02.2 - Especialização (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Análise de soluções criadas em tecnologia da informação com uso de inteligência artificial para cidades inteligentes(2024-08-31) Silva, Lucas Melo da; Machado, Luiz Claudio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6359712741593257Esse artigo tem como objeto de estudo o impacto causado nos cidadãos Recifenses usuários das soluções em Tecnologia da informação criadas pela Empresa Municipal de Informática - EMPREL. o Objetivo é medir esse impacto baseado nas funcionalidades dos programas em benefício aos usuários, descrevê-los e demonstrar sua relevância mensurada pelos números de usuários cadastrados e beneficiados com as políticas. A metodologia é a pesquisa bibliográfica qualitativa e quantitativa com uso de dados estatísticos secundários. Verificou-se quais os programas mais acessados e quais os benefícios trazidos aos usuários. Foi possível concluir que os programas de tecnologia da informação da Prefeitura do Recife são relevantes para seus usuários, sejam na forma de benefícios financeiros, informativos e participação popular nos problemas e desafios de melhoria e políticas públicas na comunidade.Item Inovação tecnológica e arte publicitária: a interferência do uso da inteligência artificial em filmes publicitários sob a percepção do espectador(2023-10-25) Ferreira, Adalberto Ribeiro; Araújo Filho, Mironaldo Borges de; http://lattes.cnpq.br/4535402164652924; http://lattes.cnpq.br/1511373809509639As marcas e a publicidade vêm se reinventando imagens atrativas e presentes na memória do público, tornando-se parte do seu cotidiano. Para tanto, adota diversas técnicas para se destacar na mente do consumidor, em meio a muitas informações disponíveis. O presente trabalho teve como objetivos, estabelecer uma relação de conceitos de tecnologia, inovação e inteligência artificial com a arte publicitária e assim compreender como o uso da inteligência artificial interfere na percepção e nas emoções dos espectadores de filmes publicitários. A metodologia aplicada foi de caráter descritivo com abordagem quali-quantitativa, tendo como instrumento de coleta a aplicação de um questionário a respeito de filmes publicitários, a fim de apurar a percepção dos entrevistados sobre o uso da inteligência artificial nesses filmes. Foram analisados três filmes publicitários, sendo um deles criado totalmente com auxílio da inteligência artificial, outro criado parcialmente com o auxílio de IA e um terceiro, sem nenhum auxílio de IA. O estudo indicou com resultados que nos três filmes, a maior parcela dos entrevistados conseguiu identificar quais foram os filmes criados com IA e o que não foi criado com IA.
