02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2876
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Item INPE 60 anos resgate histórico e aplicação dos produtos tecnológicos e informações no ensino básico(2022-06-18) Schaffel, Gilmara Biancardi; Souza, Lucila Quirino Lopes de Paiva; Santos, Leonardo Barbosa Torres dos; http://lattes.cnpq.br/2800034267415426; http://lattes.cnpq.br/7593232188801009O presente trabalho tem por objeto de estudo o resgate da história do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial – INPE. Além do resgate histórico do INPE, buscamos utilizar as ferramentas tecnológicas, desenvolvidas pelo INPE, para despertar o interesse nos estudantes e, assim, conduzir a uma melhor compreensão dos assuntos vivenciados em sala de aula, realizando um trabalho interdisciplinar. Para a realização deste projeto, buscou-se inserir a interdisciplinaridade para o estudo da ciência, a ser ministrada para a educação básica no nível de Ensino Fundamental e Ensino Médio, sendo assim, incentivar o estudo da Astronomia como uma ciência criativa, trazendo o lúdico da disciplina e inserindo a sua relação com o cotidiano, para que os educandos possam ser motivados à análise e à observação para que seu conhecimento seja enriquecido. A partir do projeto desenvolvido será redigido um artigo a ser enviado para a Revista Latino Americana de Educação em Astronomia que poderá, sendo publicado, levar ao conhecimento dos leitores a divulgação do trabalho realizado pelo INPE e de como aplicar as informações e conhecimentos produzidos nessa instituição no Ensino Básico.Item Maremolência: um produto educacional para explorar a influência das marés na cidade do Recife(2022-06-13) Soares, Aline Maria da Silva; Santos, Josè Phillipe Joanou Pereira dos; Mendes, Renata Akemi Shinozaki; http://lattes.cnpq.br/2026358226342858; http://lattes.cnpq.br/3706259240557920; http://lattes.cnpq.br/6673788295435463O presente trabalho apresenta um paradidático que de forma lúdica ensina a influência das marés na cidade do Recife, tendo em vista a importância de estudar astronomia realizando ligações com situações contidanas e culturais, de forma que contribuia significativamente no desenvolvimento global do discente no processo de ensino aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo um produto educacional que aborda os conceitos sobre os fenômenos lunares, a partir das relações entre as marés e a cidade do Recife. Em meio a tantas tecnologias desenvolver um livro fisíco afim de incentivar a leitura e possibilitar um trabalho de forma interdisciplinar nas escolas. É no ensino fundamental o momento propício para uma intervenção pedagógica onde favoreça o desenvolvimento de argumentação e observação do discente. Ao longo da vida, os discentes constroem saberes de acordo com suas práticas cotidiana, remodelados por meio das aulas na escola. Nesse contexto, se torna importante o estudo dos fenômenos naturais no seu aprendizado acerca das relações estabelecidas entre os saberes cotidianos e os saberes científicos.
