02.2 - Especialização (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Contribuições das pesquisas empíricas sobre histórias em quadrinhos (HQs) em educação para pensar a prática educativa em artes e tecnologia(2019-07-09) Dias, Priscylla Karollyne Gomes; Machado, Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5285590707178347; http://lattes.cnpq.br/4569293571803835Esta monografia tem por objetivo investigar situações discursivas que pesquisas empíricas vinculadas a cursos de mestrado em educação, e publicadas nos últimos anos (2013-2018) no Brasil, constroem em torno de práticas pedagógicas a partir do uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) na educação. Para tanto, foi reunido um corpus de análise compreendendo um quantitativo de três monografias articuladas com a finalidade de perceber como indicam sentidos da aprendizagem de conteúdos com as HQs. A reunião das monografias que compuseram o corpus de análise da pesquisa foi condizente com um gesto de provocação em torno das configurações discursivas que mobilizam sentidos de sujeitos e de educação, situados em um campo de prática pedagógica. Sendo assim, este trabalho tem como ênfase as proposições de Dominique Maingueneau. Os resultados apontaram que as situações discursivas que emergem de fragmentos de trabalhos acadêmicos vinculados a cursos de mestrado em educação, e que produzem articulações a sala de aula, são as seguintes: convencimento sobre a originalidade do tema; recurso pedagógico em um dado campo de atuação docente e pedagógico; aproximação com o sujeito leitor da dissertação; distanciamento da prática cotidiana; possibilidade de apropriação da linguagem quadrinhesca. A inserção da discussão em torno da composição de artes e de tecnologias neste trabalho condiz com a aposta de repensar práticas alicerçadas por uma cadeia simbólica da linguagem que se estrutura, por sua vez, por meio de referências cotidianas e sócio-culturalmente legitimadas pelos sujeitos do discurso. As considerações do trabalho apontam que a provocação de pensar as HQs como uma ferramenta tecnológica sugere a abertura de um campo de possibilidades em torno dessa expressão provocativa, contemporânea e emergente.Item Letramento digital: despertando o hábito da leitura literária através dos quadrinhos(2019-08-02) Santos, Peterson Fabrício Corrêa dos; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/9172035980770338A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a literatura em quadrinhos como suporte de leitura na era digital, a fim de instigar o interesse dos jovens sobre a leitura, que são submetidos às tecnologias desde a infância. Para realizar esta perspectiva, a proposta deste trabalho é criar e incentivar o hábito da leitura de livros clássicos como Machado de Assis, que será utilizado como corpus desta pesquisa. Com o avanço da tecnologia, surgiu nova forma de leitura e escrita que transformou os jovens. Esse avanço facilitou o surgimento do estudo relacionado ao letramento digital e aos textos multimodais. Através desse avanço, se obteve o interesse de conciliar o gibi e a literatura para transformar a literatura em quadrinhos digitais, incentivando o hábito da leitura nos jovens que estão cada vez mais longe dos livros impressos e mais inseridos no mundo digital. Assim, Para a composição e análise deste trabalho, será estudada a obra Dom Casmurro de Machado de Assis, como também os autores Carla Viana Coscarelli, Ana Elisa Ribeiro e Rildo Cosson serão citados para abordar os temas letramento digital, letramento literário e os textos multimodais. Com isso, pretendemos mostrar a ideia de criar quadrinhos recriando a literatura para que a leitura volte a ser o hábito preferido dos jovens na era digital.Item A viagem de Órion e o nascimento das constelações – a mitologia das constelações em história em quadrinhos: uma proposta de ensino de astronomia na educação básica(2022-06-18) Cavalcanti, Jorge Luiz Batista; Lima, Thiago José Bezerra de; Fernandes, Telma Cristina Dias; http://lattes.cnpq.br/1738008489950635; http://lattes.cnpq.br/4845189761528558; http://lattes.cnpq.br/9322443838207173As constelações instigam curiosidade, principalmente, quando são observadas na ótica do conjunto de lendas e mitos advinda de suas nomenclaturas, razão pela qual se torna viável o Ensino de Astronomia direcionado para o contexto escolar. Nesse sentido, esta pesquisa buscou apresentar uma proposta de construção de um material didático-pedagógico para estudantes e professores(as) em exercício na Educação Básica, no formato de um roteiro para a elaboração de histórias em quadrinhos, intitulado: “A viagem de Órion e o nascimento das constelações”, utilizando-se da linguagem da mitologia greco-romana para compreender a origem das constelações, com destaque para aquelas facilmente observadas no céu de Pernambuco e região. Dessa forma, buscou-se inserir a linguagem abstrata dos mitos gregos e romanos para a origem das constelações, de modo a incorporar elementos voltados à Astronomia na estrutura conceitual dos educandos, a partir do trabalho desenvolvido com o uso de histórias em quadrinhos. Portanto, espera-se que o produto educacional, representado pelo referido roteiro, envolvendo os personagens mitológicos, possa oferecer subsídios teórico-práticos para que professores(as) desenvolvam temas relevantes do campo do Ensino de Astronomia, proporcionando-lhes situações educativas de criação de variadas formas de mídias, como revistas em quadrinhos, desenhos animados, teatro e outras.Item Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda(2022-06-18) Oliveira, Cleiton Batista de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Pavão, Antonio Carlos; http://lattes.cnpq.br/6873375950921034; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/4295894092568777A Astronomia é uma Ciência que fascina de crianças à adultos, até quem trabalha diretamente com ela, contudo, se trata de uma área pouco abordada nos ambientes de educação formais e informais. Além disso, com a expansão das tecnologias móveis, as informações são difundidas de formas, cada vez mais rápidas. Por outro lado, há um deficit de material didático e literatura que aproxime o público infantojuvenil das tecnologias utilizadas atualmente para divulgação e popularização científica. A história da Astronomia, permite uma contextualização interessante, para abordagem de conteúdos interdisciplinares, inerentes à Astronomia, com isso, o presente trabalho, objetiva à produção de uma HQ, resgatando, os acontecimentos astronômicos do município de Olinda, que culminaram na construção de um observatório para estudo dos astros na localidade, importantes no contexto nacional e internacional. O pioneirismo do estado de Pernambuco na construção de um observatório, descobertas e estudos em Astronomia, à tornam, o berço da Astronomia nas Américas. Diante de toda riqueza histórica e cultural, professores de diferentes áreas de concentração (História, Física, Geografia e Matemática) foram entrevistados, para levantamento da necessidade, viabilidade e validação do Produto Educacional, seguindo critérios da CAPES (2019), analisando-se os dados, utilizando uma escala linear de Likert (1982), como também, seguindo parâmetro direcional à ODS (UNITED NATIONS, 2020), a educação de qualidade (#ODS4), que resultaram em dados satisfatórios quanto ao conhecimento de alguns eventos descritos na HQ, como também, perspectivas positivas para utilização do Produto Educacional no ambiente escolar, visto uma demanda emergente.
