Licenciatura em Letras (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2887


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Somos todos afrodescendentes: conhecendo a história, cultura e literatura
    (2021-08-19) Silva, Lais do Carmo; Oliveira, Ana Paula Andrade de; http://lattes.cnpq.br/8433369549685490; http://lattes.cnpq.br/9494513312920716
    Este trabalho é o resultado de minha experiência na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, que devido a Pandemia de COVID-19 foi oferecida no modo remoto (projeto aprovado pela PREG/UFRPE Pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco). O objetivo proposto foi conscientizar sobre a necessidade de uma reflexão sobre a importância da educação das relações étnico raciais de forma a propor situações didáticas nesta pesquisa-ação através de oficinas cujo público-alvo foram estudantes do Ensino médio e de licenciaturas diversas que participaram de 4 oficinas temáticas. Como resultado avaliamos positivamente o conhecimento adquirido e representado através de produções como poesias que retrataram a história e cultura afrodescendente realizadas pelos participantes e socializadas através de um grupo de facebook intitulado: Somos todos afrodescendentes: Conhecendo a história, cultura e literatura. E apontamos outras estratégias para as próximas pesquisas sobre o tema.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Tecnologias no ensino fundamental: dialogando com os nativos digitais no ensino da língua portuguesa
    (2018) Souza, Evandro Batista de; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529; http://lattes.cnpq.br/8723440314550332
    As tecnologias fazem parte do cotidiano, especialmente das crianças e adolescentes que nasceram em meio a elas. São eles os estudantes do Ensino Fundamental, jovens que não concebem o mundo sema existência dos recursos tecnológicos. Ao inserir o uso de tecnologias no ensino fundamental muitas vantagens podem ser observadas, dessa forma o aluno entende que a tecnologia pode exercer vários papéis em sua vida cotidiana, induz que o aprendizado pode ser obtido através de um computador, o que é verdade, amplia dele sobre as tecnologias, não limitando apenas ao prazer ou divertimento. Nesse sentindo a tecnologia educacional faz uso de três aspectos básicos: recursos destinados à aprendizagem, funções de gestão educacional e funções de desenvolvimento educacional. Cada um desses três componentes é apresentado numa matriz bidimensional que, no plano horizontal indica o propósito, o resultado e a atividade correspondente. O surgimento tecnológico educacional vem sendo caracterizado como conjunto de pesquisas, descobertas, inovações e aperfeiçoamentos,apresença da Internet nas escolas vem se tornando cada vez mais significativas, facilitando a aprendizagem. Assim como pontuou Prensky, a integração das novas tecnologias de informação e comunicação com a educação irá produzir novas formas de aprendizagem. Ele alerta para o perigo de os professores formais estarem muito distantes dos seus estudantes que usam a web no lugar do livro, interagem com seus amigos e afetos através das tecnologias.