Licenciatura em Letras (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2887
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
5 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Alfabetização e letramento: um relato de experiências sobre estratégias de enfrentamento de dificuldades de leitura e escrita no ensino fundamental(2019) Silva, Ana Paula Rocha da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833O presente estudo configura-se como relato de experiência, cujo objetivo principal éanalisar estratégias utilizadas na ação docente para minimizar dificuldades de leitura e escrita no 6º ano do ensino fundamental, considerando articulações entre alfabetização e letramento.Como aporte teórico, foram priorizados os trabalhos que discutem alfabetização e letramento, tendo em vista a complexidade e as conexões indissociáveis desses conceitos. Em termos metodológicos, este estudo constitui-se de uma pesquisa qualitativacom observação participante e como forma de registro um diário etnográfico escolar. Muitos docentes deparam-se com as dificuldades de leiturae escrita de estudantes que iniciam novo segmento do ensino fundamental (6º ano) ainda sem o domínio efetivo de leitura e escrita, repercutindo nas práticas de letramentos.Item A importância do letramento literário para a formação juvenil a partir da experiência do grupo jovens em cena do SESC Santo Amaro no Recife(2019) Melo, Osmar Morais Santos de; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/4399950491476893A prática de leitura é uma viagem incessante ao mundo do conhecimento e imaginário. Quando esta viagem ocorre no universo da literatura, certamente haverá de consolidar ainda mais valores importantes à formação pessoal de cada indivíduo envolvido em processos sofisticados de leitura e interpretação. O presente trabalho de pesquisa visa não somente o resgate da experiência de letramento literário, a partir darelevante contribuição do grupo Jovens em Cena do SESC Santo Amaro, no Recife,como também compartilhar a experiência exitosa de atuação em processos de educação não formal intermediado pela literatura. Portanto, pretende-se defender aimportância do letramento literário como estratégia fundamental para o desenvolvimento da leitura associada ao teatro, e fortalecimento da ideia de atuação de agentes privados na oferta de serviços artísticos e culturais para a juventude em processos de educação não formal, expertise do Serviço Social do Comércio (SESC),com atividades que envolvam as artes cênicas e o teatro. Em linhas gerais, a pesquisa partiu do resgate sobre a encenação do espetáculo “A Viagem de um Barquinho, deSílvia Orthof. Observando a literatura que reconhece o letramento literário como metodologia importante para o desenvolvimento do processo de leitura e de interpretação textual, admite-se a importância dessa metodologia para a prática pedagógica em ambientes formais de educação, bem como acontecem em ambientes voltados à educação não formal.Item Práticas de letramentos literários no ensino fundamental: diálogos com a literatura infantojuvenil(2019) Silva, Maria Aparecida Moura da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/7227696801201162O principal objetivo deste trabalho é analisaras práticas de letramentos literários de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, considerando a literatura infantojuvenil como estratégia na motivação da leitura literária. Como aporte teórico, utilizamos abordagens de Caldin (2010), Zappone (2008), Soares (1998,2006), Lajolo (2000), Zilberman (2004),Santos (2011) e Cosson (2009). Em termos metodológicos, recorremos à pesquisa-ação com proposta de intervençãopedagógica, considerando, sobretudo, o enfoquede Cosson (2009) no planejamento didático de uma oficina literária realizada com discentes do 6º ano do ensino fundamental. Partindo de uma proposta de intervenção pedagógica, pautada na sequência básica de Cosson (2009), apresentamos estratégias didáticas na motivação da leitura literária, tendo em vista o trabalho com a literatura infantojuvenil para ampliar práticas de leituras e letramentos literários. No desenvolvimento do trabalho, notamos que os educandos participaram ativamente dos processos de leituras e releituras literárias.Item Alfabetizar letrando: um desafio para o ensino de língua materna(2019) Barbosa, Maria Aparecida; Santos, Sulanita Bandeira da Cruz; http://lattes.cnpq.br/9012661375569097Atualmente, defende-se um trabalho pedagógico nos anos iniciais que envolva tanto o alfabetizar quantoo letrar, por serem consideradoscomo processos inseparáveis, que devem caminhar paralelamente.Esta é a nova e desafiadora tarefa que se apresenta aos professores e que vem sendo, há muito tempo, tema de discussões entre os estudiosos da linguagem. Nesta perspectiva, este artigo, com base numa revisão bibliográfica, tem por objetivo refletir sobre as contribuições da alfabetização vinculada ao letramento para o ensino e aprendizagem da língua materna. Assim sendo, discorreremos sobre o conceito de alfabetização e letramento, além da relevância de se alfabetizar letrando e, concomitantemente, refletiremos sobre suas implicações no que diz respeito ao papel do professor nesse processo, já queele precisa se apropriar do sentido da alfabetização e letramento para poder vivenciá-lo em sua prática pedagógicano que concerne ao ensino da leitura e da escrita.Item Oficina de libras para alunos ouvintes: possibilidades e perspectivas(2019) Cabral, Keytty Gerciane Barbosa; Oliveira, Izabel Cristina Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/7346857570909084; http://lattes.cnpq.br/5188224144957859O presente trabalho apresenta a relevância do ensino de Libras para alunos ouvintes de escolas regularesditasinclusivas. Resultanteemum relato de experiência no curso degraduação em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A propostafoi ofereceruma oficina em Libras destinada aalunosouvintes de uma determinada comunidade escolar, onde alguns alunos já usufruemda educação em libras. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) dá-sepela comunicação exercida pelos surdos no Brasil, a língua de sinais iniciou-secomHuert no ano de 1857,passou por várias mudanças ereconhecida no ano de 2002. A libras envolvetoda uma expressividade facial e corporal, além do manuseio das mãos.A educação inclusiva é o tão importante como qualquer outro fator preponderante presente nas instituições, ela tem que atender as necessidades dos discentes e abranger toda acomunidade escolar,com o intuitode facilitar o convívio comunicativo entre os indivíduos. O relato temporobjetivo geral: oferecer uma oficina de Libras para os alunos ouvintes a fim de desenvolver seu letramento em libras. E como específicos: promover maior nível de interação entre alunos surdos e ouvintes através da oficina de libras, aplicada para alunos ouvintes; amenizar as dificuldades e obstáculos causados pela falta de comunicação; e promover e estimular a curiosidade de aprender mais sobre aLibras. Para o desenvolvimento deste trabalhoforam selecionados livros e artigos acadêmicos sobre a história da educação de surdos, educação inclusiva, a importância da Libras para o desenvolvimento do aluno surdo e a utilização de oficinas como estratégia de ensino.A participação dos alunos durante a oficina foi gratificante. A reflexão teórica apoia-se em algunsautores, como: Souza (2016), Silva (2017) e Soares, (1999).
