02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Item Letramento em jogo: protótipo de ensino gamificado para estimular a leitura no 9º ano(2024-12-07) Leão, Valdenice Maria Rodrigues de Lima Oliveira; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/0144136151362858A falta de interesse pela leitura é algo mais recorrente do que imaginamos no contexto de ensino de Língua Portuguesa. O ensino de leitura apresenta desafios singulares, uma vez que os alunos do 9º ano estão em uma fase de desenvolvimento marcada por mudanças cognitivas, sociais e emocionais provenientes da adolescência. Diante desse cenário, a gamificação (BUSARELLO, 2016) surge como uma alternativa promissora para estimular o hábito da leitura e desenvolver habilidades e competências linguísticas de forma lúdica e atrativa. Este artigo, portanto, apresenta a elaboração de um protótipo de ensino (ROJO, 2017) gamificado como forma de estimular a leitura em alunos do 9º ano do ensino fundamental. Nesse contexto, a presente pesquisa, caracterizada a princípio como documental e qualitativointerpretativista, tem como objetivo elaborar e analisar um material didático, o protótipo de ensino (ROJO, 2017), para o ensino de língua(gem). Este protótipo de ensino tem a gamificação como estratégia de ensino e alinhado às diretrizes da BNCC (2017), para a formação de leitores mais críticos, eficazes e envolvidos. A pesquisa descreve o processo de criação do protótipo, sua possível aplicação em sala de aula e os resultados obtidos. Conclui-se que a gamificação tem grande potencial para tornar o ensino de língua portuguesa mais atrativo, sugerindo possibilidades para futuras aplicações em contextos educacionais.Item Aspectos de leitura e compreensão de texto em estudante de AEE: um relato de experiência em Estágio Supervisionado(2023-11-27) Leão, Valdenice Maria Rodrigues de Lima Oliveira; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/0144136151362858Este relato trata da observação das práticas de docentes junto a estudante de atendimento educacional especializado durante o Estágio Supervisionado realizado em escola pública localizada no Município de Carpina-PE, no período de Fevereiro a Novembro de 2023. Desse modo, foi possível observar a importância da formação em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e em Educação Especial em todas as áreas, mas especificamente no trato com leitura e compreensão de texto. Entedemos que não apenas as licenciaturas em Letras, mas também, para professores de todas as áreas, a fim de que se oportunize para uma educação mais direcionada às particularidades dos estudantes e uma educação inclusiva. Assim, este trabalho responde à necessidade de formação especializada em AEE diante das dificuldades que surgirão no dia a dia dos professores e a formação específica permite garantir aos estudantes uma educação mais inclusiva com práticas inclusivistas e com equidade de oportunidades. Observou-se que as dificuldades são grandes, mas as possibilidades são igualmente importantes e que o estágio amplia a visão dos futuros profissionais para qualquer área que queiram atuar, além de possibilitar a prática do que se aprendeu na academia.
