02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Item Utilização do Storytelling como ferramenta de educação ambiental aplicada às disciplinas de ciências da natureza na educação básica(2019-08-05) Souza, Clélio da Cruz; Silva, Pedro Henrique Barboza da; http://lattes.cnpq.br/5073088306150989; http://lattes.cnpq.br/5284500502587627O mundo contemporâneo possui uma sociedade com hábitos consumistas, baseada em um sistema econômico de produção e de consumo cada vez mais exagerado; porém, devido ao modelo consumista da atualidade, ocorre a preocupação com a degradação ambiental. Esta consiste em um processo de redução dos potenciais renováveis, afetando o equilíbrio ambiental da fauna e da flora, principalmente com a degradação do solo e dos recursos hídricos, indispensáveis não apenas para a nossa sobrevivência como também a de todo o ecossistema do planeta, sem os quais as gerações futuras estarão fadadas ao caos ambiental. Nesse sentido, principalmente nos grandes centros urbanos, surgem às questões socioambientais, para as quais o desenvolvimento econômico é preciso ser gerado sem impactar negativamente a biodiversidade. Muitas vezes, o descarte de resíduos sólidos de maneira indiscriminada nos centros urbanos, gerando o acúmulo de lixo por toda parte, afetando os recursos naturais e renováveis, provocando poluição da água, do solo e do ar entre outros tipos. O presente trabalho objetiva pesquisar na literatura o estado da arte quanto à utilização do Storytelling para fazer uma abordagem sobre a importância da educação ambiental nas disciplinas das áreas de ciências da natureza do ensino básico, visando sensibilizar o público escolar dos centros urbanos quanto à importância da preservação e da conservação ambiental, bem como do descarte adequado dos resíduos sólidos e todo tipo de lixos urbanos. Será realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico acerca do tema abordado e, ainda, uma análise do processo didático atual das escolas a respeito da educação ambiental e da conscientização ambiental, focando no correto descarte de resíduos sólidos dos espaços urbanos sem prejuízo ao meio ambiente.
