Licenciatura em Letras (UAEADTec)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A diversidade linguística no português brasileiro : reflexões sobre o preconceito linguístico no ambiente educacional(2023-11-29) Lima, Maria Andrielly Matos de; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440A presente pesquisa apresenta algumas reflexões, a partir da teoria da sociolinguística, sobre as diferentes formas de comunicação presentes na língua portuguesa, influenciadas pelos fatores sociais, econômicos, históricos e culturais e tem como objetivo geral verificar as concepções linguísticas de 4 (quatro) docentes de Língua Portuguesa da Educação Básica, atuantes no Município de Santa Maria do Cambucá- PE, refletindo sobre a necessidade de práticas pedagógicas que não menosprezem a língua materna no combate ao preconceito linguístico. E, como objetivos específicos, buscou-se: analisar o fenômeno sociolinguístico para uma melhor compreensão acerca dos aspectos da linguagem, discutir a relevância das concepções sociolinguísticas para a práxis pedagógica, evidenciar as contribuições da Linguística Aplicada (LA) para o ensino de língua materna e refletir sobre o papel da escola e do professor diante do preconceito linguístico. Para a construção deste artigo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, baseada em livros e artigos científicos, tendo como aporte teórico as contribuições de Antunes (2003; 2007), Bagno (2007; 2007), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Soares (2000), dentre outros, salientando a relevância de práticas pedagógicas que valorizam a diversidade linguística durante o processo de ensino e aprendizagem, por meio de documentos oficiais que orientam o ensino da língua materna, como os PCNs e a BNCC. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo por meio da aplicação de uma entrevista com 4 (quatro) docentes de Língua Portuguesa, desenvolvida com a finalidade de analisar como abordam esse fenômeno linguístico nas atividades que integram a sua prática pedagógica e sua atuação docente. Desse modo, a finalidade da referente pesquisa é buscar, sobretudo, enfatizar a importância da Variação Linguística (VL) no contexto social, dentre a necessidade de uma reflexão sobre o preconceito linguístico no ambiente educacional, visando obter meios que ampliem o repertório comunicativo dos estudantes e uma valorização da diversidade linguística brasileira. A partir das informações analisadas, conclui-se que é de extrema relevância que haja uma conscientização nas instituições de ensino, de modo que as práticas didático-pedagógicas adotadas pelos docentes de Língua Portuguesa sejam capazes de atribuir o conhecimento necessário acerca da VL, com o intuito de ampliar o repertório comunicativo dos estudantes e visando a desconstrução do preconceito linguístico ainda presente na sociedade, além de contribuir para uma sociedade consciente, capaz de respeitar todo e qualquer tipo de diversidade existente no país.Item A leitura como ferramenta no processo da aprendizagem, no 8º e 9º ano do ensino fundamental, anos finais(2023-11-29) Garcia, Josineide Barbosa da Silva; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/3504016040602748O presente estudo busca analisar o conhecimento sobre a leitura e como o professor pode levar o estudante a ter motivação para praticá-la. Apresentamos, neste trabalho, um relato acerca da nossa experiência prática docente durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), o qual foi realizado em uma escola pública do município de Igarassu, em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Durante as atividades propostas, dedicamo-nos a discutir questões relacionadas ao ensino de leitura e à importância dessa prática. Entende-se que a leitura é fundamental para o bom desenvolvimento do ser humano. É notório que, aquele que lê, melhor argumenta e sabe colocar-se diante de diferentes situações de interação. Faz parte do papel da escola conscientizar sobre a importância da leitura na formação integral do indivíduo e sobre a prática e uso dessa competência na sociedade atual, seja no meio educacional, profissional, cultural ou no exercício de sua cidadania. Utilizamos, como metodologia, a pesquisa bibliográfica, embasando-nos em estudos, pesquisas e artigos anteriormente publicados, seguida de análise do material referenciado para a elaboração e aplicação do projeto de leitura. Visando implementar a prática de incentivo à leitura como professor mediador, foi executado o projeto didático de leitura. Foi possível perceber o engajamento dos estudantes durante todo o processo de aplicação do projeto, desde as rodas de conversa até a atuação no desenvolvimento das atividades sugeridas. Concluímos, a partir da compreensão desta prática, que a leitura é uma competência primordial para a vida em sociedade, sendo uma parte de destaque significativo na formação dos cidadãos.Item A multimodalidade aplicada ao estudo de charges no ensino fundamental: uma análise de propostas de livros didáticos de português(2021-08-20) Sousa, Elizangela Pereira de; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/6843304492214969Compreendemos que a linguagem passa por diversas evoluções, e que a comunicação é um processo que articula vários modos de realização, podendo realizar- se de diversas maneiras. Nas atividades de comunicação pós-modernas, a forte presença da multimodalidade passa a exigir que os sujeitos aprendam novas habilidades de leitura, o que torna necessária a utilização de uma abordagem multimodal nas aulas de língua portuguesa. O presente artigo objetiva discutir a forma como alguns livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º ano, aprovados no último Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), propõem o estudo do gênero charge. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, na qual foi analisado um capítulo – dedicado ao estudo do gênero em questão – em cada livro de Língua Portuguesa do 9º ano, o Se Liga na Língua e o Conexão e Uso. O trabalho partiu de um questionamento a respeito de que forma os livros didáticos de Língua Portuguesa tratam os aspectos multimodais em atividades de leitura do gênero charge, destacando os posicionamentos de Cavalcante (2008), Dionísio (2002; 2006; 2007; 2014), Kress e van Leeuwen (1996, 2001, 2006), Lima (2015) Menezes e Leal (2019) Sperandio (2012), dentre outros, que discutem e fazem referência às charges e à perspectiva multimodal. Os resultados encontrados mostraram que os livros de Língua Portuguesa estudados, especificamente o capítulo e a unidade analisada, trabalham com gênero charge de maneira multimodal, proporcionando aos estudantes fazer inferências através dos recursos imagéticos e verbais presentes no texto chárgico por meio da leitura crítica e reflexiva.Item Blog : percurso sócio-histórico de um gênero da esfera privada para a pública(2024-08-08) Almeida, Mikael Missias Conserva; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/2069044588200022A prática ancestral de registrar experiências pessoais em diários evoluiu com os blogs, que transformaram um gênero predominantemente privado em um formato público. Os blogs mudaram profundamente a maneira como indivíduos compartilham suas vidas íntimas, oferecendo uma nova expressão e audiência. Plataformas como o Blogger popularizaram os blogs, que se transformaram ao longo do tempo, dando origem a formatos como vlogs e audioblogs. Essa evolução também impulsionou o microblogging, respondendo à necessidade crescente de consumir informações de forma rápida e dinâmica. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga a trajetória evolutiva do gênero blog, destacando os elementos sociorretóricos e linguísticos envolvidos nesse processo, compreendendo como influências e demandas sociais moldaram o surgimento e desenvolvimento desse gênero, culminando em ramificações como vlogs e audioblogs. Utilizando uma revisão bibliográfica qualitativa, com ênfase na análise histórica e diacrônica do gênero blog, o estudo revela como esse gênero, inicialmente uma forma de diário pessoal baseado em links, se transformou em uma plataforma pública e multifuncional. Os resultados da pesquisa evidenciam que as necessidades e expectativas da sociedade exercem profunda influência na utilização e evolução dos gêneros textuais. A introdução de novas tecnologias desempenha um papel crucial no aparecimento de novos gêneros, enquanto alguns gêneros antigos tornam-se obsoletos. Assim, este estudo oferece uma base sólida para futuras investigações sobre a dinâmica dos gêneros textuais na era digital.Item Gamificação em sala de aula : relato de experiência sobre as potencialidades para o desenvolvimento da leitura no ensino médio(2023-09-28) Paixão, Marlí Rodrigues; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/5908539724470878O presente trabalho tem como propositiva relatar experiência com gamificação, associada ao processo de engajamento e desenvolvimento da leitura, evidenciando os resultados alcançados e discutindo sobre uma abordagem qualitativa das potencialidades pedagógicas dessa metodologia ativa. Segundo a ótica de Rodrigues et al (2022) e Aguiar (2021) na perspectiva da gamificação, o uso de games torna os conteúdos mais atrativos, gerando interesse e aprendizagem. Neste intuito, este estudo buscou investigar as potencialidades da gamificação no desenvolvimento da leitura, em uma das turmas do 2º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Antônio Cavalcanti Filho, na cidade de Afrânio-PE. Mediante o desenvolvimento das atividades previstas, foi perceptível o envolvimento dos alunos, assim como foi possível reconhecer que os jogos despertam um instinto competitivo e de aprendizagem, levando os alunos a exibirem suas habilidades leitoras. Concluímos, ao fim do estudo em questão, que o uso de novas metodologias para o ensino de leitura na Educação Básica pode ser uma estratégia eficiente para a formação de leitores engajados e autônomos.Item O gênero charge em sala de aula: a construção de sentidos por meio da leitura multimodal(2023-12-14) Bandeira, Ana Paula da Silva; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/3619127005787958Este trabalho tem o objetivo de investigar como as múltiplas semioses presentes na materialidade do gênero charge contribuem para a construção de sentidos e, consequentemente, para a compreensão efetiva do texto. Portanto, o conteúdo desse estudo aborda a importância da charge como gênero textual para o ensino de Língua Portuguesa. O método utilizado para a concretização dessa pesquisa é de caráter analítico-bibliográfico em fontes bibliográficas que abordam a temática da pesquisa. A pesquisa bibliográfica seguiu uma abordagem qualitativa e documental organizada em alguns contextos, sobre: os gêneros textuais e o ensino, caracterização e uso da charge; os sentidos da charge; a charge na sala de aula e orientações dos documentos normativos educacionais. A pesquisa conta com autores como Kleiman (2004), Marcuschi (2007), Silva (2004), Dionísio (2007/2011), Rojo (2012) e Libâneo (2018), entre outros, que demonstram que a charge é um gênero que pode ser utilizado de forma eficaz para o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes. A multimodalidade presente na charge contribui para a construção de sentidos de diferentes maneiras, a partir da combinação de diversos modos de representação da linguagem, as quais atuam de forma orquestrada na construção da mensagem a ser transmitida; como também ser utilizada para representar ideias ou conceitos que são difíceis de serem expressos apenas através da linguagem verbal; e, também, criar um efeito humorístico ou irônico. A charge é um gênero textual que pode ser utilizado de forma eficaz para o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes, pois está presente no cotidiano dos sujeitos, é capaz de despertar o interesse e pode ser utilizado para abordar temas atuais e relevantes para o ensino-aprendizagem do gênero textual.Item Podcast: gênero textual digital como ferramenta de incentivo à formação de leitores no ensino médio(2023-11-29) Silva, Ani Camila Gomes da; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440Este estudo objetiva investigar até que ponto a aplicabilidade do podcast pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio e de forma especial, para o desenvolvimento da leitura. O presente trabalho busca, de forma específica, identificar como o podcast pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das competências leitoras no Ensino Médio, reconhecendo possíveis implicações do gênero midiático digital em relação ao desenvolvimento leitor e analisar possíveis concepções teóricas que salientam a importância da contribuição do podcast como recurso didático. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental de caráter qualitativo, com base na análise de publicações acadêmicas que abordam temáticas relativas aos gêneros digitais, podcast e leitura no Ensino Médio. Como resultado, foi possível identificar as diversas possibilidades que o gênero digital podcast pode proporcionar ao desenvolvimento das habilidades de leitura e, concomitantemente, da oralidade, permitindo desde o desenvolvimento da compreensão leitora à inclusão social no ambiente educacional. Todavia, como qualquer nova metodologia, faz-se necessário tanto o preparo do docente que almeja utilizar o gênero em questão como o ambiente escolar deve dispor também dessas perspectivas com base em infraestrutura e instrumentos tecnológicos.
