Licenciatura em Letras (UAEADTec)
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Item Tecnologias no ensino fundamental: dialogando com os nativos digitais no ensino da língua portuguesa(2018) Souza, Evandro Batista de; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529; http://lattes.cnpq.br/8723440314550332As tecnologias fazem parte do cotidiano, especialmente das crianças e adolescentes que nasceram em meio a elas. São eles os estudantes do Ensino Fundamental, jovens que não concebem o mundo sema existência dos recursos tecnológicos. Ao inserir o uso de tecnologias no ensino fundamental muitas vantagens podem ser observadas, dessa forma o aluno entende que a tecnologia pode exercer vários papéis em sua vida cotidiana, induz que o aprendizado pode ser obtido através de um computador, o que é verdade, amplia dele sobre as tecnologias, não limitando apenas ao prazer ou divertimento. Nesse sentindo a tecnologia educacional faz uso de três aspectos básicos: recursos destinados à aprendizagem, funções de gestão educacional e funções de desenvolvimento educacional. Cada um desses três componentes é apresentado numa matriz bidimensional que, no plano horizontal indica o propósito, o resultado e a atividade correspondente. O surgimento tecnológico educacional vem sendo caracterizado como conjunto de pesquisas, descobertas, inovações e aperfeiçoamentos,apresença da Internet nas escolas vem se tornando cada vez mais significativas, facilitando a aprendizagem. Assim como pontuou Prensky, a integração das novas tecnologias de informação e comunicação com a educação irá produzir novas formas de aprendizagem. Ele alerta para o perigo de os professores formais estarem muito distantes dos seus estudantes que usam a web no lugar do livro, interagem com seus amigos e afetos através das tecnologias.Item Uma análise das questões de linguagens apresentadas no ENEM(2019) Barros, Emmanuella Farias de Almeida; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/4993497631882133O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)é uma avaliação de âmbito nacional e permite que os jovens ao final do terceiro ano, a partir dos seus desempenhos, possam ingressar em diversas universidades em todo o país. Levando em conta a importância do exame, este estudo se propõe a analisar as duas últimas edições da prova do ENEM de Língua Portuguesa investigandoa concepção de linguagem que predomina no ano de 2017 e 2018;categorizaras atividades de Língua Portuguesa encontradas nas duas últimas edições do ENEM; e, identificarquais osconhecimentos linguísticos são mais requeridos nas questões referentes ao português.Para alcançar osobjetivos propostosrealizamos uma pesquisa documental, de cunho qualitativo com maior ênfase e de cunho quantitativo em menor ênfase, por entendermos que durante o processo de análise alguns dados quantificáveis poderiam nos ajudar a entender o nosso objeto, mas não o suficiente para explicá-lo, por isso também a escolha de uma abordagem qualitativa. A base conceitual do nosso trabalho voltou-se principalmentepara Antunes (2003), Travaglia (1996), Koch (2002),Andrade (2015) e Vicentini (2015). Os resultados da pesquisa indicaram que a concepção de linguagem como forma de interação é predominantenesse exame e que as questões mais requeridas na prova são perguntas sobre interpretação de texto, evidenciando, para nós, umensino que esteja alinhado com tais conhecimentos,a fim de que os alunos tenham um bom desempenho e possam alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.Item Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio(2018) Oliveira, Cláudia Gabriella de Lima; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/6472201820211149Sabe-se que para a realização de bons textos é necessária muita leitura. No que diz respeito à redação e produção de textos no ensino médio, acaba sendo um desafio, para os professores e estudantes, uma vez que alguns professores impõem ao aluno determinado conteúdo para a redação e passa apenas a avaliar aquela produção. A produção de textos, que vai além de nota, leva o aluno a uma interação entre os sujeitos, um olhar crítico acerca do mundo e do que ele busca repassar naquelas palavras, embora muitos não estejam sendo ensinados a isso. Este estudo tem por finalidade entender a forma de ensino que está orientando os jovens, esses que em sua maioria não apresentam muito interesse pela leitura e pela produção de textos. Conhecer os alunos, os seus gostos pessoais, suas ideias, pode levá-los a uma ideia de transpassar, por meio das palavras, aquilo que ele gostaria de falar, logo, a importância da escrita será reconhecida por professores e por alunos, não apenas em tempo de ENEM ou Vestibulares, em que muitos passam a aprender as técnicas de uma boa redação. É importante entender e estudar a situação “professor e aluno”, condições de ensino, estímulo a ambos e efeitos de uma boa leitura e consequentemente ótima escrita a esses jovens. Portanto, este artigo tem por objetivo analisar produções textuais, tendo em vista o ensino médio e os desafios para os estudantes.Item Letramentos literários digitais no ciberespaço: dialogando com as fanfics(2019) Almeida, Alexsandro Vital de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8065268277903070Pretende-se analisar as fanficse suas influências nas práticas de letramentos literários digitais de estudantes do ensino médio.O estudo fundamentou-se nas abordagens dos seguintes autores: Barton e Hamilton (2000); Lévy (1999); Lima e Menezes (2017); Lorenzi; Pádua (2012); Marcuschi e Xavier (2010); Moreira (2013); Neves (2012); Padrão (2007); Rojo (2009); Silva (2017); Soares (1998, 2002); Vargas (2015).A metodologia utilizada priorizou abordagem qualitativa, mediante técnicas procedimentais, tais como: pesquisa de campo em duas escolas públicas da rede estadual de Pernambuco, aplicação de questionários com estudantes do ensino médio. Os resultados da pesquisa revelam que a maior parte dos estudantes não tem conhecimento sobre as fanfics(62,3%) e 83% não costumam ler fanficsna internet. Mesmo sem o conhecimento do gênero fanfic, muitos estudantes (39,6%) afirmaram que gostariam que o professor de literatura trabalhasse com fanficsem sala de aula. No cenário da cultura digital, a escola precisa desenvolver ações para motivar letramentos literários nos meios digitais, no sentido de ampliar práticas de leitura e escrita direcionadas à literatura. A fanficpode se transformar em uma ferramenta didática importante para estimular essas práticas de letramentos dos jovens estudantes do ensino médio, interessados nas conexões entre literatura e outras linguagens do ciberespaço.
