being neglected by many. It is present in subjects such as science, geography and physics, but it is not approached as a single area. Many teachers find it difficult to teach astronomical topics because they have not been prepared in their basic training, many resort to different books and do not have a single and accessible source of information. With the advancement of technology, information arrives faster and faster to the user, such as the use of smartphones. The application stores have some applications that can serve as a basis for teaching various school subjects, but there is no tool that concentrates lesson guides, practical activity guides and celestial bodies for observation throughout the year. With that in mind, the objective of this work was to propose a mobile application capable of helping teachers and students in the teaching and learning process of astronomy.
