02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Pesquisas em discurso e mudança social : caminhos e desafios(2025) Melo, Iran Ferreira de; Paraíso, Gustavo José Barbosa; Silva, Amanda Monteiro daA presente obra nasce da intersecção entre teoria e prática, entre análise crítica e transformação social. Originada a partir da disciplina Discurso, História e Cultura, ministrada por Iran Melo no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Progel-UFRPE), esta coletânea de artigos reflete o percurso acadêmico de estudantes que, ao longo deste componente curricular, articularam seus temas de pesquisa às contribuições teóricas de Norman Fairclough, especialmente com sua obra Discurso e Mudança Social. A Análise Crítica do Discurso (ACD), conforme proposta por Fairclough, destaca-se como um campo de investigação que busca compreender as relações entre discurso e sociedade, com ênfase nas estruturas de poder, ideologia e transformação social. Para tanto, considera três dimensões analíticas: o texto, a prática discursiva e a prática social. Assim, ao longo da disciplina, a turma foi desafiada a aplicar essa abordagem em suas próprias pesquisas, explorando como o discurso estrutura e reconfigura dinâmicas sociais em diferentes contextos. Os artigos aqui reunidos demonstram a amplitude e a relevância da ACD, abordando temas diversos que vão desde questões de identidade e política linguística até a análise de discursos em livros didáticos e em práticas educacionais. Cada estudo apresenta uma reflexão crítica sobre os modos pelos quais a linguagem participa ativamente das mudanças sociais e das disputas simbólicas no espaço público. Além da reflexão teórica e metodológica, esta obra também se propõe a ser uma ferramenta de questionamento e problematização das práticas discursivas contemporâneas. Cada capítulo não apenas analisa discursos específicos, mas também convida o leitor a refletir criticamente sobre o papel da linguagem na sociedade e sobre as possibilidades de resistência e mudança que emergem a partir dessa compreensão.Item Leitura instrumental em Lingua Inglesa : estratégias para acelerar sua compreensão(Conexões Publicações, 2025) Levay, Paula; Barbuio, Eduardo; Monteiro, FabianaEm um mundo onde a Língua Inglesa se consolidou como a língua franca do conhecimento e da conexão global, dominar a leitura de textos nesse idioma não é mais um diferencial, e sim uma competência fundamental. Você já se sentiu sobrecarregado pela quantidade de informações em Língua Inglesa ou frustrado por não conseguir extrair o essencial de um artigo científico ou de um documento profissional? Este livro foi criado para lhe ajudar a melhorar essa realidade. “Leitura Instrumental em Língua Língua Inglesa: Estratégias para Acelerar Sua Compreensão” é o seu mapa para navegar com confiança e eficácia no vasto oceano de conteúdo em Língua Inglesa. Ao longo de seis capítulos, serão apresentadas as ferramentas e estratégias necessárias para otimizar sua leitura, economizar tempo e acessar o conhecimento que o mundo oferece.Item O papel do sistema de controle interno no planejamento e orçamento público: estudo de caso na prefeitura municipal de Carpina/PE(2024-12-04) Andrade, Janine Borba Barbosa de; Mulatinho, Caio Eduardo Silva; http://lattes.cnpq.br/4936566786776927Este estudo tem como objetivo investigar o papel do Sistema de Controle Interno (SCI) no planejamento e execução orçamentária da Prefeitura Municipal de Carpina/PE. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, a partir de uma entrevista com o controlador municipal, para avaliar a adequação e a eficácia do sistema de controle interno em relação ao planejamento e orçamento do município. Os resultados demonstraram que o sistema está em conformidade com os fundamentos legais vigentes, destacando a atuação da Controladoria na supervisão das finanças municipais e no monitoramento de metas fiscais. No entanto, a análise revelou a ausência de metodologias adequadas para a estimativa de receitas, o que pode comprometer o planejamento financeiro. Conclui-se que, embora o sistema atual assegure conformidade fiscal e equilíbrio orçamentário, a ampliação da participação social e o uso de tecnologias, como o SIAFIC, podem aumentar sua eficácia e transparência.Item Estratégias de ensino de escrita de língua portuguesa como segunda língua para o aluno surdo : um mapeamento sistemático de literatura(2023-11-22) Nascimento, Marta Augusta da Silva; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/1763255072051439Este artigo apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático de Literatura, que identificou documentos científicos escritos em língua portuguesa relacionados com o tema: estratégias para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo. Deste modo, definimos critérios de busca e pesquisa, assim como os de inclusão e exclusão, de acordo com a temática. Então, realizamos um mapeamento de documentos científicos em dois repositórios digitais de significativa relevância: Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brasil), SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online). Como resultado, obtivemos um quantitativo pequeno de documentos, totalizando 07 apontamentos, que trazem a temática, e que nos subsidiaram neste processo de construção documental de mapeamento. A pouca quantidade de documentos publicados, relevantes à temática nos últimos anos (2018-2023, nos permitiram observar as lacunas nesta área, que poderão ser exploradas, a fim de trazer uma maior interação e inclusão do aprendiz surdo, tanto na vida estudantil, quanto social, bem como auxiliar a construção de uma prática docente integral e coerente com as habilidades e aptidões de todos os discentes.Item Percepções acerca das práticas pedagógicas na formação docente : a didática no ensino de línguas em Surubim-PE(2024-07-30) França, Marcela Cardoso da Mota; Paulino, Suzana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/1435817306255688A didática tem grande relevância no processo de ensino-aprendizagem de línguas, auxiliando o docente a desenvolver práticas que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem dos indivíduos. Este estudo tem por objetivo geral analisar a percepção docente acerca das práticas pedagógicas na formação para o ensino línguas no município de Surubim-PE. Foram definidos como objetivos específicos: compreender de que forma a didática pode contribuir para o professor promover ações facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem; investigar as contribuições do método, do planejamento e da relação teoria-prática à didática para a construção de um processo educativo crítico-reflexivo; e pesquisar o papel das práticas pedagógicas no processo de formação de professores de línguas. Para tanto, realizamos uma investigação bibliográfica, exploratória e quali-quantitativa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos de Freire (1996), Tardif (2002), Marcuschi (2000), Pimenta (1996) e Vygotsky (2000). Com o estudo, observamos que todos os professores colaboradores da pesquisa reconhecem a importância da didática nas práticas pedagógicas no ensino de línguas, assim como a importância da formação docente. Porém, também é evidente que há uma defasagem no preparo de alguns, quando se diz respeito à formação docente, visto que mais de 50% dos entrevistados estão em sala de aula sem essa preparação. Isso demonstra a necessidade de investimento e suporte na formação contínua dos profissionais da educação, visando a aprimorar suas habilidades didáticas e pedagógicas.Item Anúncios publicitários em sala de aula : dinamizando práticas de leituras na Educação de Jovens e Adultos(2020-09-11) Melo, José Jorge Lima de; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/3469251249899447Este relato de experiência teve como objetivo principal a busca de estratégias adequadas para o desenvolvimento da habilidade de leitura de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em salas de aula de língua portuguesa. Sabendo que a EJA enfrenta dificuldades no desenvolvimento escolar , o trabalho com textos curtos, mas que fomentem a reflexão e a leitura de imagens e discuros se mostrou uma ótima estratégia para a promoção de debates e ampliação da competência leitora. Assim, entre as propostas didáticas, a escolha do material considerou anúncios publicitários impressos que apresentam a intergenericidade como propósito para a divulgação um produto ou serviço, o que, em tese, necessita de conhecimentos prévios, leitura do contexto de leitura e produção assim como de conhecimento do mundo. O quadro teórico para este trabalho está baseado na Linguísitca Sistêmico-Funcional com base em Halliday (2004) e Soares (2020) apontam que a linguagem realiza três funções principais : a ideacional, a interpessoal e a textual as quais permitem o uso da língua em situações diversas , organizando o discurso e as interações sociais. A experiência com sala de aula mostrou que os estudantes passaram a se interessar pela leitura e conseguiram fazer inferências qualitativas a partir de discussões orientadas para as funções da linguagem.Item A percepção docente acerca da formalização de professores para o trabalho com a variação lingüística no ensino da língua portuguesa(2024-07-30) Santos, Eliene Pereira dos; Paulino, Suzana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/6088305144293920As concepções de língua/linguagem de alguns professores, sem considerar fatores sócio históricos, no ensino da Língua Portuguesa ainda promovem práticas homogêneas e preconceituosas de, sem levar em conta as diversidades que contribuem para com o contexto linguístico. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção docente acerca do trabalho com as variações linguísticas no processo de formação de professores nos cursos de Letras/Língua Portuguesa. Como objetivos específicos decidimos refletir sobre a importância de uma formação crítica acerca do conhecimento e valorização das variações linguísticas em sala de aula; investigar as práticas pedagógicas docentes para o trabalho com variações linguísticas; discutir sobre o preconceito linguístico e seus impactos em sala de aula. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória, de abordagem majoritariamente qualitativa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos de Bagno (1999), Freire (2006), Libâneo (2014), entre outros. Os dados foram gerados a partir de um questionário no Google forms no período de março a abril de 2024. Em seguida, foram classificados, analisados e os resultados foram sistematizados em um quadro. Os resultados indicam que, mesmo com o aprofundamento de teorias sobre a variedade da língua nas graduações, faz-se necessário que as formações inicial e continuada docentes no trato com as variedades linguísticas, tão estigmatizadas na sociedade, façam parte de um desenvolvimento sistemático, crítico, reflexivo e contínuo.Item Leituras de poesia na escola : importância da literatura na formação de leitores no Ensino Médio(2024-06-28) Cavalcanti, Beatriz Gomes; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5886635279500141A leitura de poesia na escola ainda é um tema que precisa ser estudado, sobretudo, quando observamos a necessidade de ampliação do debate sobre a formação de leitores na Educação Básica. O objetivo geral deste estudo é investigar as práticas de leituras de poesia na formação de leitores críticos, por meio de intervenção didáticopedagógica no 2º ano do Ensino Médio. Quanto ao aporte teórico, recorreremos à abordagem de Pinheiro (2014) sobre a inserção da poesia na sala de aula, bem como o enfoque de Cosson (2020) acerca das reflexões sobre o letramento literário e os círculos de leituras literárias, além de abordar a formação de leitores no campo artístico-literário. No tocante ao desenho metodológico, trata-se de pesquisa-ação realizada em escola pública da rede estadual de Pernambuco, com aplicação de sequência didática em turma do 2º ano do Ensino Médio. O trabalho insere-se no contexto do Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES, tendo em vista as vivências pedagógicas realizadas na escola EREM Ana Faustina no município de Surubim, Pernambuco. Os resultados apontam para grande diferença na vida acadêmica a escolha do tema veio em conjunto as aulas ministradas. Com isso, o presente trabalho tem o intuito de mostrar a necessidade do hábito de leitura, formando leitores críticos e conscientes, por meio da poesia.Item A implantação da lei de cotas n. 12.711 na UFRPE : ingresso, evasão e permanência de estudantes indígenas no Campus Dois Irmãos (2012-2023)(2024-08-08) Silva, Lidiane Fernandes da; Silva, Ayalla Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2807298214600577; http://lattes.cnpq.br/7894889546321004O presente estudo objetiva analisar a implantação e eficácia do sistema de cotas a partir da Lei nº 12.711/2012 na UFRPE, a partir dos dados sobre acesso, evasão e permanência de estudantes indígenas nos cursos presenciais de graduação do campus Dois Irmãos, no recorte temporal entre os anos de 2013 e 2023. O desenvolvimento da pesquisa está ancorado em editais, atas, planilha de dados, dentre outros documentos consultados junto às Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (PREG) e Gestão Estudantil e Inclusão (PROGESTI), também junto à Coordenadoria de Ações Afirmativas de Permanência (CAAP) e Coordenação de Planejamento e Gestão Acadêmica (CPGA); consultamos ainda outros documentos, como resoluções, portarias, normativas e relatórios institucionais. As reflexões foram referenciadas em autores como Edson Kayapó et al. (2020) e Gersem Baniwa (2011). Metodologicamente, a pesquisa foi amparada na coleta de materiais bibliográficos e documentos em repositórios on-line, na elaboração de quadros, gráficos e estatísticas, assim como nas análises qualitativa e quantitativa dos dados obtidos. Os resultados alcançados consistem na compreensão da trajetória dos direitos educacionais dos povos indígenas, identificando informações sobre o quantitativo de estudantes indígenas que ingressaram e evadiram no recorte temporal de 2013 a 2023 na Unidade sede da UFRPE, à luz da Lei nº 12.711. O trabalho também oferece algumas reflexões iniciais acerca das políticas de ações afirmativas destinadas à permanência de estudantes indígenas no âmbito da UFRPE.Item Impulsionamento das linhas férreas em Pernambuco entre as décadas de 1950 a 1990(2024-08-08) Souza, Leonardo Queiroz de; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/4224144065649197As estradas de ferro fazem parte de uma estrutura, todo um conjunto de edificações que vai compor o complexo ferroviário, como: estação, armazém, depósitos e oficinas de locomotivas, casa do mestre, além de túneis, viadutos, pontes e outros. O presente trabalho é tem como objetivo através da pesquisa bibliográfica apresentar uma análise dos acontecimentos ocorridos com as ferrovias a nível de Brasil e principalmente a nível de Pernambuco, desde sua implantação até o declínio. A Great Western of Brazil Railway foi uma companhia inglesa, ou seja, de capital estrangeiro que realizou vários investimentos no transporte ferroviário do país para o impulsionamento econômico. Em Pernambuco, tendo funcionado como o principal meio de comunicação física para diversos lugares, tanto para os núcleos urbanos mais distantes quanto aos mais próximos dos centros irradiadores como Recife, impulsionando nos contextos econômico, social e cultural. A RFFSA foi criada em 16 de março de 1957 através da lei 3.115, onde teve a finalidade em dar comando nacional ao transporte ferroviário e consequentemente a estatização do setor ferroviário brasileiro. Todas as ferrovias estavam falidas e possuíam diversos problemas operacionais com grandes dívidas trabalhistas com seus institutos de previdência. A criação da Rede Ferroviária Federal foi a solução que restou para os problemas das ferrovias no Brasil. Muitos autores afirmam que as linhas férreas foram desativadas devido a tornar o país dependente de um modal rodoviário, dependente do petróleo, principalmente na época da ditadura militar, onde a abertura de novas fronteiras, principalmente as fronteiras agrícolas do agronegócio estavam a se expandir em diversas regiões do país. Já a partir de 1990 houve uma restruturação do modelo ferroviário, onde a partir da concessão das linhas férreas para a iniciativa privada houve um estímulo aos investimentos adequados com a “ferrovia mínima”, onde também o trem já tinha outras finalidades como o transporte de cargas como minério e combustíveis, entre outros.