02.2 - Especialização (UAEADTec)

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Resultados da Pesquisa

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    Foto e resistência: a fotografia produzida pelo MST/BA como resposta à criminalização
    (2023-10-24) Pedroso, Letícia Tavares da Paixão; Lima, Morgana Gama de; http://lattes.cnpq.br/8342509136177925; http://lattes.cnpq.br/8231857707133272
    A Bahia sofre com constantes conflitos por terra, os quais resultam em uma ampla produção fotográfica sobre o tema, principalmente ao que se refere a atuação do MST. Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar a importância da fotografia na luta pela terra, principalmente aquela produzida pelo MST na Bahia. Esse objetivo é buscado a partir de: levantamentos bibliográficos a respeito da importância da fotografia na formação da imagem, levantamentos do histórico da relação do MST com a fotografia, discussão referente a produção fotográfica feita pela mídia abordando o tema, conceituação de criminalização e sua relação com a imprensa, levantamento das fotografias produzidas pela comunicação do MST no ano de 2022 e, por fim, realização de análises fotográficas. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa explicativa, ou seja, foram realizados levantamentos bibliográficos a respeito do tema, além de análise das imagens, a qual teve como base metodológica as categorias presentes na mensagem conotadas abordadas por Barthes (1990): pose, objeto e fotogenia. Com base nos resultados e discussões apresentados, considera-se que a fotografia produzida pelo MST possui importância cultural e informativa e se configura como resposta ao movimento de criminalização realizado pela imprensa. Sendo assim, autorrepresentação vai mostrar através de uma visão interna a contribuição positiva do MST para com a sociedade.
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    Fotografia como recorte da paisagem: o uso de dispositivos móveis para estudos de desenho de observação
    (2023-09-18) Lucena, Eduardo Gomes de; Bracchi, Daniela Nery; http://lattes.cnpq.br/6149456459123478; http://lattes.cnpq.br/2435416144293028
    Esta pesquisa tem como propósito analisar a incorporação de dispositivos móveis na prática artística contemporânea, investigando o uso de fotografias capturadas por smartphones nos estudos de desenho de observação. Inspirada tanto na abordagem transdisciplinar dos artistas renascentistas quanto nas tecnologias contemporâneas, esta pesquisa acompanha os estudantes do Curso Técnico em Artes Visuais no Instituto Federal de Pernambuco - Campus Olinda. Assim como Leonardo da Vinci utilizou a câmara escura para representar a perspectiva uniocular e o ponto de fuga, a câmera dos aparelhos celulares pode ser empregada como auxílio técnico para recortar a paisagem desejada, além de registrar o espaço-tempo e permitir ao artista explorar detalhes minuciosos da cena. No contexto deste estudo de caso, foram acompanhadas duas turmas da disciplina de Pintura durante três saídas de campo. Através das pinturas realizadas em uma praça próxima ao Campus, tornou-se evidente o uso frequente dos dispositivos móveis como ferramentas que enriquecem o processo criativo. Essas ferramentas proporcionam atributos que complementam a visão humana, incluindo zoom, recorte e a capacidade de capturar momentos específicos. Ao observar essa prática, a pesquisa destaca a intersecção entre arte e tecnologia ao longo da história. A metodologia adotada fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de Observação Participante, permitindo ao autor vivenciar e registrar a interação dos estudantes com os dispositivos móveis durante a prática artística. A motivação para esta análise decorre da experiência do autor como técnico nos laboratórios de Pintura e Fotografia no Instituto Federal de Pernambuco,Campus Olinda.
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    Observação lunar e registro de imagens no Padlet
    (2022-06-13) Silva, Bruno Henrique Vieira da; Santos, Lucas José de Mendonça dos; Mendes, Renata Akemi Shinozaki; http://lattes.cnpq.br/2026358226342858; http://lattes.cnpq.br/2983825655013742; http://lattes.cnpq.br/6735741445314970
    Durante o período de pandemia da Covid-19, no ano de 2020, o meio educacional passou por diversas modificações que fortaleceram o sistema de ensino remoto e à distância por meio de tecnologias que facilitassem o ensino e a aprendizagem. Com isso, ciências como matemática, física e química que necessitam de aplicações empíricas, através de laboratórios com demonstrações físicas de fenômenos naturais para serem melhores compreendidos, não se afastaram da realidade no período pandêmico, pois, a tecnologia conseguiu criar uma ponte entre docente e discente durante as aplicações do conhecimento mesmo remotamente. No presente trabalho, a observação lunar fora aplicação de objeto de estudo utilizando-se de aparelhos de telefone celular para capturar imagens da Lua. Deste modo, foi possível o estudo da Lua e seus ciclos lunares com os alunos do 9º ano do ensino fundamental (anos finais). Os discentes registraram as imagens capturadas no celular e compartilhadas na plataforma educacional Padlet. Esta plataforma funciona como uma mural virtual possibilitanto a interação das imagens obtidas por meio das técnicas aplicadas em sala de aula, fornecendo o aprendizado sobre o conteúdo e utilizando-se da aplicação de técnicas de fotografia com o celular resultando em um produto educacional de grande aprendizado prático.