02.2 - Especialização (UAEADTec)
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Item Políticas públicas na educação infantil : Um estudo da inclusão de crianças com (TEA) Transtorno do Espectro Autista, na rede municipal de ensino em Limoeiro-PE(2024-08-31) Cabral, Márcia Gabriela de Melo; Barbosa, Antônio Maria Pereira; http://lattes.cnpq.br/7274411488341929; http://lattes.cnpq.br/1422211764217749O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o de-senvolvimento da comunicação, socialização e comportamento das crianças. No entanto, com o apoio adequado e políticas educacionais inclusivas, essas crianças têm a oportunidade de aprender e crescer de acordo com o seu potencial único. Nesta pesquisa, exploraremos em profundidade a contribuição das políticas públicas destinadas à inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de ensino em Limoeiro, Pernambuco. Embasando propostas de aprimoramento das políticas destinadas às pessoas com deficiência do TEA visando garantir o acesso equitativo e a qualidade da educação para todas as crianças com esta deficiênciaItem A inserção dos instrumentos da acessibilidade comunicacional no cinema de Recife para pessoas com deficiência visual(2023-10-19) Arruda, Luciene Maria de; Nogueira, Amanda Mansur Custódio; http://lattes.cnpq.br/0341879306272619; http://lattes.cnpq.br/2384347512489934O presente estudo se constitui numa tentativa de compreender o cinema como ferramenta formativa e educativa. Nesse sentido procura-se entender o acesso das pessoas com deficiência visual que frequentam salas de cinemas assiduamente e não apenas em festivais de mostra acessível. Pensando nisso, a maneira mais expressiva da acessibilidade visual é descrever o que se passa nos filmes, aquilo que não pode ser visto. Como exemplo das imagens estáticas ao fundo da tela, essa é a forma mais real para que essas pessoas interajam com a narrativa total dos filmes. Dentro dessa ótica, o objetivo central deste trabalho é Identificar quais são os recursos e instrumentos disponíveis nas salas de cinema e exibição, no Recife, que promovem a acessibilidade ao público com deficiência visual e, se essa acessibilidade promovida está em consonância com as polícias públicas de inclusão e acessibilidade que respaldam esse direito às pessoas com deficiência. A partir disso, pesquisar quando foram implementadas as políticas públicas que promovem acessibilidade nos cinemas em Recife; investigar se há algum equipamento nas salas de cinemas de Recife que promova a acessibilidade para as pessoas com deficiência visual facilitando a compreensão dos filmes por completo durante a sua exibição; identificar as dificuldades das pessoas com deficiência visual quanto ao uso dos equipamentos de acessibilidade nas salas de cinema de Recife. O referencial teórico dialoga com temas sobre: Inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência visual nos cinemas (Oliveira e Vasconcelos, 2018); Políticas públicas direito das pessoas cegas (Estatuto da Pessoa com Deficiência, 2015); Tecnologia assistiva e instrumentos para pessoas com deficiência visual nas salas de cinemas; Políticas públicas no audiovisual para as pessoas com deficiência visual (Lima, 2010; Tavares, 2019). Os procedimentos metodológicos adotados são do tipo pesquisa de abordagem qualitativa e a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório.Item Tecnologias mobile no ensino de Artes para estudantes surdos(2023-05-25) Carmo, Clessiane Silva do; Santos, Viviane Carmo dos; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/5246105586168825; http://lattes.cnpq.br/6611025423853493Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as tecnologias mobile podem contribuir para o ensino e aprendizagem de Artes por crianças surdas, a partir de análises sobre como os professores fazem uso das tecnologias digitais no ensino de Artes. Foi considerada a utilização de tecnologias mobile como: FlipaClip e Google Arts & Culture. Além da aplicação destas ferramentas nas atividades de Artes com alunos surdos, e verificação dos benefícios desse uso. O referencial teórico contemplou discussões acerca da necessidade das escolas se adequarem para atender os educandos surdos, a importância do conhecimento de Artes, os variados contextos que os aplicativos podem ser utilizados no ensino de Artes e sobre considerar o contexto do aluno como condição para que o ensino de Artes possa promover experiências intelectuais. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisas bibliográficas, questionário e observações de aula com professores e estudantes surdos do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal do Estado de Pernambuco. A pesquisa constatou que práticas educativas inovadoras, com o uso das tecnologias mobile, contribuem positivamente no ensino e aprendizagem de estudantes surdos.
