Licenciatura em Letras (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item A comunicação mediada por computador e os seus impactos(2023-09-29) Santos, José Mario Rodrigo dos; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614; http://lattes.cnpq.br/5958120943772062A Comunicação Mediada por Computador (CMC) se apresenta como um fenômeno de grande importância na forma como transmitimos informações e como nos relacionamos na sociedade contemporânea. Destaca-se, assim, a importância de compreender a situação social e situacional da CMC, considerando que a comunicação online varia de acordo com o propósito comunicativo ou a plataforma utilizada. Nesse contexto, as redes sociais desempenham um papel crucial na criação de mensagens multissemióticas, permitindo o compartilhamento de imagens, vídeos, GIFs, áudios e outros elementos visuais e sonoros para uma comunicação mais rica e expressiva. Isso influencia não apenas como nos expressamos, mas também como interpretamos informações e interagimos com outros. O estudo busca analisar o impacto da CMC na sociedade e nas mudanças linguísticas, identificando suas características fundamentais e a relação com a sociedade contemporânea. Além disso, examina como neologismos e recursos multimodais contribuem para a comunicação e como as percepções sobre a CMC afetam as atitudes em relação às mudanças na linguagem. O estudo busca analisar o impacto da CMC na sociedade e nas mudanças linguísticas, identificando suas características fundamentais e a relação com a sociedade contemporânea. Além disso, examina como neologismos e recursos multimodais contribuem para a comunicação e como as percepções sobre a CMC afetam as atitudes em relação às mudanças na linguagem. Destaca-se a importância de avaliar como os produtores de texto se adaptam quando não têm acesso a recursos multissemióticos, pois a escrita continua sendo uma competência fundamental. Também se enfatiza a necessidade de compreender a diversidade de formas de comunicação online e evitar generalizações que levem a preconceitos ou críticas infundadas. Argumentando-se que as mudanças linguísticas na CMC não ameaçam a língua, mas refletem a evolução natural da comunicação em um ambiente digital dinâmico.Item A escrita criativa de Fanfics em práticas de letramentos literários no 8º ano do ensino fundamental(2023-09-29) Rodrigues, Januária de Souza; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/3362568091344666O presente estudo trata sobre a escrita criativa de fanfics em práticas de letramentos literários digitais. O objetivo principal desta pesquisa é investigar os processos de escrita criativa de fanfics no 8º ano do Ensino Fundamental em conexões dialógicas com práticas de letramentos literários de discentes na cultura digital. Trata-se de uma pesquisaação realizada em escola pública do estado de Pernambuco, com abordagem mista (quali/quantitativa), priorizando-se o enfoque qualitativo. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados para identificação e contextualização dos perfis dos sujeitos participantes da pesquisa. Além disso, foi realizada oficina literária com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da escola pública do município de Dormentes, em Pernambuco. Nesse sentido, foram utilizadas estratégias metodológicas, como, por exemplo, a sequência básica de Cosson (2021), de forma que o estudante tivesse a oportunidade de experienciar o texto literário a partir da contextualização com sua realidade. A sequência básica foi aplicada com a interpretação do conto literário “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, valorizando-se processos de releituras e escrita criativa, com foco em análises literárias dialógicas centradas na autoria e na aprendizagem ativa do estudante por meio da escrita de fanfics. Os resultados da pesquisa revelam que a maior parte dos estudantes tem uma noção básica sobre o que são fanfics (63,16%) e 36,84% não conhecem o gênero. Mesmo com certo conhecimento do gênero fanfic, a maioria dos estudantes (97,38%) afirmou que nunca escreveu fanfics. Portanto, a partir da realização da oficina pedagógica “Laboratório de escrita criativa”, conclui-se que as fanfics e os meios digitais podem motivar práticas de letramentos literários de estudantes no contexto da Educação Básica.Item Microcontos no Instagram: potencialidades para práticas de letramentos literários na cultura digital(2021-08-21) Melo, Yalle Rafaella Silveira de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/9664453472374400Com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e o dinamismo do ciberespaço, os gêneros literários se transformam e inauguram formas emergentes em diálogo com o fenômeno da ciberliteratura (SANTAELLA, 2012). Nesse contexto, surge o microconto literário divulgado nas mídias digitais, com destaque para a concisão na narratividade, além da unidade de tempo-espaço, e da supressão de personagens e episódios secundários, ou seja, características estilísticas e estéticas importantes na composição do gênero. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as percepções dos seguidores de contas do Instagram sobre o microconto literário, tendo em vista o conhecimento do gênero e suas potencialidades para dinamizar práticas de letramentos literários na cultura digital. O aporte teórico prioriza abordagens sobre microcontos, com base nos enfoques de Spalding (2014), Alvarés (2012), Seabra (2010), bem como os estudos de Cosson (2009) sobre letramento literário. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza aplicada, com desenho descritivo/interpretativo e prioriza a abordagem qualitativa. Destaca-se, ainda, estudo exploratório/bibliográfico em portais de teses, dissertações e periódicos, tendo em vista descritores, como: microcontos literários, microliteratura, microcontos no Instagram. Vale salientar que o principal resultado dessa pesquisa parte do conhecimento e da expansão do gênero microconto no Instagram, tendo em vista que essa rede social pode ser utilizada como instrumento para práticas de letramentos literários.
