Licenciatura em Letras (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item O estágio supervisionado na formação inicial do docente em letras: diálogos com práticas de letramentos digitais(2021-08-21) Silva, Dênys Vytor de Queiroz; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6115721169434026A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas no que diz respeito à Educação no Brasil, de modo que discentes e docentes tiveram que se adaptar a uma nova realidade. Nesse contexto, licenciandos de Letras, modalidade a distância, da UFRPE/UAEADTec, dos polos Carpina-PE e Surubim-PE, participaram do componente de Estágio Curricular Supervisionado III, no primeiro semestre de 2020, com as atividades práticas realizadas de modo remoto, em função da suspensão de aulas presenciais na UFRPE e nas escolas de educação básica. O objetivo principal desta pesquisa é investigar práticas de letramentos digitais de licenciandos do curso de Licenciatura em Letras, modalidade a distância, da UFRPE/UAEADTec, considerando a dinâmica do Estágio Supervisionado Obrigatório na formação inicial docente. Quanto ao aporte teórico, priorizamos os enfoques de Barreiro e Gebran (2006), Passerini (2007), Andrade (2005) e Bourdoncle; Tardif e Gauthier (1999). Em relação à metodologia, trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, tendo em vista o questionário como instrumento de coleta de dados aplicado a licenciandos de Letras da UFRPE/UAEADTec. O presente estudo aborda a representatividade do componente de Estágio Curricular Supervisionado III – NEAD 9095, sob a visão dos discentes que se adaptaram, produziram, participaram e avaliaram as suas participações no processo de construção da disciplina ofertada na Licenciatura em Letras da UFRPE/UAEADTec.Item Relato de experiências vivenciadas no estágio supervisionado do curso de licenciatura em letras da UFRPE numa escola de ensino médio em turmas do 2º ano(2018) Melo, José Edmilson Zuza de; Cabral, Maria Lúcia da Silva; http://lattes.cnpq.br/8228136658125281; http://lattes.cnpq.br/7803726032555216Este trabalho foi realizado baseado nas experiências vivenciadas na disciplina de Língua Portuguesa em turmas do segundo anodo Ensino Médiodurante o Estágiosupervisionado na Escola Estadual Cristo Rei no municípiode Pesqueira –PE, e busca retratar a inserção, o planejamento, as observações, as regências, as avaliações e oficinas realizadas pelo estagiário na escola. No processo de Estágio Supervisionado na UFRPE–Universidade Federal de Pernambuco foramrealizadas leituras, reflexões e discussões sobre asinfluências do estágio na vidaacadêmica do licenciado do curso de Letras, bem comoforam travadas discussões sobreo rumoque o ensino de Língua Portuguesa e Literatura vem tomando no Brasil. Foram realizadassimulações deregências como forma de capacitar o aluno eaprimorar a metodologia que será posteriormente aplicadana sala de aula durante os estágios. Este relato traz descrições das ações realizadas na escola campo de estágio, bem como reflexões sobre asmetodologias e práticas utilizadas em sala de aula. Portanto, podemos afirmar que a disciplina de estágio abre espaço para que o aluno construa conhecimentos essenciais ao exercício da prática docente.
