02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

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    Preconceito linguístico no ensino de língua portuguesa : um olhar sociolinguístico
    (2019-12-21) Cunha, Goreth Gomes da; Paulino, Suzana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/2572886882981004
    É pela língua que o sujeito se constrói na sociedade ou é excluída dela por meio do preconceito linguístico é um fenômeno que gera a exclusão social de quem não domina a norma padrão. A presente pesquisa teve por objetivo refletir sobre as variações e o preconceito linguístico no ensino de língua portuguesa, discutindo o papel do professor nesse processo. A pesquisa foi bibliográfica e exploratória, baseada nos pressupostos teóricos da Sociolinguística variacionista Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2005) e de documentos oficiais da educação. A escola é o espaço de reflexão e formação crítica dos estudantes e deve discutir em sala a importância de valorizar as variações linguísticas da sociedade. É importante que o aluno entenda que todas as variedades linguísticas são legítimas e próprias da cultura humana. Cabe aos professores adotar uma postura críticoreflexiva com relação ao ensino da língua portuguesa, conscientizando seus alunos sobre o fenômeno social e cultural das variações linguísticas. Por fim, a BNCC aborda as variações linguísticas superficialmente.
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    Evasão escolar na educação de jovens e adultos
    (2019) Menezes, Luzia Cristina Felix de Lima; Pergentino, Manoel; Nanes, Giselle; http://lattes.cnpq.br/0295353071625877; http://lattes.cnpq.br/1010542665334174
    A evasão é tema que historicamente faz parte dos debates e reflexões no campo da educação pública e que, infelizmente, ainda ocupa espaço de relevância no cenário das políticas públicas educacionais. O presente estudo aborda especificamente a discussão sobre evasão na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de uma pesquisa bibliográfica, serão pontuadas as contribuições de Paulo Freire para a EJA, bem como abordados os motivos identificados para evasão e a importância do professor para ajudar na permanência e conclusão dos estudos. Diversas instâncias de ordem individual, social, política, econômica e cultural devem ser problematizadas para enfrentamento dessa evasão. As discussões auxiliam a transcer o tipo de compreensão vigente no senso comum de que faltaria interesse e comprometimento por parte dos jovens e adultos para a permanência na esfera educacional.
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    A importância da alfabetização e letramento
    (2019) Souza, Helena Carolynne Minervino de; Pergentino, Manoel; Nanes, Giselle; http://lattes.cnpq.br/0295353071625877; http://lattes.cnpq.br/1010542665334174
    A problemática dos chamados analfabetos funcionais é uma questão de relevância nacional e que precisa ser enfrentada de forma basilar desde os anos iniciais, dentro da escola. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da alfabetização e letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental, destacando as especificidades e indissociabilidade de ambos os processos. O artigo, embasado por uma pesquisa bibliográfica, contempla discussões conceituais sobre alfabetização e letramento (SOARES, 1998; TFOUNI, 2002, FREIRE 1998), formação de leitores e escritores competentes (ALBUQUERQUE, 2007) e a importância da leitura para o estudante. Na conclusão, discute-se acerca de uma educação de qualidade, que busque desenvolver intelectualmente o cidadão e que possa ser trabalhada em conjunto com os atores da educação. Compreende-se que é necessário fazer da escola um lócus de formação de leitores e escritores competentes.
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    Computação Desplugada como ferramenta de ensino para desenvolver o pensamento computacional
    (2019-08-12) Silva, Valeria Maria dos Santos; Diniz, Juliana Regueira Basto; http://lattes.cnpq.br/0175193064988810;  http://lattes.cnpq.br/9782699041915093
    O tema Pensamento Computacional vem sendo discutido mais abertamente entre os educadores e os órgãos públicos representantes da educação. O Pensamento Computacional é um processo de pensamento que utiliza os conceitos básicos da computação para a solução de problemas. Os estágios do pensamento computacional envolvem a abstração, a automação e a análise. Ao fazer uso desses estágios é possível encontrar soluções mais eficazes e simples para resolver problemas. Foi pensando nesse tipo de conceito que se optou por realizar a pesquisa. As atividades desplugadas utilizadas na pesquisa funcionaram como uma boa metodologia de ensino, uma vez que a escola não possuía infraestrutura tecnológica como, por exemplo, computadores e acesso a internet. Sendo assim o presente trabalho teve como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola de ensino básico que foi aplicada em uma turma de 9° ano do ensino fundamental II. A pesquisa teve a intenção de apresentar aos alunos o Pensamento Computacional, por meio de atividades desplugadas. A metodologia utilizada na pesquisa caracteriza-se como exploratória e de campo, a partir de qual foi possível obter dados tanto qualitativos como quantitativos. Os objetivos foram alcançados e os resultados foram satisfatórios, uma vez que o objetivo inicial da pesquisa foi atingido, os alunos compreenderam o conteúdo abordado, e contribuíram com sua opinião, classificando as atividades como divertidas e de fácil entendimento.
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    Licitações públicas sustentáveis em Pernambuco : uma pesquisa documental
    (2019-07-13) Lima Junior, José Lopes de; Souza, Eliabe Roberto de; http://lattes.cnpq.br/2080413007192218; http://lattes.cnpq.br/5247003418305457
    Com o advento da Constituição Federal de 1988, o controle financeiro estatal fica evidenciado; as obras, serviços, compras e alienações passam a ser contratados mediante processo de licitação pública. A partir do ano de 2016, A Advocacia-Geral da União, lança o “Guia Nacional de Licitações Sustentáveis” com o objetivo de trazer segurança jurídica aos gestores públicos na implementação das licitações públicas sustentáveis. Esta pesquisa teve por objetivo investigar como os editais de licitação têm elencado a aquisição de bens e serviços, com princípios sustentáveis, nas compras públicas do estado de Pernambuco. A metodologia empregada na pesquisa foi à análise documental. Foram analisados 40 editais de licitações públicas pertencentes a 10 instituições da esfera governamental estadual e federal. A análise dos dados foi baseada na análise de conteúdo relacionada às dimensões de sustentabilidade bem-estar social, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente, com vistas à obtenção de frequência, evolução panorâmica e identificação de aspectos socioambientais em certames licitatórios. Ficou evidente que somente os editais licitatórios federais trazem efetivamente, ao menos, uma dimensão de sustentabilidade a partir do ano de 2018. A investigação mostrou que os editais dos órgãos públicos estaduais estão estagnados e não apresentam, desde 2012, qualquer esboço de responsabilidade socioambiental em seu conteúdo. Houve predomínio da dimensão de “preservação do meio ambiente” em 9 (nove) dos 11 (onze) editais em que as dimensões de sustentabilidade ocorrem. Conclui-se que somente 1 (uma) instituição entre 10 (dez) instituições públicas, adota licitações públicas sustentáveis, para aquisição de serviços e bens públicos.
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    Verbo-visualidade em graffiti: (multi)letramentos em estudo com alunos do 7° ano
    (2019-12-20) Silva, Emilany Borges da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/5792172295289510
    A linguagem das cidades, expressa nos muros por gêneros que se realizam urbanamente e aos quais se convencionou nomear de graffiti e pichação, será abordada à luz dos estudos dialógicos da linguagem com base nos estudos do círculo de Bakhtin, mais especificamente em Volochinov (1930), verificando a compreensão dos alunos sobre o enunciado verbo-visual produzido no suporte das ruas na esfera da linguagem social. Para esta pesquisa, realizada durante a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório III, foram aplicadas oficinas de escrita com estudantes do sétimo ano para discussão do conceito e distinção entre grafitar e pichar e análise dos sentidos nos textos selecionados e levados para a sala de aula (BRAIT, 2009 e 2013). Numa perspectiva multimodal (ROJO e ALMEIDA, 2012), os textos apresentam camadas comunicativas, constituindo dizeres, sentidos (e movimentos) na arte de grafitar pelas ruas. Os alunos analisaram e produziram textos de graffiti, vivenciando em sala de aula um pouco da arte com que os grafiteiros colorem a cidade cinza por meio de seus desenhos urbanos.
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    As múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino da arte
    (2019-08-03) Moura, Wanessa Menezes de; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8099239008020509
    Este trabalho busca analisar como as diversas linguagens trabalhadas nas narrativas digitais podem auxiliar as práticas pedagógicas e facilitar o processo de aprendizagem para o aluno. Dessa forma, este projeto concilia o ensino da arte refletido no uso dessas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) como um processo de (re)construção das aulas de arte estagnadas pelo modelo tradicional. Uma análise das linguagens verbais (escrita e falada), sonora e imagéticas, a partir da taxonomia de Nora Paul (2007), como elementos que despertam as várias áreas da mente e oportunizam uma aprendizagem autônoma, crítica e reflexiva dos alunos. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que propõe uma análise de trabalhos realizados pelos professores de arte através do uso das narrativas digitais, fazendo referência a metodologia desenvolvida por Robin (2016) e a polissemia das narrativas, de Ryan (2004) e como seu processo agregou saberes ao dia a dia nas aulas de arte. Tudo isso se dá através da concepção de Joseph Campbell, ao hipertexto, de Lajolo (2013); da experiência do contar, de Benjamin (2012) e o experienciar a si próprio, de Kearney (2012). Na realidade, é preciso lançar mão de aulas inovadoras que tragam prazer ao saber, que instiguem o aluno a desenvolver estratégias na resolução de determinados problemas, ou seja, construir aprendizagens significativas.
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    A arte musical integrada às tecnologias na educação infantil em escolas da rede municipal do Recife
    (2019-07-22) Soares, Valdemir; Silva, Cristiane Barbosa Tosta da; http://lattes.cnpq.br/0195862765669468; http://lattes.cnpq.br/4384667543025425
    Esse trabalho de pesquisa procurou mostrar, nas aulas de educação infantil, em duas escolas-creche da rede municipal do Recife, especificamente nos grupos berçário ao cinco (V), como ocorrem as práticas pedagógicas quando da arte musical integrada às tecnologias no processo de ensino e aprendizagem junto às crianças. Consideram nesse contexto, os materiais, os equipamentos e recursos tecnológicos que contribuem para o desenvolvimento de atividades dinâmicas, criativas e significativas. Além disso, buscou apontar os elementos e situações que possibilitam aflorar, a motivar o desenvolvimento de inteligências. Também, no decorrer da pesquisa, foi possível observar algumas implicações no ensino e aprendizagem que podem interferir na qualidade das práticas pedagógicas na musicalização. Assim, seguiu um percurso que integrou as tecnologias e educação, apontando as tecnologias independentes e as dependentes, o ensino de arte na educação, que procurou detalhar sobre a prática pedagógica e a escola, e ainda sobre a música e a educação, mostrando o processo de musicalização no ambiente escolar. Assim, entendendo que trabalhar com arte musical integrada às tecnologias em suas diversidades, pode ser grande aliada no ensino-aprendizagem, considerando suas práticas integradas e efetivas como formas de alavancar as percepções, as inteligências, os saberes e as criatividades para o desenvolvimento da criança, esse trabalho se justificou por trazer análises das rotinas, das vivências, das práticas de ensino e aprendizagem por meio da arte musical integrada às tecnologias. O trabalho contou com as principais bases teóricas; Ana Mae Barbosa, em relação à Arte na educação, Maria Auxiliadora Padilha, sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação e Maura Penna, para o ensino de música na escola.
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    Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles
    (2019-05-27) Santos, Tiago Ramos dos; Laurentino, Auta Luciana; Ziegelmaier, Rafael Suarez; http://lattes.cnpq.br/3113779571841568; http://lattes.cnpq.br/3805752873099282; http://lattes.cnpq.br/7192202614342067
    O presente trabalho, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização em Artes e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem como objetivo discutir a utilização da Realidade Virtual em obras de arte. No caso em questão, obras de arte voltadas para vida e obra de Vincent Van Gogh, artista dos movimentos impressionista e pós-impressionista, que viveu entre os anos de 1853 a 1888 na cidade de Groot Zundert, na Holanda. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. E está dividida em três etapas. A primeira foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e audiovisual sobre o artista. Entre suas obras priorizamos a obra “O quarto em Arles” como material de estudo. Em seguida trouxemos informações sobre o uso e tipos de softwares de modelagem 3D, processos de renderização e pós-produção e definição e aplicação sobre a realidade virtual. E, por fim, trouxemos o registro e aplicação de todos processos e informação para criação do ambiente tridimensional em 360º, para ser aplicado em um ambiente virtual. Como resultado produzimos um modelo tridimensional do ambiente do “Quarto em Arles”, e consequentemente, uma imagem em 360º, que junto aos óculos VR BOX, simula ao usuário uma sensação de imersão a esse ambiente.
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    Entre traçados de tesouras e batidas de bombo: um estudo sobre o imaginário e o ensino de artes
    (2019-07-26) Silva, Suelma Cristina Bernardo da; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/4581218826933251
    O presente estudo parte de compreensão das interferências que o arcabouço imagético e imaginário cultural do/a aluno/a torna-se um facilitador no seu processo de aprendizagem na sala de aula, mais especificamente na disciplina de artes. Os percursos traçados por nossa história e construção cultural são um dos vieses mais ricos para a estruturação identitária de um povo. O arcabouço imagético criado por essas vivências tem, em diversas dimensões, muita ligação com as práticas socioculturais e as construções pedagógicas do seu processo de compreensão. A Teoria do imaginário segundo Gilbert Durand fora um dos norteadores desse estudo, pois a mesma permite traçar processos de compreensão do arcabouço imagético de forma sensível, a fim de compreender os processos contemporâneos e metodológicos de ensino de artes. Guiando-nos nesse percurso reflexivo dos processos de arte/educação, norteamo-nos através da Abordagem Triangular desenvolvida e experienciada pela pesquisadora Ana Mae Barbosa, que possibilita uma experiência solida e de aproximação das vivências artísticas, bem como, de todo o processo histórico cultural que a circunda. Buscando elucidar e dar bases a esse estudo, observações não participativas foram vivenciadas em ambiente escolar, buscando analisar os processos de troca ente alunos e professores, e a efetividade de utilização dos processos contemporâneos de ensino, bem como se dão o reconhecimento pessoal desses alunos nas atividades propostas. Após essas observações foi possível traçar um entendimento de como trabalhar o imaginário e as práticas contemporâneas em conjunto resultam em bons resultados escolares.