02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2876

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Explorando o potencial do audiovisual no smartphone como recurso pedagógico
    (2023-10-19) Santos, Fábio Dênis dos; Silva, Leilane Jordão Pessoa da; Nogueira, Amanda Mansur Custódio; http://lattes.cnpq.br/0341879306272619;  http://lattes.cnpq.br/0450985498841766; http://lattes.cnpq.br/6106009687389793
    O presente trabalho acadêmico tem como objetivo analisar o potencial do uso do smartphone e dos recursos audiovisuais como ferramentas pedagógicas em sala de aula, considerando suas vantagens, desafios e impactos na aprendizagem dos alunos. A educação contemporânea tem enfrentado transformações decorrentes do avanço tecnológico, sendo o smartphone uma tecnologia de destaque. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, empregando entrevistas, análise de conteúdo, opiniões e de alunos, professores e gestores escolares em relação ao tema.Para as discussões teóricas citadas o aporte teórico será luz de Beland & Murphy (2016), Nunes & Costa (2019), Bhandari e Richard (2016), dentre outros autores. O uso do smartphone como recurso pedagógico apresenta aspectos positivos, como o acesso rápido a informações e recursos online, além da flexibilidade para o aprendizado em diferentes locais e horários. No entanto, também suscita preocupações sobre distrações e uso inadequado. Os recursos audiovisuais, por sua vez, têm sido explorados há décadas como ferramentas enriquecedoras em sala de aula. A combinação do smartphone e dos recursos audiovisuais oferece oportunidades para diversificar as estratégias de ensino e engajar os alunos de forma mais significativa. A colaboração entre todas as partes interessadas, gestores, professores e alunos é essencial para garantir um ambiente educacional equilibrado e eficiente, onde as tecnologias são usadas de maneira responsável e produtiva.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Percepções docentes acerca de projetos e atividade de produção audiovisual nas aulas de artes da educação básica
    (2021-08-27) Santos, Fábio Dênis dos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/0450985498841766
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções docentes acerca de projetos e atividades de produção audiovisual nas aulas de artes da educação básica, a partir da discussão de aspectos relacionados a projetos e atividades de Produção Audiovisual e do desenvolvimento de um instrumento de avaliação de percepções docentes no contexto das aulas de artes na educação básica. O referencial teórico contemplou discussões acerca da realização de atividades e projetos audiovisuais nas aulas de artes, sendo destacadas a importância dos profissionais capacitados, os benefícios de projetos audiovisuais e produção e as competências docentes para execução de atividades e projetos escolares. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na elaboração de questionário e aplicação com 30 docentes de Artes da Educação Básica do estado de Pernambuco. Os dados obtidos indicam a necessidade de formação continuada na área de produção audiovisual. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a elaboração e projetos audiovisuais nas aulas de arte da educação básica.